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Válvula termostática usar ou não?

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  • 28/06/2009, 07:38
    Paulo Quintal
    Pessoal, valeu pelas dicas! Instalei a válvula termostática, agora marcador de temperatura passou a "indicar", ele fica um pouco abaixo do meio, como não tem referencia numérica, está certo? A posição é essa mesma?

    Minha viatura foi de um amigo de Natal, e após umas latinhas e muita conversa tendo como base a dicas do fórum e a experiência de dos caras de lá, cheguei a seguinte conclusão:

    1- Motor tem sim a temperatura certa de trabalho (válvula nele)
    2- Motor frio sofre tanto quanto o quente demais, isso todos sabemos na teoria, mas sabemos o QUANTO?
    3- A maioria de nós (eu acho) usa a Land leve, com poucos passageiros e para trilhas leves e passeios com a família (meu perfil), já pensaram e um Land com 9 adultos, na mão de motorista fazendo grandes percursos em AREIA? Nesse caso talvez qualquer forma otimizar a refrigeração seja positivo, pois mesmo com a válvula aberta (e funcionando bem) ela certamente causará uma restrição no fluxo...
    4- Acho que não tem resposta exata, depende um da utilização da viatura, no caso do NORDESTE e quando utilizada de forma EXTREMA, talvez o motor "frio" mesmo que um pouco prejudicial quando rodando na cidade, não seja tão relevante em relação a possibilidade de superaquecimento na "lotada".

    Fico por aqui! E com a válvula! Mais para frente instalarei um conta-giros e um termômetro da Cromac!
  • 28/06/2009, 19:37
    Edu MB
    Citação:

    Postado originalmente por Lothar Ver Post
    Os sistemas são instalados junto aos sensores já existentes, atuando como alarme. O sensor do alternador é ligado no w. Já o do nível do reservatório de água é, obviamente, indepedente, já que o defender não possui nenhum sensor.

    Meu maior medo era o vazamento de água do reservatório. Logo após a instalação eu vi como funciona já que houve um vazamento de água pelo sistema de aquecimento e o dispositivo funcionou perfeitamente.


    Valeu Lothar :concordo: , é que tô na dúvida entre esse do Sukys, e um outro que só tem o alarme ..

    Quanto ao sistema de aquecimento , é muito simples desastivar , e evitar esse tipo de incidente !!

    Abraço
  • 28/06/2009, 19:44
    Hugo4x4
    Citação:

    Postado originalmente por Paulo Quintal Ver Post
    Pessoal, valeu pelas dicas! Instalei a válvula termostática, agora marcador de temperatura passou a "indicar", ele fica um pouco abaixo do meio, como não tem referencia numérica, está certo? A posição é essa mesma?

    Minha viatura foi de um amigo de Natal, e após umas latinhas e muita conversa tendo como base a dicas do fórum e a experiência de dos caras de lá, cheguei a seguinte conclusão:

    1- Motor tem sim a temperatura certa de trabalho (válvula nele)
    2- Motor frio sofre tanto quanto o quente demais, isso todos sabemos na teoria, mas sabemos o QUANTO?
    3- A maioria de nós (eu acho) usa a Land leve, com poucos passageiros e para trilhas leves e passeios com a família (meu perfil), já pensaram e um Land com 9 adultos, na mão de motorista fazendo grandes percursos em AREIA? Nesse caso talvez qualquer forma otimizar a refrigeração seja positivo, pois mesmo com a válvula aberta (e funcionando bem) ela certamente causará uma restrição no fluxo...
    4- Acho que não tem resposta exata, depende um da utilização da viatura, no caso do NORDESTE e quando utilizada de forma EXTREMA, talvez o motor "frio" mesmo que um pouco prejudicial quando rodando na cidade, não seja tão relevante em relação a possibilidade de superaquecimento na "lotada".

    Fico por aqui! E com a válvula! Mais para frente instalarei um conta-giros e um termômetro da Cromac!

    Paulo,

    Em Janeiro faço o teste carregando nove entre Grussai e Farol, no bar do "Pica Fumo" depois de umas ... te falo da temperatura.
  • 28/06/2009, 19:54
    Edu MB
    Citação:

    Postado originalmente por Paulo Quintal Ver Post
    Pessoal, valeu pelas dicas! Instalei a válvula termostática, agora marcador de temperatura passou a "indicar", ele fica um pouco abaixo do meio, como não tem referencia numérica, está certo? A posição é essa mesma?

    Minha viatura foi de um amigo de Natal, e após umas latinhas e muita conversa tendo como base a dicas do fórum e a experiência de dos caras de lá, cheguei a seguinte conclusão:

    1- Motor tem sim a temperatura certa de trabalho (válvula nele)
    2- Motor frio sofre tanto quanto o quente demais, isso todos sabemos na teoria, mas sabemos o QUANTO?
    3- A maioria de nós (eu acho) usa a Land leve, com poucos passageiros e para trilhas leves e passeios com a família (meu perfil), já pensaram e um Land com 9 adultos, na mão de motorista fazendo grandes percursos em AREIA? Nesse caso talvez qualquer forma otimizar a refrigeração seja positivo, pois mesmo com a válvula aberta (e funcionando bem) ela certamente causará uma restrição no fluxo...
    4- Acho que não tem resposta exata, depende um da utilização da viatura, no caso do NORDESTE e quando utilizada de forma EXTREMA, talvez o motor "frio" mesmo que um pouco prejudicial quando rodando na cidade, não seja tão relevante em relação a possibilidade de superaquecimento na "lotada".

    Fico por aqui! E com a válvula! Mais para frente instalarei um conta-giros e um termômetro da Cromac!


    :palmas::palmas::palmas: .. isso ai amigo ! cuidar bem agora , e deixar inteirona p/ filhos e netos !!

    Só uma dica pra rapaziada em relação ao tema do tópico .. esse procedimento de andar sem a válvula , é interessante na hora de lavar o sistema de arrefecimento , já que o fluxo de água fica contínuo :

    É só tirar a válvula , colocar produto específico na água , rodar uma semaninha sem válvula, colocar válvula nova , água nova , aditivo novo e pronto (ufa!!):concordo:

    Abraço,

    Zé Marrara
  • 28/06/2009, 20:06
    Flavio Junges Pereira
    Amigo Paulo:
    A válvula termostática deve ser usada em qualquer veículo, visto que a temperatura do motor estando estável, reduz o desgaste dos componentes do mesmo. Um motor trabalhando frio é tão prejudicial como trabalhando aquecido. Já vi caso de um jogo de anéis não passar dos 17.000 km, pela ausencia da válvula, estavam (os anéis) tão finos que pareciam agulhas, e a folga de todo motor era como se tivesse rodado dezenas de milhares de km. Não conheço a Land, mas com certeza se há um local para colocar a mesma, ela deverá estar lá. A abertura da válvula é suficiente para a refrigeração do motor em qualquer circunstancia, a menos que tenha algo errado com a refrigeração do mesmo, ou por um erro de engenharia a mesma não seja suficientemente adequada para o clima em que se encontra.
  • 29/06/2009, 14:13
    Paulo Quintal
    Flavio, concordo com vc em grau e genero, tanto que reinstalei a minha!
  • 06/07/2009, 20:26
    nogueiramc
    Posso responder a uma duvida que existe ai no topico

    Eu tenho alem do relogio do painel um termometro bem na valvula termoestatica que acompanho atemperatura da carcaça bem proxima a tampa do cabeçote . Minha Land trabalha normalmente na estrada de chao a uma vel. media de 80km/h por volta de 50 a 60o . No asfalto , no pau a 120km/h media chega a 70o a 80o . Na primeia situacao o ponteiro da temp. esta a 1/3 do max , e na 2a situacao esta um pouco abaixo da metade . Realmente quando encosta nos 80o a temp , ela rapidamente volta a 65o (é a hora que abre a valvula termoestatica) .
    Ah outra coisa , sempre que trocar a agua do sistema , deve sangrar pelo bujao (tampa localizada na carcaça do motor) senao o sistema fica com ar e superaquece . Nao seesquecam que no motor HS2.5 o oleo do motor tbem é refrigerado pelo radiador , portanto faltou agua ....fodeu
  • 07/07/2009, 12:36
    Paulo Quintal
    Citação:

    Postado originalmente por Hugo4x4 Ver Post
    Paulo,

    Em Janeiro faço o teste carregando nove entre Grussai e Farol, no bar do "Pica Fumo" depois de umas ... te falo da temperatura.

    Hugo, eu ia fazer esse percurso na semana passada mas não deu! Quando passar por aqui, caso queira compania para umas "latinhas" e/ou o passeio, é só falar!

    Um Abraço!
  • 07/07/2009, 19:15
    Hugo4x4
    Citação:

    Postado originalmente por Paulo Quintal Ver Post
    Hugo, eu ia fazer esse percurso na semana passada mas não deu! Quando passar por aqui, caso queira compania para umas "latinhas" e/ou o passeio, é só falar!

    Um Abraço!


    Paulo,

    Em Janeiro nos vemos.
  • 07/07/2009, 20:20
    Hugo4x4
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por nogueiramc Ver Post
    Posso responder a uma duvida que existe ai no topico

    Eu tenho alem do relogio do painel um termometro bem na valvula termoestatica que acompanho atemperatura da carcaça bem proxima a tampa do cabeçote . Minha Land trabalha normalmente na estrada de chao a uma vel. media de 80km/h por volta de 50 a 60o . No asfalto , no pau a 120km/h media chega a 70o a 80o . Na primeia situacao o ponteiro da temp. esta a 1/3 do max , e na 2a situacao esta um pouco abaixo da metade . Realmente quando encosta nos 80o a temp , ela rapidamente volta a 65o (é a hora que abre a valvula termoestatica) .
    Ah outra coisa , sempre que trocar a agua do sistema , deve sangrar pelo bujao (tampa localizada na carcaça do motor) senao o sistema fica com ar e superaquece . Nao seesquecam que no motor HS2.5 o oleo do motor tbem é refrigerado pelo radiador , portanto faltou agua ....fodeu


    Nogueiramc,

    Também tenho um indicador de temperatura com o bulbo no local bujão da válvula termostática (ver foto), a temperatura indicada observada está entre 83-92°, segundo o fabricante deve estar entre 86-102 °C (ver folha anexa).
    Quando colocamos o fluido do radiador devemos retirar dois (02) bujões, um é o do corpo da válvula termostática e o outro o do radiador, assim que este último completar o nível colocar o bujão e continuamos a encher como fluido até sair pelo outro orifício aberto. Estes dois bujões devem ser metálicos.
  • 14/07/2009, 09:56
    mgalvao
    Olá para vocês,

    Fiquei com duas dúvidas :

    a) para o novo sensor instalado vocês colocaram novo relógio no painel ou aproveitaram o original ?

    b) para a colocação do novo sensor vocês eliminaram a válvula termostática ou estão em pontos diferentes ?

    Abç,

    mg
  • 14/07/2009, 21:10
    Hugo4x4
    Citação:

    Postado originalmente por mgalvao Ver Post
    Olá para vocês,

    Fiquei com duas dúvidas :

    a) para o novo sensor instalado vocês colocaram novo relógio no painel ou aproveitaram o original ?

    b) para a colocação do novo sensor vocês eliminaram a válvula termostática ou estão em pontos diferentes ?

    Abç,

    mg

    mgalvao,

    O novo sensor está ligado no painel Madman, o original continua como assim também a válvula termostática, o segundo sensor fica como está na foto na parte superior e o sensor original na parte inferior, os dois antes da sede da v.t..
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