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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Wilsonbelem
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    REPROGRAMANDO a ECU da MINHA TD5 - EU FIZ ASSIM..




    Bom gente, eu sempre na busca por melhorias no meu carro, depois de ler várias alternativas como Chipagem, Conversor de Torque da Arscroft, acabei decidindo por uma reprogramação da centralina.

    Resumindo minhas impressões, posso dizer:

    - FICOU DO CACETE !!!!!

    Sem exageros, minha impressão de proporções é de um carro 1.0 pra um 1.4.. Ou um 1.6 pra um 2.0

    Incrível a coisa muda da água pro vinho.

    Carro está com uma saída impressionante, ele carro dá um pulo na saida. Dirigindo de forma branda ou pesada, eu sinto o carro muito mais solto, parece que tirei 300 kg do porta malas. As passadas de marcha ficaram mais suaves e entrando com facilidade em rotaçoes mais baixas quando dirijo suavemente. Testei também num Aclive e percebi que ela sustenta a marcha sem reduzir para subir giro. A marcha é mantida e ainda assim a aceleração vai crescendo sem esforços e por cima de tudo passando para marcha na casa dos 3.000 rpm. Nas mesmas condições anteriormente com a mesma pressão de pedal, ela reduzia e subia giro pra 3.000 rpm indo até 3.600. Bom, o meu carro não tinha mais a EGR, e eu ja havia notado ele mais esperto que todos que dirigi no rio e sao paulo quando estava procurando a viatura para a compra. Neste REMAPEAMENTO o preprarador inibiu o erro no novo mapa para que não gere códigos sobre a EGR.

    Dirigindo na boa, sem pressa, saindo parado o carro levanta giro naturalmente até 2.100-2500 para as trocas de marchas.. dependendo se esta em aclive ou declive, este parâmetro varia uns 15% pra mais ou pra menos.

    Estou na espectativa do consumo de combustível, mas tenho quase certeza que ficará mais econômica.

    Bom, agora vamos ao resumo do que fiz.

    Como já disse, busquei muita informação a respeito de remapeamento da centralina, os riscos graves envolvidos e o relato de quem ja roda com td5 reprogramada a muito tempo, principamente em Portugal, onde mora o programador que havia escolhido. Li e reli as vantagens da reprogramação sobre a Chipagem ou o Conversor de Torque mais brabo.. Estas ultima opções me deixavam desconfortável em relação ao cambio automático. O medo dele patinar era grande (existe videos de TD5 com cambio deslizando após a instalação do novo Conversor).. Por isso decidi pela opção mais barata e com menos risco para o cambio. Além disso, as declarações consistentes do Programador me deixaram decidido. Segue uma delas:

    "Um remapeamento é sempre melhor do que colocar alguma box de potencia (Chip). Uma box de potencia apenas intercala no sinal que a centralina dá aos injectores, alterando a quantidade de combustivel introduzida. Com um remapeamento você vai controlar e ajustar muito mais coisas, como a resposta do motor, a resposta do pedal, a entrega de potência, os diversos sensores que o motor lê, etc, etc, por isso é uma solução muito mais completa e benefica para o motor"

    Fiz então o backup do meu Mapa original (é claro!) e também mandei pro programador, que após analisa-lo sob as informações que forneci sobre meu clima, temperatura, combustivel, etc, fez as devidas melhorias no mesmo, me enviando após algumas horas. Substitui o Mapa. Seguindo as instruções descritas neste link:

    Australian Land Rover Owners - View Single Post - Nanocom Evolution SD Card not reading


    O mapeamento ele fez pra mim exclusivamente, está bem dentro dos limites que o conversor de toque original pode aceitar.

    Bom gente, é claro que toda essa intervenção só foi feita graças ao NANOCOM. Neste pluga-se o cartão SD para o armazenamento dos mapas.

    Comprem este scanner, que é vital pra quem tem TD5.

    O contato do programador é td5inside@gmail.com (José Amorim, membro do Forum Land Mania de Portugal)

    Paguei 200 euros e no fundo sabia que não me arrependeria. Minha espectativa foi superada, isso sim!

    Falei deste forum a ele, que imediatamente já andou nos visitando e lendo algumas de nossas postagens. Não será difícil ele se cadastrar por aqui e nos dar apoio. É um cara muito Solícito e responde sempre sem demora.

    É TD5, ou Nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !
    4X4 Brasil
    Que Deus guarde a ida e a volta de todos a SL. [ DISCOVERY II TD5 2004 - Remap By Td5 Inside with 1,3Kgf Boost Pressure - ACE + SLS On Board ]

  • #2
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    Égua!!!!!

  • #3
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    Ai ai ai... Mais coisas para ponderar de fazer no meu carro... Não ta facilitando hein Wilson! Marquei isso para pesquisar mais!

    Parabéns pela iniciativa! Como disse antes, se tornando pioneiro de Nanocom aqui no Brasil hehe...

    Abs
    LandRover.Discovery 2 TD5 2004/2004 - Piloto
    Renault Sandero 1.0 2011/2011 - Co-Pilota

  • #4
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    Citação Postado originalmente por ToribioMalagodi Ver Post
    Ai ai ai... Mais coisas para ponderar de fazer no meu carro... Não ta facilitando hein Wilson! Marquei isso para pesquisar mais!

    Parabéns pela iniciativa! Como disse antes, se tornando pioneiro de Nanocom aqui no Brasil hehe...

    Abs
    opa!! quem bagunça mesmo no nanocom é o Renato, o Rones e o João que nunca mais vi por aqui eheheh
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  • #5
    Usuário Avatar de Wilsonbelem
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    Citação Postado originalmente por Leandro Neves Ver Post
    Égua!!!!!
    kkkkKKKkkkKKkkKKKkkKKKk
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  • #6
    Usuário Avatar de portuga4x4
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    Muito bom Wilson, já tinha trocado uns e-mails com a td5 inside, mas como a minha centralina é antiga não dá para fazer essa reprogramação à distancia, teria que trocar por uma mais nova ou enviar a minha para Portugal para fazer uma modificação interna que permite a reprogramação o que torna a operação inviável.

    Essa Disco 2 reprogramada por eles está de outro mundo.


  • #7
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    Citação Postado originalmente por portuga4x4 Ver Post
    Muito bom Wilson, já tinha trocado uns e-mails com a td5 inside, mas como a minha centralina é antiga não dá para fazer essa reprogramação à distancia, teria que trocar por uma mais nova ou enviar a minha para Portugal para fazer uma modificação interna que permite a reprogramação o que torna a operação inviável.

    Essa Disco 2 reprogramada por eles está de outro mundo.

    o cara manda bem portuga. Mas trocando a centralina fica muito ruin pra vc? Eu arriscaria.. Vale a pena com certeza.
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  • #8
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    Choquei ! ! !

    REPROGRAMANDO a ECU da MINHA TD5 - EU FIZ ASSIM..-choquei.jpg
    Defender 90 Prata - Defender 110 Verde

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Msrezende Ver Post
    Choquei ! ! !

    REPROGRAMANDO a ECU da MINHA TD5 - EU FIZ ASSIM..-choquei.jpg
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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  • #10
    Usuário Avatar de Sittich
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    Citação Postado originalmente por Wilsonbelem Ver Post
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Belém,

    Parabens pela iniciativa. Me preocupa se não pode haver dano a longo prazo pro motor.
    Alguma informação nedte sentido?
    Aqui em BH com tanto morro, uma arrancada mais firme seria 10.
    Disco II TD5 2003 HSE7 ACE SLS A/C
    Parachoque personalizado -Lift 2" Terrafirma
    Map TD5-inside estágio 2 - No-EGR

  • #11
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    Viva,

    Permita-me a resposta. Os ajustes a fazer por o programador deverão ser ajustes feitos com responsabilidade. É possível extrair enorme potência do motor td5, mas você tem que fazer as coisas com segurança. Dito isto, o motor td5 tem enorme margem, mas cabe a quem programar, ficar bem dentro dessa margem e se cumprir isso não trará nenhum problema ao motor. Claro que a manutenção é muito importante, mas isso é importante em qualquer caso, original ou reprogramado.
    Os fabricantes tem que ter em conta que o veículo poderá ser comercializado em qualquer parte do mundo. Esta questão é muito importante, uma vez que os veículos tem que estar preparados para zonas do globo que atingem temperaturas muito quentes e, ao mesmo tempo, para outras zonas onde as temperaturas são exactamente o oposto, isto é, muito frias.
    Além disso, tem que ter em consideração factores como a qualidade dos combustíveis e também negligências por parte de muito proprietários no que à manutenção e/ou revisões diz respeito. Por isso é que os carros vem sempre com grande margem e até no mesmo carro há programações originais diferentes. Os carros no Brasil, pelo que vi, tem uma programação com variante completamente diferente dos europeus, tal como dos africanos.

    Quem programa tem que pegar no mapa base original e afinar tudo partindo daí. Há muitos ajustes que se fazem em que nem se mexe na potência do motor própriamente dita, apenas ajusta pedal do acelerador, tempo de resposta do motor, cambio de marcha na caixa automática, etc, etc, e isso torna condução muito mais agradável. Em muitos casos, como Wilson já constatou, você vai andar com carro muito mais relaxado, com rotação mais baixa porque sabe que tem potência logo que pisa no acelerador e isso não só baixa consumo, como acaba por poupar também o motor.

    Disponha !

  • #12
    Usuário Avatar de renato vieira
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    Amorim,

    Minha Disco é anterior a out/01.
    Se eu adquirir um módulo NNN, este será compatível com meu veículo?

    Sds


    Citação Postado originalmente por td5inside Ver Post
    Viva,

    Permita-me a resposta. Os ajustes a fazer por o programador deverão ser ajustes feitos com responsabilidade. É possível extrair enorme potência do motor td5, mas você tem que fazer as coisas com segurança. Dito isto, o motor td5 tem enorme margem, mas cabe a quem programar, ficar bem dentro dessa margem e se cumprir isso não trará nenhum problema ao motor. Claro que a manutenção é muito importante, mas isso é importante em qualquer caso, original ou reprogramado.
    Os fabricantes tem que ter em conta que o veículo poderá ser comercializado em qualquer parte do mundo. Esta questão é muito importante, uma vez que os veículos tem que estar preparados para zonas do globo que atingem temperaturas muito quentes e, ao mesmo tempo, para outras zonas onde as temperaturas são exactamente o oposto, isto é, muito frias.
    Além disso, tem que ter em consideração factores como a qualidade dos combustíveis e também negligências por parte de muito proprietários no que à manutenção e/ou revisões diz respeito. Por isso é que os carros vem sempre com grande margem e até no mesmo carro há programações originais diferentes. Os carros no Brasil, pelo que vi, tem uma programação com variante completamente diferente dos europeus, tal como dos africanos.

    Quem programa tem que pegar no mapa base original e afinar tudo partindo daí. Há muitos ajustes que se fazem em que nem se mexe na potência do motor própriamente dita, apenas ajusta pedal do acelerador, tempo de resposta do motor, cambio de marcha na caixa automática, etc, etc, e isso torna condução muito mais agradável. Em muitos casos, como Wilson já constatou, você vai andar com carro muito mais relaxado, com rotação mais baixa porque sabe que tem potência logo que pisa no acelerador e isso não só baixa consumo, como acaba por poupar também o motor.

    Disponha !
    Renato Vieira
    S10 4x4 15 + BMW800GS
    Agora, com a Disco 96 e a Def 90 01 para brincar

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