Esse pesadelo não é exclusividade dos LR´s, embora o conceito de construção das carrocerias dos Defender (painéis de alumínio rebitados/ aparafusados) ser mais suscetível à deformações acentuadas em caso de capotamento. Vide foto.
A adoção de gaiolas (externas ou internas) deve ser feita com cuidado, pois há uma série de requisitos de projeto que devem ser atendidos, sob pena de a gaiola ser um mero item estético e não de segurança.
Eu tive a oportunidade de fazer um longo trabalho de consultoria e pesquisa para adoção de gaiolas (roll cage) para instalação em veículos aplicados às atividades de mineração. Há pouca legislação a esse respeito, mas o pouco que existe se contrapõe à maioria das gaiolas que são comercializadas (aqui ou fora do Brasil).
Achei as gaiolas acima legais, mas acredito que melhor seriam se fossem soldadas no chassis e recebessem mais triangulação. Essas que aparafusam na lata, pra mim, são mais pra prender acessórios que gaiolas de proteção.
Certamente, uma escostadinha no barranco e todos os "suportes" poderão ser amassados, ou estufados pra fora e ate rasgos podem aparecer dependendo de como for a encostadinha.... imagino assim.
Gaiola interna com triangulações é a melhor pedida.... ta mais que provado!!!
Achei as gaiolas acima legais, mas acredito que melhor seriam se fossem soldadas no chassis e recebessem mais triangulação. Essas que aparafusam na lata, pra mim, são mais pra prender acessórios que gaiolas de proteção.
Abs
O amigo está certo. A estrutura que está nas fotos acima não é uma gaiola de proteção e foi desenvolvida p/ substituir uma peça antiga já deteriorada. Para desenvolver um kit que vc possa montar, deve-se estudar muito bem o projeto utilizando referências de outros fabricantes, assim como o material, desenho estrutural, as ferragens específicas p/ a união das partes e sempre fixar no chassi. Acredito que exista modelos como de competição e outros que proporcionam uma proteção mínima aos ocupantes do veículo atendendo as normas de segurança.
O problema de colocar uma gaiola de aço parafusada na carroceria de alumínio, é que o aço vira metal de sacrifício, como ocorre com os chassis da Land.
Muita sorte da familia do carro. Um acidente desses nao costuma deixar sobreviventes. Por muita sorte e uma ajudinha do cara la de cima ninguem se feriu de forma mais seria.
pessoal em maio deste ano eu dei um tombo na minha ex 90tinha dei 04 cambalhotas, relato do ciclista que presenciou tudo, na segunda cambalhota eu fui jogado pelo teto solar da land. tenho o costume de andar sempre sem cinto, sei que é muito errrado!!!!
só que neste caso foi o que me salvou, quebrei a clavicula, 02 costelas, a face e um pequeno traumatismo craniano!!
e uma land bem achatada, mesmo.
E MESMO ASSIM CONTINUO ANDANDO DE DEFENDER!!!
um grande abraço.