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  • #1
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Sportage com Roda-Livre Manual




    Troquei a roda-livre automática original da Sportage por uma manual AVM e surgiram duvidas qto sua utilização.
    A primeira é quanto ao engate do 4X4 em movimento, partindo do principio que a roda-livre já estivesse com o 4X4 acionado anteriormente.
    É possível ou é melhor parar o veiculo? Pois o 4X4 dela é sincronizado, porem no original mesmo em movimento o cardã dianteiro estaria parado e ao acionar o 4X4 este entraria em movimento acoplando a roda-livre. Porem com a roda-livre manual o cardã já estaria em movimento.
    E a outra duvida é quanto ao uso do 4X2 reduzido, o que é possível com a roda-livre manual. Existe alguma restrição ou alguma recomendação em especial?

    Abraço e obrigado
    Abraço,
    Thiago
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  • #2
    Usuário Avatar de zanötto
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    Ô Thiago, se vc usar 4x2 reduzido, vai correr sério risco de quebrar sua ponta de eixo!! Pois toda a força da tração vai ser direcionada para o eixo traseiro. A posição de reduzida na alavanca é colocada depois de 4x4 justamente para eliminar esta possibilidade, assim vc só poderia engatar a redução após engatar 4x4.
    Para utilizar o engate automático da tração vc teria de deixar a roda livre já na posição 4x4, isso ocasiona um desgaste desnecessário dos componentes dianteiros de tração,pois como vc disse tudo vai estar em movimento, vale lembrar também que existe cerca de 70% de bloqueio do diferencial o que vai dificultar as curvas.

    Falou!?

  • #3
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Ok Carlos obrigado pelas dicas...então o uso do 4X2 reduzido está excluido!!!
    Só não entendi qdo vc disse q existe cerca de 70% de bloqueio do diferencial seria no diferencial dianteiro?

    Abraço,
    Abraço,
    Thiago
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  • #4
    Usuário Avatar de Hélio
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    Pessoal vou aproveitar o tópico para tirar uma dúvida

    Recentemente comprei uma Sportage 97, e como estou sem os manuais não disponho de informações precisas. Dei uma olha próximo as rodas dianteiras, e não consegui identificar as tais mangueiras para engate das rodas livres.
    Alguém tem como dar uma dica de onde ficam estas mangueiras, e como verificar se estão com problemas (furos, trincas, ou se lá o que).

    Tentei utilizar o 4x4, mas acho que as rodas livres não engataram. A reduzida esta funcionado pois dá pra perceber logo que se engata.

    obrigado


    []'s sem RL
    TROLLER 2002 - 32" Maxxi BigHorn - SEM GUINCHO

  • #5
    Usuário Avatar de flavio bastos
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    Exclamation

    Citação Postado originalmente por Hélio
    Pessoal vou aproveitar o tópico para tirar uma dúvida

    Recentemente comprei uma Sportage 97, e como estou sem os manuais não disponho de informações precisas. Dei uma olha próximo as rodas dianteiras, e não consegui identificar as tais mangueiras para engate das rodas livres.
    Alguém tem como dar uma dica de onde ficam estas mangueiras, e como verificar se estão com problemas (furos, trincas, ou se lá o que).

    Tentei utilizar o 4x4, mas acho que as rodas livres não engataram. A reduzida esta funcionado pois dá pra perceber logo que se engata.

    obrigado


    []'s sem RL
    Helio , sua sportage ano 1997 não usa as rodas livres automaticas a vácuo , só usadas nos modelos anos 98 modelo 99 , 99 em diante.
    A sua roda livre é automatica mecanica , muito mais segura por sinal, ela deve ser acionada parada ou em baixa velocidade , e só é destravada, liberada, ao se levar a alavanca para 4x2 e tem de dar uma ré de aproximadamente 1 metro. A marca AVM tem um modelo desse para sportage que é muito mais confortavel que as manuais , varios carros de outras marcas usam esse sistema , como é o caso do suzuki vitara . Os gran vitara já usam sistema á vacuo tambem, mas ele é acionado no diferencial dianteiro os do sportage no cubo de roda.A manutenção da valvula de pressão geradora do vacuo , limpeza apenas, e troca das mangueiras se necessário , resolvem na maioria das vezes os problemas do lock á vacuo , sua localização é proxima a bateria nos modelos 99 em diante que possuem o vácuo;
    No meu eu uso as da AVM automática mecanica pois uso muito o 4x4 e na epoca não sabia como fazer essa manutenção que as concessionárias não abriam o jogo e normalmente cobravam um absurdo para conserta-las , isso quando não mandavam trocar o lock , o que é extremamente raro quebrar.
    abraços flavio

  • #6
    Flavio,

    Eu utilizo a AVM manual, que é a mais confiaveld e todas na minha opinião. Qualquer sinal de terra ou lama, eu ja deixo elas travadas em posição 4x4 para ñ ser pego de surpresa.

  • #7
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
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    Thiago e Helio,

    Simplificando :
    1- roda livre automatica (original) liga automaticamente quando o 4x4 Hi ou 4x4 Low é acionado.
    2- para desligar a roda livre automatica, depois de desligar o 4x4, dê uma ré de uns 2 mts.
    3- para ligar a 4x4 HI, pode ser com o carro parado ou até 60 km/h na reta (por segurança);
    4- ligar a 4x4 low (reduzida) SOMENTE com o carro PARADO e de preferencia em linha reta.
    5- com o 4x4 low ligado, o bloqueio traseiro reduz bastante o angulo da curva. Se for manobrar em pouco espaço, chega até a parar !
    6- a roda livre automatica é bastante frágil... são apenas 3 pequenas travas que acoplam a engrenagem. Se for realmente usar o 4x4, troque por uma manual da AVM ou melhor.
    7- troque sempre o oleo dos diferenciais quando passar muito por agua. Ideal é instalar os respiros altos.
    8- esqueçam as Concessionárias.... em especial a TELEZE.

    Sobre as mangueiras da roda-livre.... eu não sei informar !?

    [ ] s e Boa Sorte.

  • #8
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Flavio qual o problema com a TELEZE? Já levei o carro algumas vezes lá e nunca tive problemas, acompanhei o serviço de perto e o preço foi baixo (peças e mão de obra).
    Porem as vezes que levei informei o problema e disse o q tinham q trocar, ñ dei a oportunidade de inventarem algo o q costumo fazer qdo vou à concessionárias.
    Tambem já utilizei a concessionaria Kia de Atibaia, fui muito bem atendido, falando sempre diretamente com o mecânico e o preço das peças é menor q de São Paulo.
    Qual foi o problema com eles pra caso precise já ficar esperto??

    Abraço,
    Abraço,
    Thiago
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  • #9
    Usuário Avatar de Hélio
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    Flavião,

    Obrigado pelas dicas.

    Acho que vou trocar as RL pelas manuais da AVM, pelo menos vc sabe se tá engatado ou não.


    []'s descobrindo a nova viatura 8)
    TROLLER 2002 - 32" Maxxi BigHorn - SEM GUINCHO

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Hélio
    Flavião,

    Obrigado pelas dicas.

    Acho que vou trocar as RL pelas manuais da AVM, pelo menos vc sabe se tá engatado ou não.


    []'s descobrindo a nova viatura 8)
    Olá Flávio. Este teu comentário é antigo, mas vamos lá. Você chegou a trocar sua Roda Livre? O que fez da antiga? Ainda tem? Estou precisando de apenas um anel estriado.

    Obrigado

    Tarcizo

  • #11
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
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    Thiago,

    Escrevi toda uma estoria contando o que ocorreu com a Teleze, mas acho que não foi para o tópico....

    Quando tiver mais tempo, escrevo de novo....

    [ ] s

  • #12
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Ok Flavio...fico no aguardado.
    É bem possivel que com o seu relato eu nunca mais apareça por lá.

    Um abraço,
    Abraço,
    Thiago
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