Postado originalmente por
mgalvao
Prezado Clemente
Entendo suas preocupações e seu ponto de vista embora, como "mão-de-obra" do manual, faça (como já expliquei) ressalvas à exequibilidade de voltar a implantar sua sugestão. Por outro lado, você comete um equívoco ao escrever que no MQG não há referência à origem dos textos coletados. Observe que está lá que todos os textos provém das duas listas LR e deste Forum.
Certo dia recebi uma msg de um participante me dizendo que eu havia esquecido de incluí-lo na lista dos contribuidores do manual. Era fato e fiz a correção. Este foi o unico caso ocorrido sobre a tal lista que agora voltamos a discutir; naquele caso, onde notei que a preocupação do autor era mais de orgulho do que de outra coisa. Em seu caso, agora e entretanto, me parece que você está mais preocupado com formalidades editoriais e em se fazer justiça.
Quanto ao primeiro, o manual nunca teve qualquer pretenção daquele tipo. Também por isto, nunca sugeri nem concordei que fosse impresso, como também que fosse colocado em sites - adquirindo, aí sim, outra conotação. Neste caso existirá, pelo menos, um servidor (pessoa jurídica), um registro (comercial) e um responsável pelo site. Você sabe o que isto já representa. Aí acontece de alguém ler no site que se pode testar o acoplamento viscoso e vir a se acidentar ! - Fiz o que está indicado lá no site ! - dirá. E logo surgira algum advogado de plantão para acionar os responsáveis pelo acidente ! Esta é uma das questões. E o que dirá a LR quando encontrar um site sobre seus carros cheio de meias verdades e informações erradas sobre a sua mecânica ? Você acredita que o site permanecerá no ar por muito tempo ? Lembra-se do que aconteceu com o site do CLR, se não me engano ?
Já pensei muito sobre este caminho. Aqui ao meu lado tenho dois livros sobre o DREAMWEAVER, dois grandes tijolos de mais de 1000 páginas cada, comprados nos EUA. Já cheguei ao final de um deles, cheguei a montar um draft do site para o MQG e acabei desistindo (por enquanto, pois ainda não me convenci das vantagens) da idéia. Além de tudo, após o trabalho de edição do texto, ainda me restará o trabalho de manutenção do site !!!!
E não dá para pedir auxílio; pelo menos disto já desisti. Por três ou quatro vezes, entre pedidos e ofertas, nunca consegui nada nesta área. Há sempre muito boa vontade mans nehum resultado prático. Não estou reclamando mas somente me adiantando para aqueles que vierem a sugerir isto. Entendo que, enquanto existir, o trabalho do MQG será solitário, infelizmente.
E, por fim : justiça. É claro que há uma dose de injustiça ao generalizar-se a lista dos contribuintes com citações somente às listas e ao Forum. Mas, convenhamos, injustiças sempre existiram e continuarão a existir, sejamos práticos. Ou será que se listar o nome de todos também não estaremos incorrendo em uma delas ? O que você acha do fato de termos naquela mesma lista nomes como o seu e o do Fraga, só para citar dois exemplos de pessoas que sabem o que escrevem e que contribuem com informações corretas, ao lado de fulano e beltrano que escreveram abobrinhas, meias verdades ou informações erradas e que, por desconhecimento meu e geral foi parar no manual, um item abaixo de uma informação proveninete do Fraga ? Isto, em sí, não é bastante injusto ?
Espero que compreenda minha posição e opiniões.
Como também escrevi antes, duas das razões de eu fazer pessoalmente a distribuição dos arquvios é poder medir o interesse pelo manual (o que justificaria meu trabalho) e poder manter um canal de comunição com os interessados, como estamos fazendo agora. Se, em algum momento, sentir que ninguém mais se interessa por ele ou que o trabalho em sí está incomodando alguém - um único alguém que seja - não tenha dúvidas que não terei o menor problema em interromper a divulgação e distribuição dos arquivos, voltando ao início de tudo quando o manual começou a ser montado para meu uso próprio em casos de necessidades durante a minhas viagens.
Abraços,
mg