Sem dúvida o problema intrínseco do Jota é a sua turbinação, não necessáriamente o sistema de arrefecimento. É como um elefante correndo num dia quente: por mais pele que ele tenha, o coitado não consegue dissipar todo o calor que o corpanzil gera numa atividade física intensa, dai os paquidermes costumarem a andar devagar (hmmm, será que eles foram projetados pela JPX??).
Entendi o que vc quis dizer Wagner.
Qdo eu comprei o jota, a primeira coisa que pensei foi no radiador de óleo. Meu pai tinha um fusca com kit 2000, que só sobrevivia por causa do radiador de óleo. mas, na época, ninguem (nem os mecanicos) acreditaram na idéia. Como o meu jota não tinha problema de aquecimento, deixei para lá.
Agora que to preparando o XUD para receber a turbina (alias, o que recomento todo mundo fazer), to voltando a pensar no radiador de óleo. Mas vou deixar isso para mais tarde, o novo mecanico tá tentando idealizar um projeto para esse radiador e como meu carro já está sem ar, ele disse que vai ser mais fácil colocar em prática.
O sistema de arrefecimento do Landau, desde que bem cuidado e mantido, não dá problemas. Minha barca nunca superaqueceu, mesmo em dias tórridos e trânsito travado. Tá certo que a ventoinha dele parece um bombardeiro B29 prestes a decolar ...
Só do landau?! minha vida hoje é cercada de ventoinhas, tem a do computador, a do JPX e sei lá mais o que...até agora só o que salva é o fuscão.
Ah, muda aí o rodapé da tua assinatura, ja que você já vendeu as capotas e o ar do teu Jota ..
Acho ideal aproveitar o corte do capo.
Creio que com o radiador de óleo e o intercooler vai melhorar muito.
Sobre o filtro de ar, me parece que é fixado no capo mesmo. Quando o capo é levantado ele vai junto. Estou certo?
Olá Sr.(s), a questão de aquecimento do motor do JPX é o mesmo problema dos motores da famosa Kombi Diesel, pois os dois são motores de injeção indireta com taxas de compressão absurdas, porem o motor do JPX é sem dúvida um pouco melhor, porem apresenta os mesmos probles, baixo torque com giro baixo, aquecimento, e problemas de partida, tanto quente como frio.
Qualquer coisa que aumente a troca térmica do radiador, como um radiador maior pode sim ajudar.
Abraço a todos.