O DC100 é complicado demais para atender a proposta de um Defender. O Defender 300TDI funciona com apenas um único fio com 12 Volts. Todos os outros problemas são diagnosticados visualmente.
O DC100, tem uma infinita eletrônica embarcada. Esta eletrônica é codificada de tal modo, que se apresentar qualquer problema, é concessionária e passagem de volta para casa. Vide os inúmeros exemplos relatados aqui no fórum pelos donos de até mesmo o Defender Puma, que tem uma quantidade moderada de eletrônica.
Um autêntico 4x4 tem eixos rígidos, cruzetas e alavancas engate das opções de tração. Um bom 4x4 deveria permitir a lavagem de seu interior com água.
Um verdadeiro 4x4 não deveria ser obrigado a se enquadrar na lei de emissão Euro 5 ou Proconve P6 e P7. Não podemos nos dar ao luxo de ter um veículo de uso off-road com uma infinidade de sistemas de controle de emissões que a qualquer momento pode interromper uma aventura, como é o caso do sistema EGR, comon rail, filtro de partículas (DPF), conversores catalíticos, sensores e atuadores eletrônicos, etc, etc...
Eu preferia pagar o dobro de IPVA para andar num Defender 2.8 TGV mecânico e um tanto poluidor, ao invés de um raquítico Puma 2.2 operando nos limites da física e carregado de eletrônica. Eletrônica esta, que garantidamente será motivo de futuros aborrecimentos.
Quando o assunto é jipe, a palavra de ordem é a simplicidade e a leveza. Infelizmente o DC100 peca neste sentido.
Abraços
Clemente