Pessoal. Dia 6/12/13 saímos em três Defenders PUMA e uma Toyota SW4 rumo ao Chile através da Expedição Mão do Deserto. Este monumento fica localizado a 75 km ao sul de Antofagasta. Ocorre que me preparei e preparei a viatura, no caso a Bianca (defender 110 Puma ano 2010) e depois de percorridos apenas 320 km do primeiro dia de viagem, surgiu um barulho na transmissão quando desacelerava e acelerava novamente. Diria que um barulho um pouco além do normal, haja visto que a Bianca sempre teve, desde a primeira vez que dirigi ela, quando ela ainda estava com o Eder Bonesi, um tranquinho adicional. Detectado o barulho, percorri mais uns 15 km até que ela perdeu tração totalmente e um ruído semelhante a algo não adequadamente engrenado surgiu. Não teve nenhum barulho de quebra, apenas perdeu tração. Instalamos o cambão e puxamos ela até a cidade mais próxima, no caso a cidade de Pato Branco. Lá acionei o seguro e trouxe a Bianca de volta para Curitiba de plataforma. Parte dos acessórios de viagem e toda a bagagem deixei no hotel em pato branco e parte dos acessórios passei em Curitiba para a Verdinia (defender 110 puma ano 2011). No dia seguinte me desloquei até pato branco onde reencontrei o grupo e retomamos a viagem. Concluída a viagem, depois do merecido descanso, chegou a hora de avaliar o acontecido com a Bianca. Feitos alguns testes com o carro apoiado em cavaletes, conclui que o problema estava entre a saída da caixa de trocas e a entrada da caixa de transferencia, pois as trocas de marcha ocorriam normalmente e os cardans respondiam adequadamente a utilização do bloqueio e reduzida. Muita consulta ao acervo de manuais do iTunes e com a ajuda do Clemente Gauer, resolvi seguir para meu DIY e saquei a caixa de transferencia na minha oficininha no fundo do quintal. Ao retirar a caixa de transferencia, BINGO, minhas suspeitas e a aposta do Clemente se confirmaram. Ocorreu o seguinte, para acoplar a caixa de marchas MT82 da Ford Transit na caixa de transferencia LT230 da LANDROVER os engenheiros optaram por um eixo de extensão. Este eixo tem uma extremidade estriada que acopla numa luva na caixa da transit e na outra extremidade um estriado que acopla na caixa de transferencia. Provavelmente por falha de montagem e falta de lubrificação, as estrias junto a caixa da transit se desgastaram e perderam a capacidade de tração. Estas pecas (luva - LR030054 e eixo - TUD500024) eu encontrei na britcar por 139 libras e estão vindo pro brasil. Nas fotos a seguir vocês verificarão que houve desgaste apenas da metade da extensão das estrias denotando que a peça não estava completamente inserida na luva. Outra evidência foi que quando saquei a caixa de transferencia este eixo de extensão saiu junto, sendo que ele deveria ter ficado preso na luva da caixa de trocas pelo anel elástico existente. Resumindo, o reparo não será complicado e fica a dica para todos que tem defender PUMA. Se você observa um tranquinho anormal nas trocas de marcha e se observa um ruído semelhante ao de um chocalho quando força o conjunto em trilhas, na primeira oportunidade que tiver verifique a condição deste eixo de extensão. Com a ajuda do Clemente vimos várias postagens no forum Defender2 relatando situação bem semelhante. Fico a disposição para eventuais ajudas e esclarecimentos. Junto com o Clemente estou proejando e implementando uma melhoria para evitar futuros problemas desta natureza. Assim que tiver maiores detalhes público aqui.