
usar oleo adequado ao funcionamento do motor com turbina. é mais caro, mas compensa no fim das contas. trocas regulares. manter o nivel de oleo dentro do limite. evitam desgastes, acumulo de residuos e superaquecimento, já que a turbina é lubrificada pelo oleo do motor. se sua turbina tambem é resfriada a agua, um bom aditivo no radiador ajuda a mante-la por mais tempo. outro ponto importante é nunca




ao sinal de ruidos adventicios durante o funcionamento, deve ser feita sim manutenção preventiva. o mecanico avalia estado das valvulas do sistema, folgas do eixo e acumulo de residuos nas paletas. pode ser feito alinhamento e balanceamento da mesma, a fim de prolongar sua vida util. alguns fabricantes dispoem de kits de reparo, que, em boas mãos, podem devolver à peça estado proximo ao de nova. minha raiva é com as turbinas da mitsubishi (tenho uma pajero), quando da folga não tem reparo original, só na base do improviso, o que nem sempre dá resultado satisfatório. experiencia propria por 2 vezes. na primeira a folga voltou pior em menos de 2 meses. na segunda, simplesmente travou o eixo com 1 semana de uso. aí o carro ficou "maçarico" de repente numa subida de serra. péssima experiencia!
se alguem tiver alguma dica confiável agraceço imensamente.
abraços,
silvio