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Tópico: Aquecimento

  • #13
    Usuário Avatar de Andrejur
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    Vou tentar contribuir com meus 2 cents.
    Além do que já foi dito acima pelos companheiros, um defletor junto com as ventoinhas do Tempra é uma boa pedida para melhorar o arrefecimento. Se colocar também o intercooler do tempra junto com o defletor melhor ainda.
    Fiz uma experiência com o meu Jota com MWM por causa do ar condicionado. Mesmo com as 2 ventoinhas ligadas o condensador não refrigerava bem por causa da largura do radiador e a fuga de ventilação por cima das ventoinhas. Então coloquei uma chapa de alumínio sobre as ventoinhas, o radiador e o condensador como se fosse um defletor parcial.
    Conclusão: O ar condicionado melhorou bastante e a temperatura do motor que já não era alta(metade do mostrador ou faixa azul) baixou mais ainda, indicando que o defletor melhora a refrigeração do motor.

    Abs.

    André/Niterói/RJ
    JPW Guaiamu

  • #14
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Valeu André, em breve vamos encomendar o intercooler da Maxcooler;

    Obrigado pelas dicas.

  • #15

    Alargando as galerias de água

    Eu estava conversando com um amigo mecânico, especialista em Ford V8, e ele me comentou que poderia ser feito um alargamento dos dutos internos de água no bloco e cabeçote do XUD. Isto garantiria um maior fluxo de água, melhor refrigeração e eliminação dos picos de super-aquecimentos, por conta da pressão do turbo. O problema que ele vê:

    - Achar uma retífica competente o suficiente para fazer este trabalho, de maneira profissional

    - Não seria um trabalho barato, mesmo se aproveitando o ensejo de uma retífica

    - O alargamento dos dutos afinaria as paredes do bloco, o que deveria diminuir a vida útil do motor (que hoje em dia já é diminuida pelos constantes superaquecimentos anyway ... )

    - O alargamento teria que ser muito bem determinado, senão ou não eliminaria o problema de superaquecimento, ou ao contrário, criaria um problema inverso, o de um motor que nunca atinge a temperatura ideal de funcionamento.

    Alguém já tentou este tipo de abordagem? Se sim quais foram os resultados?

    Abs

  • #16
    Godoy,
    acho que não é necessário esse tipo de gasto, no meu jota o que eu fiz foi o seguinte:
    - passei o filtro de ar para o lugar da bateria e a bateria pra dentro do carro
    - modifiquei os 3 bypasses de forma a canalizar toda a agua que sai quente do motor pro radiador
    - radiador maior dos modelos mais novos
    - adeus pra valvula termostática
    de resto todo original com pneus 31" e o turbo trabalhando no máximo a 0.5 bar....
    a temperatura, mesmo subindo a serra das araras com o giro alto (entre 3500-4000), não passa de 90 graus......a unica coisa que eu achei que não está bom é que as ventoinhas ficam acionadas praticamente o tempo todo......
    e meu jota está andando satisfatóriamente, tenho feito a viagem entre Rio de Janeiro e São José dos campos duas vezes por mes com ele, e via de regra faço 330km em 4 horas, dando uma ótima média de 82km/h....ou seja descontando-se pedágios e os trechos urbanos, na dutra ele está fazendo média de mais de 90km/h.....
    Abraços

  • #17
    Procurei e não consegui achar quem colocou o esquema dos by pass, foi vc Nerinei?
    Se sim vc os teria ai?
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #18
    Pessoal conversei com o Junior na poli de SBC ontem e ele disse que o meca dele fez um esquema legal.
    Não sei se é esse tal de by pass.
    Mas oq. eu entendi foi:
    - eliminou o trocador de calor do filtro de oleo;
    - tem uma mangueira que sai do reservatorio que começa grossa, depois afina, depois alarga, etc...... tirou e ligou uma direta;
    - eliminou um monte de mangueira, deixando o mais simples possivel;
    - e fez um cano p/ agua que passa perto da turbina.

    Quem fez foi um meca de ribeirão pires, vou ver se consigo ver o carro dele na proxima terça pra entender melhor ou passar no mecanico dele.

    Segundo ele ficou muito bom, usa o jpx direto, viagem, etc..... O unico problema que deu foi que escapou a mangueira do cano de ferro perto da turbina, mas a tampa do reservatorio não estava legal, depois que trocou a tampa, não deu mais nada.

    Ele tb. participa do clube do jpx, se fuçar deve ter o relato dele lá.

  • #19
    Citação Postado originalmente por Martin Melcop
    Procurei e não consegui achar quem colocou o esquema dos by pass, foi vc Nerinei?
    Se sim vc os teria ai?
    fui eu não...mas se vou tentar explicar.....
    - um é o que sai do trocador de calor no filtro de óleo e joga na mangueira que sai do radiador e entra na bomba de água....
    - o segundo sai do cabeçote (atrás do turbo) e entra direto na bomba de água
    - o terceiro sai próximo ao termostato do marcador de temperatura, dá a volta por trás do motor, e tbm retorna pra bomba de água.....

    se quiser ver como eu fiz a ligação a gente pode marcar uma trilha qualquer fds e te mostro como ficou, inclusive você pode fazer um test drive pra ter base de comparação....
    Abraços

  • #20
    Usuário Avatar de Augusto Braga
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    fotos by-pass- trocador calor oleo

    Martin, as fotos são do Motor que tenho em casa, eu as mandei p/ o Getulio colocar no Mundo JPX, Ele colocou em algum topico p/ tirar a duvida de alguem. Este Motor não tem o trocador de calor p/ o oleo lubrificante, que no meu ponto de vista não deve ser retirado. Qualquer duvida me liga e aparece por aqui p/ ver ao vivo,tem meu tel no topico região.

    Abrs.
    Augusto Braga - - ​GV 98 - XT 03 - GV 12

  • #21
    Li, em um anúncio de um JPX, que o proprietário colocou um radiador de 19L do Volvo e o carro nunca mais teve problema de aquecimento.
    Alguém sabe informar se essa modificação dá certo? Ou seja, acaba com o problema de aquecimento do carro?

    Radiador de 19L eu acho não ser possivel colocar no jota, 19L dever ser o total de água utilizada contando, radiador + motor+mangueira + reservatório,

    o meu radiador original (1994) era de aproximadamente 5cm de espessura, so cabia exatamente 01 (um) litro de água em seu interior, medido com ele deitado, na horizontal,

    mandei fazer um radiador com duas colmeias de S10, juntas, cortadas na mesma altura da colmeia do jota, soldei duas caixas (um par para cada lado) também da S10, com abertura para passagem de água entre elas, tem agora + - 10 cm, ainda não conferi qual a capacitade total de água, mas só
    no radiador cabem 04 (quatro) litros, acabou esta historia de aquecimento, (meu jota sempre teve duas ventuinhas),

  • #22
    Tava pensando se o radiador do Ford Landau da última série (1979-1983) serviria para o Jota. Ele comporta uns 13 litros, e imagino que o circuito de arrefecimento do fluído do câmbio automático, que é embutido no radiador, poderia ser usado para refrigerar o óleo lubrificante do JPX. Alguém já tentou algo parecido?

    Abs

  • #23
    Usuário Avatar de leogc
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    Fala Wagner,

    essa modificação deve funcionar perfeitamente. eu penso que o problema dos jotas hoje nem é mais o radiador e sim a baixa confiabilidade e rendimento do motor.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #24
    Citação Postado originalmente por leogc
    Fala Wagner,

    essa modificação deve funcionar perfeitamente. eu penso que o problema dos jotas hoje nem é mais o radiador e sim a baixa confiabilidade e rendimento do motor.

    abs
    Leonardo,

    Sem dúvida o problema intrínseco do Jota é a sua turbinação, não necessáriamente o sistema de arrefecimento. É como um elefante correndo num dia quente: por mais pele que ele tenha, o coitado não consegue dissipar todo o calor que o corpanzil gera numa atividade física intensa, dai os paquidermes costumarem a andar devagar (hmmm, será que eles foram projetados pela JPX??).

    Mas entendo que, para ajudar a manter a temperatura dentro do motor a níveis mais controláveis, além do intercooler um radiador de óleo seria de grande ajuda - afinal o óleo atua naturalmente como um refrigente auxiliar do motor, junto com a água. Para quem se lembra, as motos Suzuki 4 tempos dos anos 80 eram refrigeradas a óleo, e funcionava muito bem. E colocando um radiador do Landau, além de melhorar o sistema de arrefecimento como um todo, ainda tenho como refrigerar o óleo sem ter que colocar um radiador adicional. O sistema de arrefecimento do Landau, desde que bem cuidado e mantido, não dá problemas. Minha barca nunca superaqueceu, mesmo em dias tórridos e trânsito travado. Tá certo que a ventoinha dele parece um bombardeiro B29 prestes a decolar ...

    Ah, muda aí o rodapé da tua assinatura, ja que você já vendeu as capotas e o ar do teu Jota ...

    Abs

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