-
Cesar Boschetti,
A Sportage é muito boa! A minha so quebrou uma das travinhas da roda-livre pq eu fiquei uns 15 minutos tentando sair do lugar, sem parar, indo pra frente e pra tras com a sportage, atolada. Isso que eu tenho pneu 31x10.5, muito maior que o original 205/75.
-
Cesar Boschetti,
Concordo com o Maverickturbo.... a Sportage é carro prá qualquer terreno. Também já enfrentei terreno com bastante inclinação e um verdadeiro sabão e o bicho foi que foi.
E prá descer? :oops:
A reduzido do TD é simplesmente fantástica. Segura uma barbaridade e gruda no chão!
Deixei muito Suzuki pra tráz baixando a pressão dos pneus enquanto enfrentava a ribanceira numa boa :dance:
-
Olá Maverickturbo e demais amigos do Sportage.
Acho que você não terá problemas para encontrar as rodas livre da AVM em SP. Eu as obtive de fornecedores aqui mesmo em SJosé dos Campos (esperei apenas 2 dias). São mais robustas e confiáveis que o sistema a vácuo. Parece que o principal problema do sistema a vácuo são as mangueiras. Qualquer pequena fuga a roda não engata. Além disso, são mais frágeis que a manual.
Alias, quero registrar aqui, um elogio ao serviço de pós venda da Trilha Europa de SJCampos. Foi a loja onde comprei minha Sportage. Eles representam a Troller aqui em SJCampos. A garantia de motor e transmissão é obrigatória por lei, como todos sabemos, mas o pessoal da loja foi muito prestativo e agil em me resolver o problema da roda livre sem qualquer ônus para mim. Inclusive, não fosse minha preferência pela AVM, eles iriam colocar a original que é até um pouco mais cara. Resgistro aqui meu respeito e admiração por essa conduta profissional da loja.
De qualquer modo, acho que o que aconteceu com você - Maverrickturbo - merece ser lembrado por todos que usam pneus maiores que as medidas originais. No meu caso a diferença é bem pequena.
As relações de transmissão são alteradas e em situações onde o torque do motor obrigaria a roda a girar em falso, quando se trata de um pneu maior, a roda fica mais pesada e o resultado acaba sendo a ruptura de alguma coisa.
Acho que devemos estar todos atentos a esses detalhes dinâmicos do conjunto transmissão e suspensão. Os pneus maiores, além do melhor efeito estético, ajudam em algumas situações, mas podem comprometer em outras. Acho que é bom redobrar o cuidado em situações críticas. É melhor guinchar que ficar forçando.
Até mais,
-
Na Jipebras tem a roda livre manual por R$ 395,00 e a automática por R$ 520,00 em 4x
-
Alguém já colocou pneus 235/75 R15 na Sportage Turbo Diesel? Ficou bom? Ficou muito "manca"?
-
MarcSport
Já discutimos um pouco esse assunto nas páginas anteriores. Os pneus 235/75R15 significam uma alteração de 6,7% em relação ao pneu original do Sportage. Sua velocidade e quilometragem reais serão 6,7% a mais do que aquelas marcadas no velocímetro e odômetro parcial. É bom ter isso em mente perante a fiscalização e no cálculo do consumo.
Como seu carro já está calçado com 2", talvez não haja problemas do pneu roçar em alguma parte das caixas de roda. Todavia é bom examinar com cuidado e fazer um teste antes de comprar os pneus. Se sua roda for original o offset deve ser de +44 mm e acho que não haverá esse problema. Se não for original, uma coisa a mais a ser verificada com calma. Aquelas rodas estilo prato-fundo, geralmente possuem offset negativo.
Além disso, como as relações de transmissão ficam alteradas, é bom não forçar o carro em situações críticas. Em casos onde o torque do motor faria o pneu original rodar em falso, um pneu maior pode ficar travado e quebrar a roda livre como ocorreu com o MaverickTurbo.
Toda alteração tem seus benefícios e malefícios. Cada caso deve ser analisado com cuidado e bom senso.
Até mais,
-
MarcSport,
Mais uma vez falando da substituição dos pneus 205/75 pelos 235/75, são as seguintes as minhas observações:
Alterações negativas:
Alteração do odômetro e velocímetro em 6,6 %, para menos, embora o velocímetro esteja atualmente marcando igual aos radares de rodovias, acho que é porque um ou outro são calibrados para marcar a menor.
Aumento do consumo em 1Km/L, após as devidas correções no odômetro, a minha está fazendo na cidade 9 Km/L, contra 10 Km/L da Sportage TD com pneus 205/75R15.
Alterações positivas:
Quanto ao desempenho no asfalto, não senti qualquer alteração, nem em arrancadas nem em retomadas de velocidade;
A altura livre aumentou em 3cm, passando para 23cm;
A danada virou o bicho na areia, passando por locais em que buggys e pick-ups se enrolam. Para se andar em areia, a pressão transmitida ao solo deverá ser a menor possível, o pneu deverá “flutuar” ao máximo. Com os 205/75 eu tinha que baixar sempre a pressão dos pneus para 18 libras, com os 235/75 entro direto em qualquer areia sem baixar uma libra sequer.
Estou com a suspensão original, que já enfrentou todo tipo de ângulo com o carro carregado sem que os pneus 235/75 raspassem em local algum;
E é claro, ficou muito mais bonita, na minha só falta dar uma levantada...
Não vejo como seria possível a Sportage quebrar algo de suspensão ou transmissão com os pneus 235/75R15. A suspensão é simples e super robusta, agüenta esforços pra kct (com exceção das molas traseiras, muito macias, que pretendo trocar em breve). Já mostrei a suspensão a dois mecânicos bem antigos, que ficaram surpresos com a rigidez do conjunto. Pesquisei bastante e jamais ouvi alguém reclamar da transmissão da Sportage, ou que alguma houvesse estourado um diferencial.
Quanto à roda-livre, acho que uma AVM no lugar da original vai bem, não quebra de modo algum.
Para finalizar, vale lembrar que a L200 tradicional e a Sportage Turbo tem exatamente o mesmo torque (20,5 kgf.m) e potência (87cv), sendo que já cansei de ver a L200 até com pneus 265, pelo simples fato de que já vem muito “calçada” de fábrica, comportando tal dimensão. Por que as nossas Sports não arrastariam um simples 235/75?
Até mais.
-
2 Anexo(s)
Quanto maior a flutuação do pneu, menor será o esforço sobre todo o conjunto mecânico, pelos menos na areia fofa. Desta forma, um pneu 235/75 forçará muito menos motor e transmissão que os originais 205/75.
Comparando antes e depois. Com os pneus originais a Sportage abre sulcos mais profundos na areia.
-
Cesar Boschetti,
A minha roda livre so quebrou por pura burrice minha, pq na hora que eu atolei, eu fui tentar dar uma de magaiver e sair sozinho de la. Resultando depois de 15 minutos indo pra frente e pra tras dentro de uma poça de lama com um dos pneus quase totalmente submerso no barro foi a quebra da roda livre. Se eu tivese simplesmete esperado o socorro minha roda livre estaria funcionando normalmente.
Fernando Costa,
Na areia fofa acho que quanto mais largo e liso for o pneu melhor. Quando vc der uma levantadinha de leve vai ficar muito bonita a sua sportage.
Hj de manha eu deixei a sportage no meca pra troca as roda livre. De tarde eu busco elas. Ñ vejo a hora de testas elas :dance:
-
1 Anexo(s)
Molas traseira
Caros amigos
tenho uma grand sportage, e notei que ela tem uma leve inclinaçao na traseira para o lado direito, coisa de no máximo 2 cm, já levantei ela no elevador e verifiquei todos os componentes da suspensão, ou seja, as molas amortecedores e seus respectivos calsos estao no lugar, nao falta nenhuma peça de metal ou borracha de ambos os lados, acredito que possa ser mola cançada, será que alguem já teve alguma experiência desse tipo e poderia me dar alguma informaçao para que eu consiga sanar esse problema?
fui procurar uma oficina de molas e me disseram que eu deveria trocar todas as molas ou estica-las e tempera-las novamente, e o serviço ficaria em 700 reais, achei muito caro e acredito nao ser necessário fazer o todo esse trabalho.
agradeço antecipadamente a colaboraçao e mando um abraço a todos
-
Luis Lima,
Tem varias opções pra traseira da sportage. Nosso amigo Flavio Miranda usou as molas dianteiras de suprema 3.0 acho. Tem que procurar pelo topico, outra pessou que ñ lembro nome agora usou molas de monza hatch. Inclusive se vc voltar umas boas paginas, teve outra pessoa que fez ate um tutorial pras molas.
-
Luis,
As molas traseiras originais da Sportage são muito macias e não aguentam muito o tranco. A minha tem uma diferença de 1cm de um lado para o outro. Como quero levantar o carro, pretendo trocar as molas.
O preço pedido pelo mecânico é irreal :shock: . Se vc. quisesse trocar as molas e ainda "levantar" a Sportage, bastaria substitutir as molas traseiras originais pelas molas dianteiras do Ômega (aprox. R$ 90,00 cada) e adaptar prolongadores nos amortecedores originais. Eu não pagaria mais do que R$ 50,00 de mão-de-obra, e achando caro.
Caso queira manter a altura perto do original, o colega Bica (página 20) deu a dica de usar as molas do Monza Hatch 89, a traseira sobre apenas 2cm, e acredito serem mais baratas que as do Ômega.
Até mais.