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  • #1
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    Boa noite Wilson, você poderia me enviar mais fotos do seu sistema de ar condicionado, principalmente da parte interna da caixinha, estou querendo fazer um semelhante na minha viatura.
    Qual ventoinha você utilizou no o seu sistema?
    Abs

  • #2
    Usuário Avatar de scadufax
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    Citação Postado originalmente por MFREITAG Ver Post
    Scadufax,

    Na minha 110 ano 2004 também tem esses dois sensores de temperatura que estão sem utilidade.....gostaria de saber pra que servem? Do ar condicionado não são, pois o meu funciona perfeitamente.

    Abs,
    Markus,

    veja o post do Clemente (para variar um pouco rsrsrs) explicando a função de cada um dos sensores
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...ml#post2017332

    abs
    Sonda amarela - PRC 3305 - contacto normalmente aberto - fecha aos 100ºC e volta a abrir aos 94ºC - serve para accionar as ventoinhas colocadas em frente ao radiador de ar condicionado;

    Sonda verde - PRC3359 - contacto normalmente fechado - abre aos 115ºC e volta a fechar aos 109ºC - serve para desligar o compressor do ar condicionado quando o motor esta em muito esforço;"
    Scadufax
    Land Rover Defender 110 1999 ==> You can go fast .... But I can go anywhere !!
    Land Rover Discovery 3 HSE 2006 TDV6 2.7 ==> anywhere ?!?!?!

  • #3
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    Citação Postado originalmente por scadufax Ver Post
    Markus,

    veja o post do Clemente (para variar um pouco rsrsrs) explicando a função de cada um dos sensores
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...ml#post2017332

    abs
    Sonda amarela - PRC 3305 - contacto normalmente aberto - fecha aos 100ºC e volta a abrir aos 94ºC - serve para accionar as ventoinhas colocadas em frente ao radiador de ar condicionado;

    Sonda verde - PRC3359 - contacto normalmente fechado - abre aos 115ºC e volta a fechar aos 109ºC - serve para desligar o compressor do ar condicionado quando o motor esta em muito esforço;"
    Muito útil essa informação. Acabei de ficar na dúvida sobre minha ventuinha/eletro que não dispara quando ligo o ar com o carro frio, e agora sei que diferente dos carros comuns, ela dispara somente na alta.

    Muito obrigado

  • #4
    Usuário Avatar de MFREITAG
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    Citação Postado originalmente por scadufax Ver Post
    Markus,

    veja o post do Clemente (para variar um pouco rsrsrs) explicando a função de cada um dos sensores
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...ml#post2017332

    abs
    Sonda amarela - PRC 3305 - contacto normalmente aberto - fecha aos 100ºC e volta a abrir aos 94ºC - serve para accionar as ventoinhas colocadas em frente ao radiador de ar condicionado;

    Sonda verde - PRC3359 - contacto normalmente fechado - abre aos 115ºC e volta a fechar aos 109ºC - serve para desligar o compressor do ar condicionado quando o motor esta em muito esforço;"
    Só vi sua resposta agora...obrigado Scadufax!
    Vou analisar a instalação e ver se preciso mesmo ligar esses sensores.
    Markus

    Defender 110 - "Dom Blau"

  • #5
    Usuário Avatar de Wilson Haddad
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    Pessoal peguei hj o carro na refrigeração ta ai as fotos do ar, foi uma solução boa n deu tanto trabalho nem fica uma coisa grande d+++ so perdi o espaço de guardar tralha oque n vejo problema já que n uso há n ser como apoio pro braço


    Ar condicionado para defender-sam_0119.jpg


    Ar condicionado para defender-sam_0120.jpg
    Defender 110 2002 2.8 Pneus Bf 285 AT e Pajero TR4 2006 AT
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/132561-defender-110-quase-terminada.html

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Wilson Haddad Ver Post
    Pessoal peguei hj o carro na refrigeração ta ai as fotos do ar, foi uma solução boa n deu tanto trabalho nem fica uma coisa grande d+++ so perdi o espaço de guardar tralha oque n vejo problema já que n uso há n ser como apoio pro braço



    Ar condicionado para defender-sam_0119.jpg


    Ar condicionado para defender-sam_0120.jpg
    Wilson,
    vc poderia me dar dicas de como vc fez isto? Onde fez e qual o custo se nao for incomodo. ABS
    Daniel
    defender 110 Black Series "Caveirão" 2006

  • #7
    Usuário Avatar de Wilson Haddad
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    Juca n sei abrir a caixa, porém oque posso te dizer e que e um ar de celta a saída do ar tb e de celta e as mangueiras estão passando por baixo ou seja teve que furar o assoalho, n precisou trocar compressor nem nada só foi dobrada a quantidade de gás o carro já comprei com uma ventoinha auxiliar, n sei dizer qual. se precisar de mas detalhes posso perguntar na loja q foi feita a instalação
    Defender 110 2002 2.8 Pneus Bf 285 AT e Pajero TR4 2006 AT
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/132561-defender-110-quase-terminada.html

  • #8
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    AC do Defender.....Um drama!

    AC do Defender.....Um drama!10 anos……200.000 Km depois……
    Comprei em 2002 minha Defender 110 1996 (emplacada no Brasil em 1997) e até hoje continuo lutando para ter o
    AC funcionando corretamente. Frustrante a princípio e agora desafiador, o simples desejo de ter este acessório
    funcionado corretamente.
    Esta é a minha história de uma luta quase inglória. Um somatório de falta de profissionalismo, ignorância, arrogância
    e até mesmo descaso em nosso mercado de reparo e instalação de AC automotivo testemunhado em mais de 20
    visitas a lojas “especializadas” de várias capitais no Brasil bem como no Paraguay e Argentina.
    1º Fase:
    Insulto. É exatamente o que a LR nos fez ao importar e oferecer as Defenders daquele ano (1996) com “AC”. O
    evaporador vinha dentro de uma caixa negra com perfil de caixão de defunto e compartilhada com o aquecedor. O
    resultado era algo que talvez satisfizesse ao verão Britânico, porém nunca para nosso clima tropical.
    Como eu não tinha qualquer conhecimento sobre esta área nebulosa e como o veículo já tinha 5 anos de uso resolvi
    fazer uma revisão no AC, não imaginando que então se iniciava minha via sacra e de penitencia.
    A primeira constatação era o ruído de pancadas no compressor. O “técnico” de uma destas lojas especializada no Rio
    não sabia o porquê do problema bem como as pressões incorretas nas mangueiras de alta e baixa. Este mesmo
    técnico teve a iniciativa de ligar para colegas da área e obteve a resposta que era o básico e óbvio: Filtro Sujo, devido
    a decomposição das mangueiras. O filtro original era de desenho específico e custava na concessionária 20 vezes,
    isto mesmo 20x, que o filtro tipo universal “Garrafinha” facilmente encontrado no mercado. O próximo passo era
    encontrar quem fizesse a adaptação pois este técnico/loja não faria, por incapacidade ou por falta de ferramentas.
    Após várias tentativas encontrei uma loja/técnico que fez a adaptação e com até certa facilidade. Porém o resultado,
    mesmo após limpeza do sistema e trocado o filtro, era ainda muito abaixo do esperado.
    Mais consultas com “especialistas” sem resultado algum, assim resolvi trocar todo o sistema para o
    “original/tradicional” que fica embaixo do painel (Gela-Saco).
    2º Fase:
    Eu só monto no painel. Eu só faço a parte fria. Vc deve procurar um eletricista de AC. Foi o que eu ouvi em diferentes
    lojas. Por mais incrível que pareça é muito difícil encontrar um técnico de instalação e reparo de AC automotivo
    completo. Alguém ou uma única loja que trabalhe na montagem do equipamento a parte fria e a elétrica.
    Tive a “sorte” de encontrar um técnico que se dizia capaz de fazer a instalação completa. O resultado foi o
    equipamento mal preso ao painel, as mangueiras com as prensagens frouxas e a elétrica com mau contato e curtos.
    Resultado: Mangueiras soltando das prensagens e braçadeiras, curtos elétricos e o compressor, primeiro a junta
    metálica rompida, e por fim pifando de vez, tudo devido as pancadas recebidas e causadas pelo filtro original sujo.
    Entre idas e vindas para sanar a constante interrupção do AC o resultado, quando funcionava, era muito baixo,
    mesmo para o motorista e passageiro do banco da frente. A informação que obtive sobre este equipamento é de
    que foi projetado para 15.000 BTUs, muito aquém do requerido para nosso clima, especialmente no Centro-Oeste e
    Amazônia.
    3º Fase:
    O compressor foi trocado por um novo. Nesta operação houve a necessidade de uma pequena adaptação no suporte
    do compressor ao motor. A loja que fez a instalação por pouco não inutilizou ambos os suportes, do motor e do
    compressor, para efetuar a montagem. Em outra visita a um destes “especialistas”, uma loja de Curitiba “renomada”
    em AC de Defender, para troca do filtro, o condensador onde o filtro é preso foi deixado solto pela remoção dos
    suportes originais, e por pouco não furou o próprio condensador devido à vibração.
    Em uma de minhas idas ao Jalapão encontrei uma turma de BH/Goiânia que tinha instalado em BH varias Defenders
    uma caixa/evaporador adicional de 18.000 BTUs no teto na parte traseira e me garantiram que a Defender tornavase
    uma geladeira.
    Eu continuava incrédulo após as varias batalhas perdidas. E decidindo ganhar a guerra optei por uma
    caixa/evaporador de 30.000 BTUs. Esta seria minha última tentativa antes de eu mesmo fazer um curso de instalação
    e manutenção de AC, comprar as ferramentas fazer o que parecia impossível.
    Mas quem iria instalá-la? Aonde eu encontraria o técnico completo para este serviço. A mesma turma de BH/Goiânia
    me garantiu que era uma “coisa simples” e existiam vários técnicos e lojas especializadas em BH. No MQG vol3
    pág.57 aparecem dois instaladores em BH. Após algumas ligações decidi por um que soava experiente.
    Fui a BH já com a caixa/evaporador já instalada no teto e o chicote passado até a chave de velocidades no painel. O
    técnico encontrando dificuldades, devido ao tanque de diesel extra instalado dentro do para-lama traseiro direito,
    decidiu passar as mangueiras pelo lado esquerdo, contrário ao lado do compressor. Recomendei insistentemente
    que o trajeto destas mangueiras não interferisse com a manutenção da caixa de marcha/diferencial central/cardans.
    Não se preocupe, tenho instalado estes evaporadores em várias Defenders, foi a resposta. Apesar do resultado
    mediano, este técnico foi o melhor que encontrei até hoje pelo que ele realizou com o melhor de seu conhecimento.
    Funcionou! Finalmente tenho um bom resultado. Mas a novela não terminou……
    Peguei a estrada curtindo meu arzinho frio até Catalão, GO. Chegando lá levei a Defender a uma loja de
    escapamentos para fazer um reparo de solda no silencioso e qual não foi minha surpresa quando o elevador subiu
    mostrando justamente as mangueiras passando pelo pior lugar possível, interferindo com a caixa/dif.central/cardans
    e ainda pendentes de tal modo que seriam as primeiras vitimas de um galho de arvore ou pedra em alguma trilha.
    No dia seguinte noto a Defender mais pesada e o AC frontal soprando sem esfriar. Desligo o AC por algum tempo e
    quando religo volta a esfriar por um curto espaço de tempo para parar novamente. Só então noto que os dois
    ventiladores da caixa traseira estão parados. Enfrento o calor de GO e MT até Rondonópolis onde procuro um
    técnico que conheci em outra passagem por esta cidade. Apos argumentar que só faziam a parte fria, uma boa alma,
    tomou a frente e descobriu que os conectores originais do chicote e a chave de velocidades que vieram com a caixa
    não aguentaram a corrente dos dois ventiladores e fundiram-se. Com a paralisação dos ventiladores o evaporador
    traseiro congelou e com o sistema sobrecarregado, o evaporador dianteiro também congela bloqueando o fluxo de
    ar dos ventiladores. Desta vez foi a qualidade dos produtos.
    O reencaminhamento das mangueiras foi realizado por uma oficina de SC especializada em preparação de 4x4 para
    rallies com um alto custo adicional e nova recarga de gás. Chave rotativa de velocidade e conectores foram também
    trocados.
    Uma longa e dolorosa experiência com AC ensinou-me algumas verdades básicas (o antigo “Ah, se eu soubesse…”).
    1- Não existe jeitinho/serviço temporário para AC automotivo.
    2- É mais barato investir de primeira para uma total e completa revisão do sistema de AC com o melhor
    material e profissional que o mercado oferece.
    Mas… Aonde estará este Messias que foi enviado a Terra com a missão de ser um profissional
    dedicado, estudioso, experiente e que ainda ouve as necessidades e expectativas do cliente?
    3- Estude, aprenda e questione todo serviço. Não tome nada e ninguém por garantido neste mundo do AC.
    Considerando os resultados, eu ainda não desisti de fazer o curso de AC automotivo.

  • #9
    Usuário Avatar de Djalma Inoue
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    Que neura em?!! Graças a Deus que encontrei o Wladmir, colocou o evaporador traseiro com um acabamento muito bacana e até hoje é só alegria, ele até mandou eu voltar la antes de minha viagem pelo nordeste mas, devido a correria ainda não voltei fiquei 4 meses viajando pelo nordeste voltei e olha que já tem quase um ano.

    Ar condicionado para defender-dsc01299.jpg
    Djalma Inoue
    Jesus te ama e eu também, pense nisso.
    Land Defender 110 - 2005

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Djalma Inoue Ver Post
    Que neura em?!! Graças a Deus que encontrei o Wladmir, colocou o evaporador traseiro com um acabamento muito bacana e até hoje é só alegria, ele até mandou eu voltar la antes de minha viagem pelo nordeste mas, devido a correria ainda não voltei fiquei 4 meses viajando pelo nordeste voltei e olha que já tem quase um ano.

    Ar condicionado para defender-dsc01299.jpg
    Bom dia prezados,
    estou em vista de uma Defender 110 ano 2002, mas ela não tem A/C.
    Gostaria de saber, em virtude de muitas reclamações e dificuldades para a instalação, se há algum ponto negativo para se instalar um A/C duplo e se alguém tem uma dica de oficina para tal.

    Desde já agradeço pela atenção.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Muskitu Ver Post
    Bom dia prezados,
    estou em vista de uma Defender 110 ano 2002, mas ela não tem A/C.
    Gostaria de saber, em virtude de muitas reclamações e dificuldades para a instalação, se há algum ponto negativo para se instalar um A/C duplo e se alguém tem uma dica de oficina para tal.

    Desde já agradeço pela atenção.
    Eu indico o Wladmir da esquina do ar, muito amigo, landeiro e não é explorador e o serviço sai de primeira.
    Djalma Inoue
    Jesus te ama e eu também, pense nisso.
    Land Defender 110 - 2005

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Djalma Inoue Ver Post
    Eu indico o Wladmir da esquina do ar, muito amigo, landeiro e não é explorador e o serviço sai de primeira.
    Blz Djalma, assim que fechar o negócio vou lá fazer um orçamento.
    Obrigado!!!
    DEFENDER 110 CSW 2001
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