Marcos,
Se tu tivesse usado o arranque do Santana moderno, além de ser mais forte que esse que tu usou, não precisaria essa adaptação q tu fez, pois ele não tem bucha.
Abraço,
Versão Imprimível
justamente o que eu pensei,na falta do dim dim nós somos obrigados a usar o que temos,podendo até ficar mais trabalhoso,mais com certeza mais barato.
parabens,estou gostando do seu prejeto.
Ainda na embreagem, após o aumento do garfo e seu deslocamento para frente, a haste da bomba de embreagem ficou um pouco curto, a ponto do jonsom, (que empurra a haste) sair da bomba. O jeito foi aumentar a haste, achei melhor mandar fazer outra, com o tamanho certo ao invés de cortar a original e soldar outra peça aumentando assim a haste.
A medida de aumento é exatamente o tamanho da cabeça da haste, só fiz duplicar a cabeça.
Após este processo é só sangrar a bomba, tirar todo o ar e testar a embreagem.
Você sentirá a embreagem com pressão e ao mesmo tempo mais leve que a original.
Abaixo coloco a foto da haste original, comparada com a haste que mandei fazer.
Outra dica importante, no início destas postagens, quando falei que o fixo a se usar seria o do opala, me enganei, o fixo a se usar será o da F4000 que é de uma borracha mais dura.
Coloquei o do opala e o motor ficou muito solto nos suportes, ai resolvi trocar pelos da F4000 que são mais rígidos. Segue as fotos.
Bem, como o nome já diz “adaptação” cada caso é um caso. Eu dei um norte para aqueles que pretenderem mudar seus motores, claro que não é regra o motor AP, pode-se colocar qualquer motor, cada um terá um tipo de adaptação, eu particularmente gosto do AP.
Abaixo segue as fotos do motor já montado e colocado na Sport, ainda faltam algumas besteirinhas como correias, descarga e parte elétrica.
Assim que o carro andar farei alguns testes e colocarei aqui o resultado.
Percebam que o coletor de admissão fica bem perto do suporte da bateria, não tenho como colocar o carburador.
Resolvi tirar esta extenção do suporte para que possa colocar o carburador e arrumar outra forma de prender a bateria. Também pode-se mudar a posição da bateria, mas isso é outro assunto, não qiz mexer nela.
Claro, quem quizer injetar não terá este problema.
Vejam a bomba de direção hidráulica da Sportage, está fixada no bloco do AP com o suporte também da Sport.
O motor AP tem originalmente um fixo de borracha na dianteira, pois bem, este fixo não será necessário na adaptação, na mesma furação do fixo no bloco do motor entra o suporte da bomba hidráulica da Sportage, os buracos do suporte casam com a furação do motor.
Notem que o alternador também é da Sportage, apenas tive que mudar sua polia por uma do AP.
O problema foi o compressor de ar, como o original da Sport é fixo no bloco do motor dela e eu precisava de um móvel que pudesse ser regulado, fui a um sucateiro e troquei o compressor dela por um do AP. Só não sei ainda quanto vou gastar para trocar as mangueiras do ar, pois a posição dele ficou inversa à original.
Que motor pequeno! Ou o da sport que é monstro!
estou acompanhando este topico desde o começo,estou ansioso para ver o resultado final.
sou fã do motor ap e acho que essa adptação vai ficar muito boa.