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  • #1

    Turbo Defender - Manutenção na Turbina




    Turma, bom dia. Perguntinha do milhão:

    Existe alguma manutenção preventiva para se realizar na Turbina do motor ou neste quesito somos reles mortais esperando a dolorosa quebra do componente?

    Abraço,

  • #2

    Thumbs up manutenção

    seriam pelo menos alguns cuidados:
    usar oleo adequado ao funcionamento do motor com turbina. é mais caro, mas compensa no fim das contas. trocas regulares. manter o nivel de oleo dentro do limite. evitam desgastes, acumulo de residuos e superaquecimento, já que a turbina é lubrificada pelo oleo do motor. se sua turbina tambem é resfriada a agua, um bom aditivo no radiador ajuda a mante-la por mais tempo. outro ponto importante é nunca , nunca , nunca entrar de vez com o carro quente em riachos, lamões e poças dagua. o choque termico na peça pode leva-lo a choque hemorragico no bolso.
    ao sinal de ruidos adventicios durante o funcionamento, deve ser feita sim manutenção preventiva. o mecanico avalia estado das valvulas do sistema, folgas do eixo e acumulo de residuos nas paletas. pode ser feito alinhamento e balanceamento da mesma, a fim de prolongar sua vida util. alguns fabricantes dispoem de kits de reparo, que, em boas mãos, podem devolver à peça estado proximo ao de nova. minha raiva é com as turbinas da mitsubishi (tenho uma pajero), quando da folga não tem reparo original, só na base do improviso, o que nem sempre dá resultado satisfatório. experiencia propria por 2 vezes. na primeira a folga voltou pior em menos de 2 meses. na segunda, simplesmente travou o eixo com 1 semana de uso. aí o carro ficou "maçarico" de repente numa subida de serra. péssima experiencia!
    se alguem tiver alguma dica confiável agraceço imensamente.

    abraços,
    silvio
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    O mais importante...
    Não desligar o motor assim que para o land...espere uns 30 segundos para diminuir a rotação da turbina para ela não rodar sem lubrificação...
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

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  • #4
    Banido
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    Citação Postado originalmente por caandreu Ver Post
    O mais importante...
    Não desligar o motor assim que para o land...espere uns 30 segundos para diminuir a rotação da turbina para ela não rodar sem lubrificação...
    E adotar o mesmo procedimento ao ligar. Ou seja, somente acelerar após os mesmos 30 segundos (o manual fala 10 segundos).
    []s

  • #5
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Citação Postado originalmente por folgado Ver Post
    E adotar o mesmo procedimento ao ligar. Ou seja, somente acelerar após os mesmos 30 segundos (o manual fala 10 segundos).
    []s
    No final das contas são 10 ou 30 segundos? Sei que pickups mais antigas eram 30", mas como o manual fala 10, eu tenho esperado somente os 10. Estou fazendo bobagem!?

    []´s
    Rafael

  • #6
    Banido
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    Citação Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    No final das contas são 10 ou 30 segundos? Sei que pickups mais antigas eram 30", mas como o manual fala 10, eu tenho esperado somente os 10. Estou fazendo bobagem!?

    []´s
    Rafael
    Não está fazendo bobagem não.
    O manual da minha Defender também fala em 10 segundos. Creio que esse seja o tempo suficiente.

    Quando ligo, espero cerca de 2 minutos antes de acelerar, para o motor ficar aquecido. Essa é uma precaução que sempre tomo para evitar o desgaste prematuro do motor, e aconselho a todos a fazerem o mesmo. A vida útil do motor aumentará muito.

    Mas considerando apenas a conservação da turbina, 10 segundos ao ligar e 10 antes de desligar são suficientes. Mas eu procuro deixar 30 segundos por excesso de zelo.
    []s

  • #7
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    Na partida eu costumo usar o método pé leve, ou seja, não forço o motor até atingir a temperatura média na cidade...mas as dicas postadas aqui vão bem...
    Abraços
    Obs> Antônio estou viajando com minha esposa e assim que voltar vamos tomar nosso café e colocar o papo em dia...a respeito da pergunta que fiz do SPOA, foi só por curiosidade...meu jeep não tem SPOA...
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  • #8

    Cool Turboalimentadores

    Olá pessoal, para quem gosta de detalhes nos cuidados com a boa saúde das turbinas, seguem as dicas:
    O que é requerido para manutenção de turboalimentadores.
    Para manter a vida e o desempenho do turboalimentador, deve-se observar principalmente, como boa prática de manutenção, o sistema de filtragem de ÓLEO e AR. Anos de experiência tem mostrado que a maior porcentagem de falha em turboalimentadores são causados por falta de óleo, insuficiência ou restrição do fluxo de óleo e impurezas de óleo. A segunda maior incidência é causada por entrada de objetos estranhos nos rotores do compressor e/ou turbina.
    1. A entrada de poeira (partículas sólidas) na carcaça do compressor por uma falha do sistema de filtragem pode danificar seriamente, por erosão, as palhetas do rotor do compressor e resultarão na deterioração de turboalimentador e desempenho do motor. Os danos nas palhetas quando desuniformes levam ao movimento irregular do eixo (desbalanceamento) que danificará o mancais e conseqüentemente o turbo. Ingestão de areia ou poeira causam também danos excessivos nas demais partes do motor, como: pistões, anéis, camisas, etc.
    Entrada de grandes objetos como arruelas, parafusos, porcas, pedras, ferramentas, etc., irão destruir completamente o turbo e muitas vezes causarão severos danos ao motor.
    2. Obstrução ou restrição no sistema de filtragem de ar, resultante de manutenção deficiente, levará a uma redução de pressão e volume de ar na entrada do compressor do turbo, levando a perda de performance. Restringindo-se a entrada de ar, será reduzido também o fluxo de ar para o motor, que levará o motor a trabalhar com temperaturas excessivas e com fumaça preta. A obstrução do filtro resulta em queda na pressão entre o filtro e a entrada do compressor, principalmente em regime de marcha lenta, e portanto, há vazamento de óleo no compressor sem falha dos componentes responsáveis pela vedação.
    Troca adequada de filtro de ar pode prevenir e corrigir os problemas acima.
    3. Atualmente, os turboalimentadores atingem até 240.000 rpm's (rotações por minuto), temperaturas de mais de 950ºC e utilizam sistemas de mancais flutuantes. Para preservação do sistema de mancais, é necessário óleo filtrado para a lubrificação e refrigeração do turbo.
    4. Impurezas ou materiais estranhos, quando penetram no sistema de mancais, criam desgaste nos colos da carcaça central, mancais e eixo. Contaminante na superfície dos mancais, atua como abrasivo danificando as peças. Quando o desgaste nos colos do eixo e carcaça e nos mancais torna-se excessivo os rotores (ambos) começam a raspar nas carcaças e a rotação do turbo diminui, como conseqüência a performance do turbo e do motor diminuem e indicações como perda de potência, fumaça excessiva, ruído e vazamento de óleo de óleo para uma ou ambas carcaças terminais serão notados.
    5. O turbo nunca deve operar com o motor a plena carga com pressão de óleo menor que 30 PSI. O turbo é mais sensível a insuficiência de óleo que o motor devido a alta velocidade de rotação do eixo.
    Falta de pressão e fluxo de óleo durante o início de funcionamento do motor tem efeitos danosos nos mancais do turbo. Se o funcionamento for normal na partida do motor, é lógico, não haverá problemas. Porém existem condições anormais. Isto ocorre por exemplo quando se funciona o motor após a troca de óleo e filtro, ou seja, quando o sistema de lubrificação está vazio (evita-se esse problema, enchendo o filtro com óleo, antes de atarraxá-lo). Condições similares podem acontecer quando o motor ficou parado por um longo período de tempo, neste caso o óleo do sistema de lubrificação tende a escoar para o cárter. Antes de dar a partida o motor deve ser estrangulado até observar-se estabilização na pressão do óleo. O mesmo procedimento deve ser seguido quando se dá a partida em condições de frio extremo, pois o lubrificante pode necessitar de longo tempo para fluir.
    Os mancais do turbo podem ser danificados se o atraso no fluxo de óleo exceder 4 segundos e muito mais rapidamente se o motor for acelerado muito acima da rotação de marcha lenta.
    É fundamental seguir as instruções de manutenção do fabricante do motor do veículo, no que se refere a periodicidade de troca de filtro de óleo e especificações dos mesmos.
    Abraços
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #9

    apito

    e qdo começa a apitar no meio da aceleração?????????

  • #10
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    Ola amigos,

    Gostaria tambem de saber se um certo apito na turbina quando a 100km/h é normal?
    Existe alguma inspeção que possa ser feita na turbina para verificar seu estado?

    []´s
    Rafael

  • #11
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    Só ouvindo e vendo para ter certeza...mas é possível e normal(a Land vibra muito) que tenha algum lugar que o ar escapa...ou nas mangueiras do intercooler ou na saída para o escapamento.
    O som se propaga no ar...quanto mais alto você ouvir maior é o escape...se aparece em altas rotações apenas provavelmente a folga só aparece com pressão maior ou seja, aperte as presilhas e os parafusos independente de visualizar o escape do ar.
    Para saber se a turbina está bem analise a potência do motor e se não tiver um relógio para verificar a pressão que ela atinge, procure um bom mecânico para fazer uma manutenção preventiva...
    Abraços
    obs:dependendo do barulho pode ser normal...sempre foi assim ou mudou?este é um bom parâmetro..
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  • #12
    A minha assovia em determinadas rotações, mas pra mim é normal, pois ouço esse assovio em vários outros veículos de matores diesel turbinados, inclusive adoro o som e às vezes até procuro a rotação p/ assoviar. Até nos ônibus consigo ouvir o assovio!!! Será que eu sou louco???

    Até mais

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