Bom gente, eu sempre na busca por melhorias no meu carro, depois de ler várias alternativas como Chipagem, Conversor de Torque da Arscroft, acabei decidindo por uma reprogramação da centralina.
Resumindo minhas impressões, posso dizer:
- FICOU DO CACETE !!!!!
Sem exageros, minha impressão de proporções é de um carro 1.0 pra um 1.4.. Ou um 1.6 pra um 2.0
Incrível a coisa muda da água pro vinho.
Carro está com uma saída impressionante, ele carro dá um pulo na saida. Dirigindo de forma branda ou pesada, eu sinto o carro muito mais solto, parece que tirei 300 kg do porta malas. As passadas de marcha ficaram mais suaves e entrando com facilidade em rotaçoes mais baixas quando dirijo suavemente. Testei também num Aclive e percebi que ela sustenta a marcha sem reduzir para subir giro. A marcha é mantida e ainda assim a aceleração vai crescendo sem esforços e por cima de tudo passando para marcha na casa dos 3.000 rpm. Nas mesmas condições anteriormente com a mesma pressão de pedal, ela reduzia e subia giro pra 3.000 rpm indo até 3.600. Bom, o meu carro não tinha mais a EGR, e eu ja havia notado ele mais esperto que todos que dirigi no rio e sao paulo quando estava procurando a viatura para a compra. Neste REMAPEAMENTO o preprarador inibiu o erro no novo mapa para que não gere códigos sobre a EGR.
Dirigindo na boa, sem pressa, saindo parado o carro levanta giro naturalmente até 2.100-2500 para as trocas de marchas.. dependendo se esta em aclive ou declive, este parâmetro varia uns 15% pra mais ou pra menos.
Estou na espectativa do consumo de combustível, mas tenho quase certeza que ficará mais econômica.
Bom, agora vamos ao resumo do que fiz.
Como já disse, busquei muita informação a respeito de remapeamento da centralina, os riscos graves envolvidos e o relato de quem ja roda com td5 reprogramada a muito tempo, principamente em Portugal, onde mora o programador que havia escolhido. Li e reli as vantagens da reprogramação sobre a Chipagem ou o Conversor de Torque mais brabo.. Estas ultima opções me deixavam desconfortável em relação ao cambio automático. O medo dele patinar era grande (existe videos de TD5 com cambio deslizando após a instalação do novo Conversor).. Por isso decidi pela opção mais barata e com menos risco para o cambio. Além disso, as declarações consistentes do Programador me deixaram decidido. Segue uma delas:
"Um remapeamento é sempre melhor do que colocar alguma box de potencia (Chip). Uma box de potencia apenas intercala no sinal que a centralina dá aos injectores, alterando a quantidade de combustivel introduzida. Com um remapeamento você vai controlar e ajustar muito mais coisas, como a resposta do motor, a resposta do pedal, a entrega de potência, os diversos sensores que o motor lê, etc, etc, por isso é uma solução muito mais completa e benefica para o motor"
Fiz então o backup do meu Mapa original (é claro!) e também mandei pro programador, que após analisa-lo sob as informações que forneci sobre meu clima, temperatura, combustivel, etc, fez as devidas melhorias no mesmo, me enviando após algumas horas. Substitui o Mapa. Seguindo as instruções descritas neste link:
Australian Land Rover Owners - View Single Post - Nanocom Evolution SD Card not reading
O mapeamento ele fez pra mim exclusivamente, está bem dentro dos limites que o conversor de toque original pode aceitar.
Bom gente, é claro que toda essa intervenção só foi feita graças ao NANOCOM. Neste pluga-se o cartão SD para o armazenamento dos mapas.
Comprem este scanner, que é vital pra quem tem TD5.
O contato do programador é td5inside@gmail.com (José Amorim, membro do Forum Land Mania de Portugal)
Paguei 200 euros e no fundo sabia que não me arrependeria. Minha espectativa foi superada, isso sim!
Falei deste forum a ele, que imediatamente já andou nos visitando e lendo algumas de nossas postagens. Não será difícil ele se cadastrar por aqui e nos dar apoio. É um cara muito Solícito e responde sempre sem demora.
É TD5, ou Nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !