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Tópico: JPX em Trilhas

  • #1
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    JPX em Trilhas




    Pessoal, como se comporta um JPX em trilhas? Ouvi falar que o motor Peugeot eh uma b****. Por isso estou olhando um com Motor Maxion, gostaria de saber, se em trilhas um pouco mais pesadas, se ele manda bem, se da muita manutenção, e se quebrar, oq normalmente ele quebra.

    Desde jah agradeço.

    Att. Maikel

  • #2
    Usuário Avatar de Fabil
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    cara.. eu nao ia muito com a "cara" do JPX, mas depois que eu ví um JPX original ( tava apenas calçando pneus 29 e tinha motor AP2.0 turbo diesel) arrasando numa trilha fudida de dificil ( deixando p/ tras willys spoado, pneus 31, etc..) meu conceito dobre JPX mudou muito... a suspencao original dele trabalha muito!! é fenomenal....

    o unico problema é o motor XUD... trocando ele por outro diesel, fica 100%
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #3
    eu não reclamo de nada no jpx, e olha que o meu tá todo original, inclusive motor....
    agora qualquer momento que eu precise de 4x4 eu já jogo a reduzida, aí ele vai fácil a qualquer lugar, se não usar a reduzida da uma impressão que força demais tanto embreagem quanto motor.......o meu tá com 31" a/t e nunca fez feio....
    a única coisa que moeu no meu até hoje foi o cambio, mas acho que não foi por causa de trilha.....foi por que o dono anterior deixou faltar óleo mesmo, tava tudo azulado dentro do cambio....
    uma coisa que eu reparei é que os suportes de amortecedor do meu tão meio esquisitos, vou ter que reforçar, me parece que é comum acontecer isso....
    de resto, nunca quebrou nada, nem eixos, nem caixa de transferencia....tudo tranquilo....
    Abraços

  • #4
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    Pessoal, eh o seguinte, to olhando um com motor Maxion e caixa de Ranger a diesel, acho que essa mecânica alem de muito forte eh inquebrável, soh gostaria de saber sobre os eixos, ou se o JPX tem algum outro problema cronico como o motor.

    Att. Maikel

  • #5
    o eixo do Jota eu acho muito bom, acredito que seja tão resistente quanto um dana 44, é flutuante e tem bloqueio parcial no diferencial traseiro.....
    o problema dele é que a manutenção é bastante complicada, tanto da parte de freio quanto de rolamentos e diferencial....tudo é extremamente caro pra ele...
    então em geral quando dá uma merda meio grande nos eixos (quebra de coroa e pinhão por exemplo), o pessoal prefere adaptar um dana 44 de rural, ou um eixo de toyota....
    mas é como eu falei, os meus eixos estão com aproximadamente 180 mil quilometros e por enquanto só troca de óleo do diferencial e bucha dos munhões....não tive motivos pra troca-los ainda...
    Abraços

  • #6
    Usuário Avatar de ricardolm
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    Maikel, bele?

    Apenas fazendo um adendo, os eixos sao bons desde que o motor seja XUD, que poe apenas 14 kg na roda, se vc colocar um maxion, que por baixo deve ter o dobro de forca ai moe mesmo! Fora que o xud é um motor de rotacao e nao de torque (força), ou seja a relacao é muito diferente, veja os comentarios do Ge no yahoo groups (sobre JPX), ele tem mum JPM (Maxion)!


    []s e boa sorte!
    Ricardo Moreira - SP
    Can Am Renegade 800, ex-Fourtrax 4x4
    ex-vitara , ex-JPX , ex-Troller , ex-Tracker , ex-L200 Triton Flex, Discovery 3 S TDV6

  • #7
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Maikel,

    Eu tenho um JPX com um MWM e rodei uns 15.000(trilhas, estrada, cidade) com os eixos originais, troquei pelos Dana 44 apenas pelo motivo da relação do Eixo. Com relação ao J na trilha com certeza e o melhor 4x4 que vc vai ter.

    Boa sorte e espero que vc se junte ao clã .

    rgds,

    Marcelo
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

  • #8
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    24/04/2004
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    Tb espero entrar no grupo

  • #9
    Vou colocar minhas considerações.....

    Com motor original o meu JPX é MUITO, MUITO superior em qualquer tipo de trilha, quando comparado ao Troller.
    Exemplo claro para mim foi que:
    Num fim de semana fizemos uma trilha só de J, fomos a cacaria aqui no rio, boas erosões, muitas pedras e vários degraus.... na semana seguinte coloquei o troller na mesma trilha, mesmas condições.... tudo bem onde o J passava de 1ª reduzida o troller passava de 3ª sobrando motor mas perdi a conta de quantas vezes o troller ficava em 3 rodas, quando o J parecia estar passando em uma estrada de terra somente....
    Antes que falem, ambos estava com o mesmo tipo de pneu BFG AT, onde o o J era um pouco menor 245/75/16 contra 31/10,5 no troller.

    Digo, sou apaixonado pelo J, meu sonho é colocar um MWM nele....

    PS: Não acho o motor XUD ruim em si, tem suas limitações mas vai indo....
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #10
    PS: Não acho o motor XUD ruim em si, tem suas limitações mas vai indo....
    Aí falou alguem com propriedade suficiente para opinar sobre o Jota.

    Concordo contigo Martin.
    Saúde pra todos nós.
    Adriano Karlo. PU2AKR, QAP 145.180

  • #11
    Moderador Avatar de gvogetta
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    Caro Maikkel et all,

    Sem querer "puxar a sardinha" para a nossa brasa, mas até hoje o único veículo 4x4 que nunca me deixou "na mão" em trilhas e viagens longas foi justamente o JPX, e olha que já tive CJ e Band, além de já ter andado muito em Suzukis, Nivas e picapes 4x4, além de ter rodado mais de 30 mil Km com o motor original XUD...

    Bate de longe Cjs, Lands, Suzukis, Troller e Bands. Talvez (olhem bem, talvez...) só um Engesa equipado se equipare a um Jota bem conservado em trilhas médias/pesadas... Sem falar que fora das trilhas é o JIPE mais confortável que existe em termos de suspensão (estou falando "jipe de verdade" e não esses mascarados SUVs que andam por aí).

    Em janeiro do ano passado, após uma tremenda viagem de 3800 Km e 20 dias de muito barro, trilhas e estradas ruins pelo Sul do Brasil, já quase chegando em casa, meu XUD abriu o bico, com mais de 125.000 Km e daí, em virtude da relação c/b, decidi que era ora de aposentá-lo, motivo pelo qual o troquei por um International-Maxion HS 2.5, hoje em fase final de adaptação. Diferenciais já eram Dana 44 e o câmbio original foi trocado junto com o motor por um Eaton/Clark.

    Um detalhe final: nos jotas com eixos Carraro originais, procure verificar com o antigo/atual proprietário que marca/tipo de óleo está usando no diferencial. Se ele não souber, pule fora Muitos diferenciais Carraro traseiros (com bloqueio parcial, tipo LS) foram literalmente "moídos" por erro e falta de cuidado com a lubrificação, que exige um tipo especial de óleo, para diferenciais "Limited Slip"... O meu jota mesmo, antes de comprá-lo, sofreu este problema...

    Saudações,



  • #12
    Tenho um JPX a um ano. Numca fiz trilhas com ele pois ainda estou reformando e isso, por si só, já está consumindo todo meu dinheiro. Também falta tempo para isso.
    Do ponto de vista técnico (de engenheiro), conheço o JPX antes mesmo de ele ser fabricado aqui. O projeto nacional teve vários erros, turbinar o XUD talvez tenha sido o pior. Contudo, moro no Rio de Janeiro, local onde é quente pra c... e a única coisa que me incomoda é a ineficiência do ar condicionado. Com as adaptações no radiador e ventoinhas, que quase todos fizeram, eles esquentam muito pouco.
    A suspensão é simplesmente fantástica. O projeto, como um todo, poder ser melhorado muito, porém com muita grana aplicada.
    Resumindo é um ótimo jipe para quem não quer pagar um zero ou para quem precisa de um trilheiro muito bom.

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