Caros amigos,
Não sei o que fazer. Postei meus problemas no tópico "bombas injetoras", mas a coisa piorou. Minha Defender é de 2001. Agora tem 245 mil km. Começou a fumaçar lentamente, com uns 220 mil km. Foi piorando. Na revisão anual, troquei todos os filtros. Levei ao bombista. O carro, que originalmente era de SP, estava (eu já sabia) com a bomba um pouco fechada. Feita a revisão, o carro saiu andando muito mais! Mas a fumaça piorou. Há um ano e meio que o carro ficava com gotejamento de óleo. Muito pouco. Algumas gotas. Eu já tinha notado que por duas vezes o óleo havia baixado muito (uma vez chegou a acender a luz). Mas nas duas vezes havia uma explicação: a primeira eu desgraçadamente esqueci de trocá-lo, de modo que rodei 15 mil km sem troca nenhuma (podem xingar à vontade, eu mereço). Mas o motor jamais esquentou. Na segunda, o retentor da correia dentada soltou e escorreu óleo. Voltei à oficina e tudo foi reparado. Ok. Mas a fumaça (até aqui, sempre preta), firme...
Voltando ao início da história, retornei ao bombista: depois de 15 dias com o carro lá parado, o sujeito me devolve o carro, com o suspiro (aquele que sai da válvula acima do motor e vai ligado à turbina) ligado a uma garrafa de coca-cola espirrando óleo para todo lado! Tapando o suspiro, a fumaça que sai pelo escapamento é branca e espessa como a que sai da chaminé de um trem a vapor. Eu andando na rua e as pessoas fechando os vidros dos carros. Uma vergonha.
Levei a outro mecânico, que mediu a compressão do motor. Deu 200 alguma coisa (não sei qual a unidade de medida). Parece que o mínimo fica em torno de 400. A explicação pelo que entendi é esta: a compressão do motor é sempre a mesma. Se os ajustes dos anéis, pistões etc. não estão corretos, a pressão passa para onde não deveria ir. Isso explicaria o retentor ter saído do lugar e o fato de o motor estar soprando pelo suspiro, como também a queima de óleo.
Fui aconselhado a abrir o motor, trocar tudo, camisas, anéis, pistões. Disseram-me que era melhor passá-lo, para aproveitar o trabalho, para o 2.8.
Minhas perguntas: se estava saindo fumaça preta, como agora está saindo fumaça branca? O bombista pode ter colocado pressão excessiva e danificou o motor? Como o motor pode ter piorado tão repentinamente?
Acho 240 mil km pouquíssimo, para um carro que quase não pega engarrafamento, não carrega carga como um caminhão e faz poucas trilhas, sempre leves (nunca pus o carro na bagaceira). A falha na troca de óleo, sem aquecimento, não explica um desastre desses, ainda mais que a fumaça preta já estava saindo. O motor parece ser fragilíssimo. O primeiro carro que tive, a long long time ago, foi um chevette, com o qual rodei 500 mil km. Pô, um motor de chevette mais resistente do que um que equipa uma Defender? Sinceramente, estou completamente perdido.
Abraços,
Paulo