Postado originalmente por
Paulo Quintal
Pessoal, valeu pelas dicas! Instalei a válvula termostática, agora marcador de temperatura passou a "indicar", ele fica um pouco abaixo do meio, como não tem referencia numérica, está certo? A posição é essa mesma?
Minha viatura foi de um amigo de Natal, e após umas latinhas e muita conversa tendo como base a dicas do fórum e a experiência de dos caras de lá, cheguei a seguinte conclusão:
1- Motor tem sim a temperatura certa de trabalho (válvula nele)
2- Motor frio sofre tanto quanto o quente demais, isso todos sabemos na teoria, mas sabemos o QUANTO?
3- A maioria de nós (eu acho) usa a Land leve, com poucos passageiros e para trilhas leves e passeios com a família (meu perfil), já pensaram e um Land com 9 adultos, na mão de motorista fazendo grandes percursos em AREIA? Nesse caso talvez qualquer forma otimizar a refrigeração seja positivo, pois mesmo com a válvula aberta (e funcionando bem) ela certamente causará uma restrição no fluxo...
4- Acho que não tem resposta exata, depende um da utilização da viatura, no caso do NORDESTE e quando utilizada de forma EXTREMA, talvez o motor "frio" mesmo que um pouco prejudicial quando rodando na cidade, não seja tão relevante em relação a possibilidade de superaquecimento na "lotada".
Fico por aqui! E com a válvula! Mais para frente instalarei um conta-giros e um termômetro da Cromac!