20 Anexo(s)
A primeira troca de embreagem (em casa) a gente nunca esquece !!!!
Como ja foi dito antes, a tarefa de trocar a embreagem é grande e necessita disposicao.
Impulsionado pelos exemplos dos vários colegas que já realizaram a tarefa, me atirei também nesta empreitada !
Para resumir, na minha opiniao caso vc decida fazer em casa o trabalho, o principal é o seguinte:
Não conte com o carro por um bom periodo pois se for aprimeira vez que vc esta fazendo este trabalho, certamente aparecerao muitos contratatempos no decorrer !!!!
Leia detalhadamente o Workshop Manual etb os links falando sobre o tema, isso vai ajudar muito a nao cometer muitos erros ou os mais graves (alguns vc cometer sem duvida!).
Tire fotos de detalhes no decorrer do trabalho, ajuda na hora damontagem.
Utilize o Workshop Manual em papel (imprima uma copia). Ajuda muitissimo.
Muito cuidado ao baixar e subir a caixade marchas/caixa de transferencia.
Sao extremamente pesadas. E podem causar acidentes graves. Nestes momentos conte com a ajuda de algum colega.
De qualquer maneira é um desafio fantastico para os mecanicos amadores (que é o meu caso).
Eu nao resisti ! O forum 4X4BRASIL esta formando uma legiao de mecanicos !!!
Segue a minha experiencia de maneira simplificada:
Primeiro desmonte a tampa da caixa e opiso dos dois lados (passageiro e motorista).
Anexo 359276
Desconecte os cardans.
Anexo 359277
Como eu nao tinha talha ou macaco jacare, utilizei uma tecnica parecida com descrita pelo Clemente.
Utilizei uma corda forte passando por fora do carro para servir de ponto de supensao para as caixas.
No meu caso utilizei a cobertura da minha garagem para fixar a corda (nao passando por cima do teto do carro).
Anexo 359281
Desconecte todos os cabos e suspiros das caixas.
Remova a alvanca dacaixa de marchas e o acionamento da caixa de transferencia (sao apenas 4 parafusos).
A remoção deste acionamento facilita muito o trabalho, principalmente no momento de reinstalar as caixas e nao tem dificuldade alguma (no Workshop Manual nao falasobre esta remocao , mas devia!).
Anexo 359286
Anexo 359287
Uma vezdesconectados todos os suspiros e cabos, é hora de suportar o conjunto de caixas com cintas com catratas (aquelas usadas para prender cargas ou fixar motocicletas em reboques etc...).
Eu utilizei 4(quatro) cintas com catracas, pois desta forma é possivel subir e descer opeso com seguranca e liberdade.
Passando 2 cintas pela parte de tras doconjunto, e 2 pela parte frontal.
Anexo 359291
Outro detalheimportante (ou fundamental) é deutilizar 4 (quatro) manilhas ou mosquetoes no ponto de ancoragem (que é a corda que passa por fora do carro).
Isso permite que as cintas deslizem na hora de acionar as catracas e que vc possa move-las e equilibrar o centro de gravidade do conjunto.
Anexo 359292
Utilize as catracas, levantando um pouco o conjunto de modo que possa desmontar os suportes das caixas.
No Workshop Manual manda desmontar um pedaço do escapamento mas na verdade nao é necessario.
Da para fazer o trabalho sem desmontar.
Como decidi desceras caixas acopladas (caixa de marchas + caixa de transferencia) é necessario remover o CHASSIS CROSSMEMBER, aquela parte do chassis que fica bem embaixo das caixas e aparafusada nas longarinas.
Anexo 359293
Ate que é uma boa porque nos carros mais antigos pode aparacer ferrugem na parte da chapa que fica escondida, tanto na longarina quanto ma parte removivel.
Entao é bom dar uma pintada com tinta HAMERITE preta antes de montar de volta.
Para remover énecessario utilizar um pedaço de madeira e uma marreta e ir batendo devagar decima para baixo na peça para ir soltando.
A peça encaixa bem justa e com o ferrugem do tempo, só solta batendo.
Quando for instalar de volta é bom passar um pouco de graxa nas superficies de contato, pois ajuda a escorregar até o lugar e ainda previne futura corrosao.
Uma vez desaparafusados os 2 suportes das caixas e removido o CHASSIS CROSSMEMBER, as caixas estarao suportadas pelas cintas e pela caixa seca (Bell Housing).
Remova agora os suportes para poder baixar as caixas sem obstaculos.
É hora de desconectar as caixas do motorretirando os parafusos da caixa seca.
Para tornar mais segura esta operacao, recomendo posicionar alguns suportes embaixo das caixa de modo que como estaremos trabalhando com o nosso corpo bem embaixo, tenhamos algo mais alemdas cintas para aguentar o peso caso seja necessario.
Seguro morreu de velho!
Anexo 359296
Anexo 359294
Como falei, contratatempos aparacem.
No meu caso, uma porca da caixa seca espanou na pior posicao possivel.
Depois de matutar um dia inteiro de como retirar o desgracado, uma luz acendeu e decidi comprar um microretifica (tipo DREMEL) para acabar com a porca maledita !
Anexo 359297Anexo 359299
Ao final da retirada dos parafusos, as caixas estarão supensas apenas pelas cintas. CUIDADO!
Caso a caixa nao se separe, de uma balançadinha no conjunto que ele soltará.
Anexo 359301
Ponha algumas madeiras para suportar as caixas sobre o piso e utilize as catracas das cintas dando pequenas folgas uma a uma de modo a descer suavemente o conjunto.
Muito cuidado e nao descuide ficando embaixo das caixas. Pesam muitissimo.
Anexo 359288
Agora vamos efetivamente trocar o conjunto da embreagem.
Comprei o KIT da APDriveline na Paddock Spares e depois, devido a uma cagada na montagem tive que comprar um novo disco.
Ai comprei o disco da VALEO para a defender 130.
Mesmo instalando o plato AP Driveline e o disco VALEO da 130, o conjunto ficaperfeito.
Anexo 359302Anexo 359304Anexo 359303
Como havia uma pequena presenca de oleo, resolvi desmontar o volante e trocar tambem oretentor que fica atras do mesmo.
Da trabalho para tirar os parafusos do volante pois sao instalados utilizando trava rosca.
Instalei um novoretentor nacional da marca SABO, que é melhor o original.
Comprei na REBMAR noRio, representante autorizado da Maxion/International.
O problema é quepara a instalaçao ficar perfeita tem que fazer mais dois furos no bloco domotor e abrir rosca com um macho.
Utilizei o retentor antigo como gabarito parafazer os furos.
Coloquei 2 parafusos pequenos para nao fazer nenhum estrago nobloco.
Acho que ficou bom.
Anexo 359305Anexo 359306
Continua no próximo post...