O TC, neste caso que você citou, iria atuar nas rodas que estão patinando, tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro. O interessante é que você "deve" acelerar para que o TC atue. Aprendí dia desses, que este controle da Defender só é acionado por volta dos 7 km/h. Portanto abaixo desta velocidade, ele não ativa. Isso não quer dizer que a Land "deva" estar a 7km/h, mas que o giro das rodas "mostre" isso ao sensor. Compliquei? Ah! Na Defender não tem como desativar.
Em muitos casos, ouso até dizer que na maioria deles, o que faz o veículo patinar e não sair do lugar é o excesso de aceleração, que faz com que os pneus percam o precário apoio em um piso liso. A forma mais correta de sair-se de uma situação dessas com mais facilidade é dosar a aceleração com pequenas "bombadas"no acelerador, até se sentir a recuperação da tração, aliando a isso movimentos rápidos ao volante para um lado e outro. Isso de uma forma geral, visto que cada situação ou terreno requerem uma abordagem específica para o que temos pela frente. São muitas variantes que fica até complicado estabelecer uma regra geral, mas resumindo evite acelerar muito nessas situações que Você citou. Acredito que a saída do enrrosco fique mais fácil.
Abraço!