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TC elimina nescessidade de bloqueio?

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  • 04/05/2009, 20:01
    marcio pajero
    Sim Seu Madruga. Na pajero full o TC é desligado automaticamente quando ela é colocada em 4x4 reduzida, ou atraves de uma chave no painel. Marcio
  • 04/05/2009, 21:21
    Marco Aurélio R Guimarães
    Citação:

    Postado originalmente por alexx.files Ver Post
    Pessoal desculpe ressuscitar este tópico aqui mas eu estou lendo muito sobre bloqueio de diferenciais ultimamente e derrepente tropecei nele sem querer.
    Eu entendi que o TC pode ajudar se vc tiver com uma roda levantada ou com pouca tração e assim ele dá umas "freadas" nesta roda que está patinando e consequentemente uma parte do torque do motor é transferido para a outra roda.
    Bom, eu nunca fiz trilhas mas já fiz alguns passeios onde cai em algumas situações onde tive que reduzir e acelerar um pouco para sair da lama e nestes casos o carro patinou muito mas saiu. Não sei se o procedimento que executei foi o melhor nestas situações mas não vi maneira de sair sem atolar o pé e ir embora.
    Agora a dúvida que surgiu com este tópico é a seguinte. Neste caso que mencionei como seria a atuação do TC quando eu estou com muito pouca tração nas quatro rodas e preciso acelerar para sair da lama?
    Existe como desligar temporariamente o TC?

    Só para constar meu Defender não possui ABS nem TC.

    Obrigado.

    Oi Alexx!
    O TC, neste caso que você citou, iria atuar nas rodas que estão patinando, tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro. O interessante é que você "deve" acelerar para que o TC atue. Aprendí dia desses, que este controle da Defender só é acionado por volta dos 7 km/h. Portanto abaixo desta velocidade, ele não ativa. Isso não quer dizer que a Land "deva" estar a 7km/h, mas que o giro das rodas "mostre" isso ao sensor. Compliquei? Ah! Na Defender não tem como desativar.

    Em muitos casos, ouso até dizer que na maioria deles, o que faz o veículo patinar e não sair do lugar é o excesso de aceleração, que faz com que os pneus percam o precário apoio em um piso liso. A forma mais correta de sair-se de uma situação dessas com mais facilidade é dosar a aceleração com pequenas "bombadas"no acelerador, até se sentir a recuperação da tração, aliando a isso movimentos rápidos ao volante para um lado e outro. Isso de uma forma geral, visto que cada situação ou terreno requerem uma abordagem específica para o que temos pela frente. São muitas variantes que fica até complicado estabelecer uma regra geral, mas resumindo evite acelerar muito nessas situações que Você citou. Acredito que a saída do enrrosco fique mais fácil.
    Abraço!
  • 05/05/2009, 19:35
    alexx.files
    Marco, primeiramente obrigado pela resposta.

    Entendi que em alguns casos o TC pode atrapalhar se for o caso de ter que acelerar muito.

    Lí que o TC trabalha em conjunto com o ABS então suponho que todo carro com TC também tem ABS mas o inverso é verdadeiro?

    Eu achei em um forum o seguinte procedimento para desligar o TC:
    NOTE: TC can be disabled by operating the brake pedal ten times within ten seconds, when
    the ignition is turned on. TC will be re-activated when the ignition is turned off then on again

    Não sei se procede.

    Parece que tem um fusível também mas eles não especificaram qual.



    Abraço.
  • 05/05/2009, 20:06
    rafaelfernandez
    Provavelmente, se desligar/retirar o fusivel o abs, o TC ira parar de funcionar.
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