Postado originalmente por
CGAUER
Renato,
acredito que nenhuma destes TDV6 tenham sido modificados como fazia seu colega da D20.
Eu já dirigi bastante as Discos TDV6. Ali tem muita reserva de força. É bastante difícil imaginar uma situação que permita alguém usar o motor em sua potência máxima prolongadamente, tem limitador de velocidade e não é um carro de tirar racha.
E mais, todos os motores deveriam ser projetados com uma bela reserva técnica, como acontece em todo universo da engenharia e como aconteceu com o novo 3.0 onde mudaram a parte de baixo do motor que antes era compartilhada do 2.7.
Em resumo, não é um caso isolado. Basta jogar no Google TDV6 "big end" que aparecem inúmeros resultados, certamente mais de 20 casos nos fóruns, aqui no brasil já escutei 6 ou 7.
Se buscar o mesmo, mas com o 300Tdi, tudo que se escuta é gente que ficou sem óleo e destruiu o "big end" ou outros falando que os cilindros do 300tdi podem gastar depois de 300-400mil km, mas casquilhos e bronzinas parecem ser eternos. Alías aqui no fórum só ouvi falar de dois casos em com o 300tdi, motor com 20 anos de mercado e em sua maioria hoje ultrapassando os 150mil km.
Fosse eu, entraria com um advogado, esta é uma parte do motor que jamais deveria apresentar problemas, justamente pela reserva técnica de um componente de tamanha importância.
Minha teoria; eu acredito que o motivo deve ser exatamente o mesmo que assombrou os Subarus 2009, a mudança de material das bronzinas e casquilhos, aderindo assim as recentes normas que agora proíbem uso de ligas que contenham chumbo. 2009 foi a data limite para as montadoras se adequarem.
Subaru suspends sales of all 2.5L turbo cars
Abs
Clemente