Pessoal,
Aqui estão as fotos com o resultado final do "upgrade" da Sportage. Ontem coloquei os calços na dianteira, e posso dizer que o resultado ficou show de bola :dance: Parece que fui para a oficina com um carro e saí com outro eheheheh! :D
Versão Imprimível
Pessoal,
Aqui estão as fotos com o resultado final do "upgrade" da Sportage. Ontem coloquei os calços na dianteira, e posso dizer que o resultado ficou show de bola :dance: Parece que fui para a oficina com um carro e saí com outro eheheheh! :D
Apenas uma retificação,
A colocação de um calço na dianteira eleva a altura da Sportage mais do que a simples altura do calço, efeito gerado pela geometria da suspensão. No meu caso, calços de 3cm elevaram a frente em 5cm reais. Desta forma, os ganhos de altura, medidos da aba inferior do para-lamas ao chão foram:
Dianteira: 2,25cm (pneus 235/75 R15) + 5,00cm (calços 3cm) = +5,25cm
Traseira: 2,25cm (pneus 235/75 R15) + 9,00cm (mola diant. ômega 4cc) = +11,25cm
Ficou bom, não penso mais em diminuir a traseira em 3cm, fica como está. :concordo:
Quanto aos calços, não usei os de nylon Tecnil; mandei confeccionar uns de borracha lonada resistente, os mesmos usados em suspensão de ônibus e caminhões, custo R$ 45,00 o par... Seria muito fácil tornear uns de Tecnil, achei um torneiro que os faz a R$ 100,00 o par, mas penso que embora resistentes, são muito duros. A borracha lonada cede alguma coisa, acho que não mais que 10% da altura original (fiz com 33mm), e depois não cede mais, além do que tal borracha, sob pressão, amolda-se assumindo a forma da peça contra a qual é pressionada, o que, penso, garante melhor apoio sobre o prato da mola. Se não servir, troco pelos de Tecnil.
O único porém é que calços de borracha não suportam óleos, mas para mim não há problema, nunca lubrifico o carro por baixo, apenas lavo com jato de lata pressão toda vez que uso o carro fora-de-estrada.
Errei na conta, é 7,25cm.Citação:
Postado originalmente por Fernando Costa
Comenale,Citação:
Postado originalmente por comenale
Boas !
Comprei minhas pastilhas de freio semana retrasada no Koga, Pq São Lucas/SP... paguei cerca de R$ 50,00 ....
Abraços,
Cervelin
Pessoal,Citação:
Postado originalmente por Cervelin
Alguem sabe que parachoque de impulsao cabe no sportage 99?
ComenaleCitação:
Postado originalmente por comenale
Se te interessar: Fortrac em Piracicaba. Mandam por SEDEX em 24 hs e sem custo adicional, e quase tudo que precisei foi mais barato ou igual ao paralelo. É uma concessionária Kia/New Holland.
Fone (19) 3417-9999
mail: pecas@fortrac.com.br
Fale com o Marcos (gente boa)
T +
CZ
FernandoCitação:
Postado originalmente por Fernando Costa
Caso resolva trocar os calços, também acho que nylon não rola, mas tente fazer calços de poliuretano (plastiprene), são bons de se usinar e você pode escolher a dureza mais conveniente para seu caso. Trabalho muito com esses materiais e são muito resistentes e amortecem mesmo não deixando passar vibrações. A dureza é especificada pela cor do material. Bem talvez vc já saiba isso, mas é só pra opinar!!
[ ]'s
CZ.
Valeu pelas dicas, pessoal.
Acabei encontrando as pastilhas na concessionária Kivel, na Freguesia do Ó e vejam só, pela bagatela de R$ 70,00.
Mas fiquei impressionado com a disparidade de preços entre concessionárias. Chegaram a me pedir R$ 189,00 na Divel :discordo: .
Fernando, parabens pelas alterações, ficou "10" :palmas:
Zanotto,Citação:
Postado originalmente por zanötto
Meu conhecimento sobre o poliuretano é superficial, ontem vi no torneiro um bloco de cor laranja pronto para tornear e achei interessante.
Vc. poderia especificar as cores e respectivas densidades? Acho que o mais utilizado para calços é o de densidade 90, estou certo?
Vai ser muito útil se precisar trocar os calços. Só é um pouco caro (aqui R$ 150,00 o par) ,mas é um material excelente, bem mais adequado que o Tecnil.
Abraço.
Fernando
Apesar de não parecer o Nylon tecnil tem uma certa flexibilidade, concordo com o Zanötto a melhor opção é o Poliuretano, só que é mais caro; se deres uma olhada por aí tem gente que usa calço de aço, deve fazer barulho, etc , mas funciona, já que fica preso pela suspensão.
Olha a foto do calço de aço.
Abraço
Pessoal
Sobre os calços de aço , se não me engano são de uma Explorer gringa, achei na web quando procurava uma maneira boa e barata para levantar a antiga 97.
Abraço