x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 16 de 16

Sim Seu Madruga. Na pajero full o TC é desligado automaticamente quando ela é colocada em 4x4 reduzida, ou atraves de uma chave no painel. Marcio

Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
    Entrada
    23/01/2008
    Local
    Curitiba/
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por alexx.files Ver Post
    Pessoal desculpe ressuscitar este tópico aqui mas eu estou lendo muito sobre bloqueio de diferenciais ultimamente e derrepente tropecei nele sem querer.
    Eu entendi que o TC pode ajudar se vc tiver com uma roda levantada ou com pouca tração e assim ele dá umas "freadas" nesta roda que está patinando e consequentemente uma parte do torque do motor é transferido para a outra roda.
    Bom, eu nunca fiz trilhas mas já fiz alguns passeios onde cai em algumas situações onde tive que reduzir e acelerar um pouco para sair da lama e nestes casos o carro patinou muito mas saiu. Não sei se o procedimento que executei foi o melhor nestas situações mas não vi maneira de sair sem atolar o pé e ir embora.
    Agora a dúvida que surgiu com este tópico é a seguinte. Neste caso que mencionei como seria a atuação do TC quando eu estou com muito pouca tração nas quatro rodas e preciso acelerar para sair da lama?
    Existe como desligar temporariamente o TC?

Só para constar meu Defender não possui ABS nem TC.

Obrigado.
    Oi Alexx!
    O TC, neste caso que você citou, iria atuar nas rodas que estão patinando, tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro. O interessante é que você "deve" acelerar para que o TC atue. Aprendí dia desses, que este controle da Defender só é acionado por volta dos 7 km/h. Portanto abaixo desta velocidade, ele não ativa. Isso não quer dizer que a Land "deva" estar a 7km/h, mas que o giro das rodas "mostre" isso ao sensor. Compliquei? Ah! Na Defender não tem como desativar.

Em muitos casos, ouso até dizer que na maioria deles, o que faz o veículo patinar e não sair do lugar é o excesso de aceleração, que faz com que os pneus percam o precário apoio em um piso liso. A forma mais correta de sair-se de uma situação dessas com mais facilidade é dosar a aceleração com pequenas "bombadas"no acelerador, até se sentir a recuperação da tração, aliando a isso movimentos rápidos ao volante para um lado e outro. Isso de uma forma geral, visto que cada situação ou terreno requerem uma abordagem específica para o que temos pela frente. São muitas variantes que fica até complicado estabelecer uma regra geral, mas resumindo evite acelerar muito nessas situações que Você citou. Acredito que a saída do enrrosco fique mais fácil.
    Abraço!
    Marco

Marco, primeiramente obrigado pela resposta.

Entendi que em alguns casos o TC pode atrapalhar se for o caso de ter que acelerar muito.

Lí que o TC trabalha em conjunto com o ABS então suponho que todo carro com TC também tem ABS mas o inverso é verdadeiro?

Eu achei em um forum o seguinte procedimento para desligar o TC:
    NOTE: TC can be disabled by operating the brake pedal ten times within ten seconds, when
    the ignition is turned on. TC will be re-activated when the ignition is turned off then on again

Não sei se procede.

Parece que tem um fusível também mas eles não especificaram qual.

Abraço.

Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Agradecimento: 1
    Provavelmente, se desligar/retirar o fusivel o abs, o TC ira parar de funcionar.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem