Bom, quero agradecer ao Eduardo que me recebeu no meio do feriado para verificar minha viatura, como é bom falar com quem entende. Identificamos que meu radiador é de 3 colmeias, ou seja, deve ter sido trocado em algum momento. O mesmo recomendou somente substituir a válvula termostática (não que a minha esteja com problemas, mas, original e que trabalha com temperatura mais elevada) turbinar a ventoinha com um pouco mais de silicone (técnica desenvolvida por ele mesmo) e instalar os medidores auxiliares (já havia agendado para setembro / outubro com meu mecânico convencional), do mais identificamos que a viatura está em ótimo estado e a manutenção que foi realizada até o momento está muito boa (falta alguns detalhes que serão sanadas do setembro / outubro, quando eu estiver com mais tempo sobrando $$$).
Entendo que instalar o vaso de expansão, é uma segurança, ainda maior, contudo, é um custo adicional e que talvez não se faça necessário caso mantenham em dia a manutenção, como por exemplo tampa do radiador nova e original (a minha é) válvula termostática com abertura em temperatura menor (ideal para nosso clima), fluído de boa qualidade (nem preciso falar que a maioria é água com corante, cuidado)
Glaicon,
Obrigado pelas dicas, contudo, a substituição das mangueiras foi realizada também, e não somente do sistema de arrefecimento, mas como de outras partes.
Eduardo obrigado pela ajuda.