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  • #1
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Citação Postado originalmente por MRMoraes Ver Post
    Boa tarde Pessoal,

    Vou utilizar este tópico para não ter que abrir outro.
    Bom minha SPTG utiliza RL da AVM e a minha dúvida é:

    1ª situação: Posso utilizar a 4x4 acionada na roda, porem 4x2 na caixa?
    O exemplo é o seguinte, entro em uma estrada de terra onde não sei o que irei encontrar pela frente, desço(no seco para não embarrar os pés , kkkk) aciono nas rodas o 4x4 e vou andando no 4x2, caso me depare com alguma dificuldade, engreno o 4x4 na caixa também.

    2ª situação: Posso engrenar a 4x4 reduzida para transpor algum obstaculo, porem não travar as RL na posição 4x4?
    Exemplo, preciso subir um pequeno aclive onde quanto mais devagar, para questão de derrapagem é melhor.

    Nestes dois casos, poderia haver prejuízo ao sistema?

    Obrigado.
    Pode sim, nos dois casos não tem nenhum problema.
    Só não pode engatar as RLs e a tração em pisos com muita aderencia como asfalto e fazer curvas.

    []s
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  • #2
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    Sportage 97 não está traçando as rodas

    Bom dia. Pessoal. Sou novo aqui. Espero que possam me ajudar. Comprei uma sportage 97.. porém fui testar 4×4 .fiquei na mão. Coloquei na rampa dei uma olhada. E percebi. Que ela está traçando nos eixo dianteiro da roda e no diferencial tudo certo. Porém chega na roda ela está livre. Ou seja a roda não está travando. Mais. A caixa tá engatando normal tá reduzindo. Mais apenas as rodas não estão travando. Como falei sou novo. Oque pode ter acontecido. O eixo tá travando. Mais a rodas estão livres. Desde já obrigado

  • #3
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Sua sportage o acionamento é mecanico, no mecanismo de acionamento da RL tem um anel com tres pinos, normalmente esses pinos quebram ou desgastam, por isso não aciona a RL.
    Não perca tempo em arrumar, coloque as AVM manuais ou automaticas.

    [ ]s
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  • #4
    Usuário Avatar de torugo
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    Question Tração dianteira Sportage

    Procurei um bocado por este tópico e não encontrei, então resolvi fazer um.
    Bem, minha Sportage 2.0 16v 1997 tá fazendo uns estalos estranhos nas rodas dianteira quando traciono. Não deve ser normal, por isso queria saber se alguém pode me dizer do que se trata.
    Esse meu carro ficou com meu sogro por alguns anos e ele NUNCA tracionou, nunca mesmo! Agora que estou com ele de volta, resolvi colocá-lo onde ele deve ir, fora da estrada. Mas pra isso seria ideal que sua tração estivesse ok, daí fui testar. Óleo tá ok, engata numa boa, acende luz no painel, seja na reduzida ou na alta, mas em qualquer um dos casos eu começo a ouvir uns estalos parecidos com barulho de ponta homocinética ruim. Mesmo andando em linha reta. Será que estão ruins mesmo? Ou é assim mesmo?
    Confesso que enquanto o carro estava comigo (antes de ficar com meu sogro) eu tracionei algumas vezes (poucas) mas não me recordo destes barulhos.
    Alguém pode dar uma ajuda?

  • #5
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    1- Se quando esta desengatada não faz barulho, a homocinética deve estar ok.
    2- Se engatada faz barulho talvez seja só falta de lubrificação, já que ficou muito tempo sem uso.
    Em qualquer dos casos o ideal é abrir e verificar a situação das rodas livres, uma observação que se deve levar em conta é que não se deve estercer demais quando estiver tracionada, isto pode causar quebra da roda livre!
    Me corrijam os mais experientes se eu estiver errado, um forte abraço a todos!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #6
    Usuário Avatar de torugo
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    Citação Postado originalmente por Djalma colombo Ver Post
    1- Se quando esta desengatada não faz barulho, a homocinética deve estar ok.
    2- Se engatada faz barulho talvez seja só falta de lubrificação, já que ficou muito tempo sem uso.
    Em qualquer dos casos o ideal é abrir e verificar a situação das rodas livres, uma observação que se deve levar em conta é que não se deve estercer demais quando estiver tracionada, isto pode causar quebra da roda livre!
    Me corrijam os mais experientes se eu estiver errado, um forte abraço a todos!
    Como sempre meu "padrinho" tá pronto a me ajudar. hehehe
    Quando desengatada não faz barulho algum nas rodas dianteiras, mas é só engatar que começa o "tec tec tec...". Seja em linha reta ou esterçando.
    Nunca mexi na roda livre deste carro, e pelo que sei, ninguém nunca o fez também, pois antes de ser minha era de uma mulher que não usava em trilha ou sequer tracionava a coitada.
    Como lubrificar essa roda livre? Sabe de algum post sobre isso?

  • #7
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    Existe sim um post, a lubrificação é só desmontando, não tem outro jeito!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #8
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Só um post não, no minimo tres...
    Este forum ta ficando cada vez pior, acho que o moderador tirou ferias eternas...

    []s
    (DU)
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  • #9
    Usuário Avatar de torugo
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Só um post não, no minimo tres...
    Este forum ta ficando cada vez pior, acho que o moderador tirou ferias eternas...

    []s
    (DU)
    Então me ajuda aê. Não achei nenhum....
    Será que esse serviço de desmontagem e lubrificação da roda livre tem condição de ser feito por um "mechanico" em casa mesmo?

  • #10

  • #11
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    Torugo
    O Duarte tem razão mas já que abriu o tópico aqui vai uma contribuição. Depois da manga de eixo tem um rolamento de agulha( pelo menos no caso da minha uma TDI 2001 tem ) que se quebrar faz com que ocorra esse barulho a que se refere quando a roda livre está ligada. Comigo acontecia a mesm coisa e o problema era ele. Vale a pena dar uma olhada

  • #12
    Usuário Avatar de torugo
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    Bem, primeiramente gostaria de me desculpar por ter aberto um tópico já existente. Foi total inexperiência e dificuldade em encontrar algo do gênero nas minhas buscas (talvez eu não esteja buscando de forma certa), mas já que foi aberto, foi pelo menos continuar.
    Acabei de abrir e verificar a roda livre do lado direito da minha Sportage 96/97 2.0 16v, e o que fazia barulho nela eram as peças de encaixe da ponta de eixo na roda livre. Em resumo, elas não estavam se conectando totalmente, daí o estalo sequencial ao rodar traçado (tec, tec, tec, tec...). Abri, tirei, limpei, lubrifiquei e aparei com uma microretífica com ponta de esmeril) algumas rebarbas nas peças metálicas (parecem ser de uma liga de antimônio), pois por causa do mal encaixe no acionamento ela ficou com algumas "beliscadas" por dentro causando as rebarbas. Acho que resolvi paliativamente, o barulho parou, mas sei que não estão 100% então terei que substituí-la, já estou a procura de uma usada.

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