Alex,
Instalei as molas da 110 na dianteira da minha Defender 90 pelo mesmo motivo do guincho mecanico. Resolveu o problema, porem a carroceria ficou pouco inclinada sobre o eixo traseiro.
Sds,
Marcos
Versão Imprimível
Olá Marcos, deixa eu fazer uma pergunta de quem ta apanhando na mecânica... o retentor que vc. trocou c/105 mil km ( Troca do retentor do diferencial dianteiro e conjunto de fixação do mesmo. Flange de apoio. Vazamento corrigido) é o mesmo conhecido como cabeça de gato ou articulação da roda (retentor da roda dianteira)? Se for só serve a da Defender 110 ou tem alguma que serviria (toyota, ranger..). Na minha cidade é dificil conseguir peça LRover. Grato.
Olá para todos,
Segue abaixo a “TABELA BARBAS_DE_MOLHO” que pode ser útil para os que pretendem fazer expedições longas e para lugares distantes, sem apoio. Mostra o tempo de vida útil esperado para os principais componentes do Defender, baseados em relatos das listas e do Fórum Brasil 4x4.
Quem tiver dados de avarias recentes (últimos 4 meses) pode me enviá-los ( murilo.galvao.queiroz@gmail.com ) para aumentar a precisão da tabela. O dado necessário e importante é : com quantos km ocorreu a avaria, isto é, km da primeira troca ou intervalo desde a última avaria.
Abç,
mg
Tempo médio Desvio-
de vida padrão
útil (erro esperado
(mais de 3 em torno
relatos de da média)
avarias) (Mais de
10 relatos)
Acoplamento viscoso 169.000
Alternador (original) 97.500 +/- 42.000
Alternador (recondicionado)
Amortecedor de direção
Amortecedores (originais) 104.000
Atuador da luz do freio
Ball-joint 121.500
Bateria 87.000
Bicos 163.000
Bomba dágua 78.500 +/- 46.000
Bomba de vácuo 111.000 +/- 50.000
Bomba de vácuo recondicionada
Bomba hidráulica da direção 107.000
Bomba injetora 140.000
Braço pitman, reparo 101.000
Buchas da direção
Buchas da suspensão dianteira 125.500
Buchas da suspensão traseira/barra link 120.500
Buchas do amortecedor de direção
Buchas do tensor dianteiro
Bujões de plástico 110.500
Cabo do freio de mão
Cabo do velocímetro
Caixa de direção 102.500
Caixa de marcha 167.500
Cebolinha do óleo 105.000
Chave comutadora de farol 96.000 +/- 38.000
Chave das setas 87.000
Cilindro escravo da embreagem 88.500 +/- 50.500
Cilindro mestre da embreagem 87.000 +/- 38.000
Cilindro mestre do freio
Cilindros de embreagem não originais
Colmeia do radiador
Compressor ar-condicionado 151.000
Correia dentada 81.000
Correia do ar-condicionado
Correia poli-V
Cruzeta dianteira
Disco de freio traseiro 154.000
Embreagem original 128.000 +/- 39.000
Embreagem recondicionada
Hidrovácuo 126.000
Junta esférica do braço pitman
Limpador do para-brisas traseiro 108.500
Mangueira do turbo-intercooler 97.000
Mangueiras dágua 147.000
Motor de arranque 80.000 +/- 26.000
Motor do limpador de para-brisa
Pastilha dianteira 60.000 +/- 22.000
Pastilha traseira 61.500 +/- 19.000
Placa do alternador
Ponteira/terminal de direção 112.000
Porta traseira (rachadura)
Retentor diferencial dianteiro
Retentor diferencial traseiro 104.000
Retentor do eixo da caixa de transferencia 109.000 +/- 42.000
Retentor do munhão 81.500
Retentor do semi-eixo traseiro
Retentor do virabrequim
Retentor saída cambio
Rolamento das rodas 130.500
Rolamento do esticador correia 52.000
Semi-eixo/Tulipa 80.000
Semi-eixos e tulipas Britpart
Tensor do ar-condicionado
Terminal de direção (reparo)
Turbina
Válvula termostática 121.000
Ventilador (ar quente)
Murilo,
Seguem alguns dados da 110 que está com 165.000 km para ajudar nas estatísticas:
Amortecedor de direção - trocado com 100.000
Amortecedores (originais) - ainda original
Bomba dágua - ainda original
Bomba de vácuo - ainda original
Bomba hidráulica da direção - ainda original
Bomba injetora - ainda original
Braço pitman - reparo 80.000
Bujões de plástico - ainda original (por sugestão do fórum acabei de comprar 2 de bronze)
Cabo do freio de mão - ainda original
Cabo do velocímetro - ainda original
Caixa de direção - trocado com 120.000
Caixa de marcha - ainda original
Caixa de transferência - reparo fibra/bronze - 150.000
Cebolinha - ainda original
Chave comutadora de farol - 85.000 (começou a pular de alta / baixa - trocada com 165.000)
Cilindro escravo da embreagem - 120.000
Cilindro mestre da embreagem - 130.000
Cilindro mestre do freio - ainda original
Compressor ar-condicionado - ainda original
Cruzeta dianteira - ainda original
Embreagem original - 130.000
Hidrovácuo - ainda original
Limpador do para-brisas traseiro - ainda original
Mangueira do turbo-intercooler - ainda original
Mangueiras dágua - ainda original
Turbina - ainda original
Válvula termostática - ainda original
abçs
Prezado Scadufax, grato pela colaboração. Seus dados já forma incluídos na tabela. Abç, mg
Prezado Murilo,
Seguem os dados de minha 110 2002 300TDI
115.000 km - Compressor do ar condicionado (travou)
127.000 km - Bomba de água -- manutenção preventiva estava com o rotor rachado, os bujões de plásticos estavam ressecados e quebraram ao soltar.
Klempp
Grato Klempp
Já coloquei seus dados na planilha.
Ninguém mais pode colaborar ?
Abç,
mg
Murilo,
não sei se a estatística continua, mas vão alguns dados:
Bomba de vácuo - 175.000 km
Acoplamento viscoso - 175.200 km
Bomba d'agua metálica - 175.200 km (não estragou mas já ia começar a vazar)
Pneu General Grabber - 235/85/r16 - 93.000 km
Então,
acho este trabalho do MG muito interessante, mas a maioria dos inputs/amostragem são de usuários que tiveram itens que falharam. Ou seja, para ter uma fotografia real, precisaríamos também levantar o estado daqueles que jamais tiveram estes problemas para então tirar a média. Também é importante remover eventuais desvios.
Abraço
Clemente
Prezados Scadufax e Clemente
Scadufax : grato por mais esta colaboração. A planilja continua viva e só não tem gerado mais informações porque são poucas as informações que me têm sido passadas. Pelo visto, LR não quebra !!!!! (rs,rs)
Clemente : você está correto. As informações que a planilha apresenta não são precisas nem podem ser considerada como estatístcas. Para isto, outros métodos de análise e avaliação teriam que ser utilizados, o que, aqui, seria impossível. Entretanto, com os lados levantados - e, para isto, quantos mais melhor seria - podemos ter uma noção, imprecisa que seja, da vida útil de cada item apresentado na tabela. Repito, se tivéssemos 30, 40, 50 dados de avaria de um item, estaríamos mais perto de conhecer quanto tempo aquele item reiste ao uso que lhe damos. Mesmo que ainda impreciso, seria sempre mais preciso do que outra informação baseada em 5 ou 8 informações recebidas.
O comentário sobre os desvios também é valido. Para minorar esta imprecisão, meu critério tem sido de, tão logo tenha mais de 10 dados, calcular a média dos km rodados e o seu desvio padrão. Assim, quanto maior for este, maior a indicação que os dados estão muito "espalhados", ou seja, a média não é tão precisa.
Acho que, apesar da grande imprecisaõ, os números podem nos ajudar em muito. Tenho usado muito deles como orientadores de quando substituir preventivamente peças em meu 110. É lógico que não devemos utiliza-los cegamente, sem uma análise do que realmente representam.
Abraços a vocês,
mg
* - para a turma que acompanha este tópico, quem puder colaborar, por fv me encaminhe a informação de com quantos km um dado item foi trocado por avaria. Importante lembrar que precisa ser a km desde os 0 km ou o intervalo de km desde a última troca.
Após incluir os itens relatados pelo Scadufax, temos os seguintes dados tirados da planilha :
- bomba dágua : 83.500 km +/- 48.000 km , 28 relatos
- acoplamento viscoso : 170.000 km, 7 relatos
- bomba de vácuo : 114.000 km +/- 51.000 km , 34 relatos
Como eu faria para utilizar estas informações : por exemplo, bomba de vácuo. Se a minha estiver com 114.000 - 51.000 km, passo a ficar mais atento sobre ela nas revisões e no uso do carro. Se ela já tiver rodado cerca de 114.000 km, aumento as verificações e já começo a buscar uma nova para comprar. Se ela estiver com cerca de 114.000 + 51.000 km e vou fazer uma viagem, se for curta, levo uma nova a bordo; se for para lugar distante, troco a antiga pela nova antes de viajar.
E por aí vamos ...
* - para a turma que acompanha este tópico, quem puder colaborar, por fv me encaminhe a informação de com quantos km um dado item foi trocado por avaria. Importante lembrar que precisa ser a km desde os 0 km ou o intervalo de km desde a última troca.[/QUOTE]
Murilo, anota ai, bomba de combustível 170 mil. começou a vazar. 300Tdi.
Abs
Sergio