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  • #1
    Usuário Avatar de pedro bonadio
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    Amigo, existem coisas que são absurdas, assim como um motor AP + câmbio de chevette em Cherokee, e não é preconceito com o motor AP, isso é tão ridículo, quanto um motor de opala na mesma situação. Procure, um conjunto Maxxion 2.5TDI com câmbio(S10, Ranger, LR Def) no mínimo e ai só vai sobrar acoplar a reduzida.
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

  • #2
    Usuário Avatar de GH
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    Galera,

    Uma coisa é uma coisa...
    Também acho uma heresia colocar um 2.0 onde pulsava um 5.2.
    Mas dizer que o carro não vai andar, não é verdade.
    Aqui no sul tem diversas viaturas usando AP com sucesso, e não é só CJ: Rural também!
    Quem já desmontou uma Rural (ou F75) sabe o peso dessas barcas. Acredito que sejam mais pesadas que as cherokee, pois estas não usam chassis.
    A regra para dar certo é a mesma usada nos caminhões (MB e etc): usam o mesmo motor para várias capacidades de carga. A diferença? Mais marchas e diferenciais mais reduzidos nas versões com maior capacidade de carga.
    E nas Rural é assim. Muita redução (no mínimo 8x43) e sempre 5 marchas.
    O cambio pode ser o de C-20 (Clark 2205) com t-case Willys (ou outra mais moderna) ou conjunto completo da Hilux (esse tem as primeiras marchas um pouco mais longas, mas com o flange da deep-tec para acoplamento do AP em cambio de vitara, fica até bem simples de adaptar - e tem com saída para os dois lados).
    Lógico que as rural AP não têm a esperteza das que usam GM 4.1, mas na trilha, se o AP é forte (turbo=show), fazem MUITO bonito. Motor leve e de alto giro, não baixa a rotação fácil e empurra o carro MUITO bem.
    Lembrando sempre que nossas trilhas geralmente são de banhados, barro e areia.
    Os próprios Troller 99/00 com motor AP não fazem feio, e pesam em torno de 1500 kg, mesmo peso de uma XJ. A relação de diferencial deles é sempre 8x43 ou 9x44.
    Beeeeeeeeem mais reduzidas que as das Cherokee.

    Pra terminar: não tenho certeza que sai mais em conta montar uma Rural AP do que uma ZJ AP, considerando o preço de compra de uma viatura em bom estado...mas EU usaria turbo, com certeza.
    Boa sorte!
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #3
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Vamos ser práticos.. pra fazer a tal adaptação, seria preciso:
    1. Um motor AP + adaptação envolvida do cofre e etc
    2. Outro câmbio + adaptação envolvida de flanges etc
    3. Adaptar a transferência ou outra transferência + flange + adaptação
    4. Adaptar cardans, sistema de freios, vácuo e sistemas hidráulicos
    5. Adaptar o painel, velocímetro, contagiros, luzes do painel, etc, sem falar no console do câmbio, transferência
    6. Adaptar toda a parte de direção hidráulica, alternador e demais peças pro motor novo ou trocar por compatíveis com o motor novo

    Quanto se gastaria nessa brincadeira? Seria quase como reformar um Jeep inteiro! Não é só trocar um motor e pôr o outro, a não ser que queira fazer uma adaptação porca. Duvido que sairia mais em conta do que arrumar direito o V8.

    Uma empreitada grande dessas só valeria a pena se fosse pra melhorar alguma coisa, por exemplo trocar por uma mecânica a diesel pra continuar forte mas com mais economia, ou no caso da Cherokee ter dado PT e o motor não ter mais jeito e trocar por outra mecânica igualmente forte, etc. Pra "piorar" o carro fazendo uma gambiarra dessas, valeria mais a pena vender a ZJ do jeito que está pra alguém que arrume e comprar um Samurai com AP, sei lá.

    Eu poderia fazer uma lista aqui dos sensores da Cherokee e o custo deles, não são tantos assim. Lembrando de cabeça rapidinho alguns:
    - CPS - US$ 35
    - Sensor MAP - US$ 50
    - 2 sensores O2 - US$ 100
    - 2 sensores de velocidade - US$ 50
    - Sensor de temperatura - US$ 20
    - TPS - US$ 35

    Em 5 minutos de pesquisa na Rockauto, somei 300 dólares em sensores.. faltam alguns aí, mas digamos que gaste 1000 dólares em peças.. com o mesmo valor convertido de, digamos R$ 2500 reais, alguém acha que daria pra fazer a adaptação inteira de outro motor com os itens que listei lá em cima e fazer uma adaptação confiável? Sim, porque o problema do nosso amigo segundo ele é a confiabilidade da viatura.

    [ ]'s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

    "Hold my beer and watch this"

  • #4
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    durabilidade

    Falando sério... É mais fácil jogar o carro fora...
    Sério, coloca o carro numa plataforma (guincho) e manda jogar no depósito de lixo da prefeitura (lixão).

    Há uns 3 anos atrás fiz algo muito errado, mas fiz um pouco "menos" errado que ele pensa em fazer.... Tirei um motor 4.0 210cv da Ranger (que bateu) e coloquei o 2.5 do opala...
    Até hoje não é aprazível lembrar nem de tratar no assunto de tanta raiva que meu deu futuramente... E olha que não tive problemas nenhum com o motor/caixa do opala, e a ranger antes era mecänica, não automática... este problema é algo que o colega forista, novato, possivelmente terá...

    Ficou uma M.E.R.D.A.! Desculpem esta palavra feia neste local com pessoas de alto nível, mas esta é a palavra que mais reflete a situação ocorrida no passado. Acabou com o carro. Com o motor original forte, potente, aquele carro realmente era uma graça, ... já com os 80cv do opala...

    Vou relatar rapidamente (não gosto de ficar relembrando) os principais problemas: 1. leva-se muiiito tempo para fazer estas adaptaćões (anos); 2. fica-se várias vezes mais caro que o imaginado (cheguei a pagar R$130 em UM mangote de água do radiador - bomba-dagua); 3. perdeu-se o 4x4; 4. o cabo de embreagem vivia quebrando e a regulagem da mesma era problemática; 5. perdeu ar-condicionado e direćão hidráulica; 6. perdeu-se todo o sistema elétrico do carro; 7. perdeu servo-freio, piloto automático, vidros elétricos; 8. com o motor original fazia 9km/l (sério!!!) e com o do opala fazia 5km/l... perdeu todas aquelas coisas que só faz falta depois que se fica sem... virou uma carroça motorizada.

    Depois de soldado os suportes do coxins, montado o motor do opala, resolvi abrir o motor original da ranger... só tinha quebrado uma trava de uma polia da corrente de comando...

    Se eu pudesse voltar no tempo, financeiramente, emocionalmente, seria muito melhor ter jogado o carro fora ou vendido o mesmo em algum ferro-velho a valores bem baixos. Sério mesmo.

    Daniel
    Obs: o motor do opala é ótimo "NO OPALA"!

  • #5
    Usuário Avatar de GH
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    HAHAHAHAHAHA!!!!!!

    Esse opala 4 vc já tinha e era de estimação, certo?

    E o mecanico, putz, baita sacana!!!!!!

    Ainda bem qe vc conseguiu reverter!
    Iron Duke, ninguém merece! Isso é motor p/CJ e Chevette, nem no opala é bom...
    Ainda mais uma Ranger 210 cv crossflow OHC em alumínio!!!!
    Isso tem tecnologia!
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #6
    Usuário Avatar de Hans Beran
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    Cara, isto eu vc está falando de sensor dar problemas e etc..é mais barato vc trazer isto dos EUA do que ter um carro nacional !!! É muito mais confiável uma cherokee original que qualquer outra opção adaptada !!! É só ter conhecimento onde vc deve arrumar e comprar peça.
    Fiz agora a adaptação de um motor diesel Hilux http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...tj-1998-a.html
    E o custo de qualquer adaptação seja de AP ou diesel e etc.. é muito alto e cansativo, principalmente para vc que já disse que não tem Tempo $$ e saco !!
    Vende ou arruma ela..com certeza a melhor opção, colocar o AP pode ser possivél mas vai custar e não fica compativél..!!! Boa sorte !!

    Abs..
    Hans Beran
    Wrangler TJ 98-Diesel 4x4 - Pneus Maxxis Trepador 35"
    Ranger 3.2-Diesel-XLT-2013 4x4 - Pneus Maxxis 771 Bravo - 315x70-r17 - Lift 2"

  • #7
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    30/09/2010
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    Fica meio desproporcional

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...5&d=1319395446


    T+

    Wilson

  • #8
    tem cara que é foda.
    a questão não é grana, tenho a cherokee a 7 anos, e uma hora o carro da pau, hj não compraria uma cherokee novamente, em todos esses anos só deu pau, muito pau, mais não sei pq gosto daquela merda, pois bem não tenho grana no momento que to gastando com casamento mais de 30.000,00 no buffet ai fica foda gastar no carro, estou querendo colocar o AP pois ja tenho um 2.0 injetado aqui em casa. e tbm queria saber como fica, como o amigo nosso disse se o troller vai com o ap pq a cherokee não vai.

    eu acho que aki no forum tem muito gente que fala mer,, sem saber, e sem nunca ter feito uma adaptação na vida.

    ouviu alguém falar e fica com medinho de fazer.

    desculpa que não tem nada a ver mais eu acho que é isso,

    bom se alguém tiver mais alguma coisa a acrescentar, pode falar galera.

    qual turbina seria boa de colocar e qual comando é bom em baixa.

    valew

  • #9
    Usuário Avatar de ronairy
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    21/03/2003
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    Citação Postado originalmente por Hardcherokee Ver Post
    tem cara que é foda.
    a questão não é grana, tenho a cherokee a 7 anos, e uma hora o carro da pau, hj não compraria uma cherokee novamente, em todos esses anos só deu pau, muito pau, mais não sei pq gosto daquela merda, pois bem não tenho grana no momento que to gastando com casamento mais de 30.000,00 no buffet ai fica foda gastar no carro, estou querendo colocar o AP pois ja tenho um 2.0 injetado aqui em casa. e tbm queria saber como fica, como o amigo nosso disse se o troller vai com o ap pq a cherokee não vai.

    eu acho que aki no forum tem muito gente que fala mer,, sem saber, e sem nunca ter feito uma adaptação na vida.

    ouviu alguém falar e fica com medinho de fazer.

    desculpa que não tem nada a ver mais eu acho que é isso,

    bom se alguém tiver mais alguma coisa a acrescentar, pode falar galera.

    qual turbina seria boa de colocar e qual comando é bom em baixa.

    valew

    É possivel adaptar sim, vai dar trabalho pra colocar a reduzida, até pq só o peso dela é capaz de torcer o cambio do chevette, mas ....
    CJ5 - 2.5L - 4uto - 37" - E-loker
    Amarok - HighLine - 13/14


  • #10
    Amigo,

    Acho muito interessante a colocação deste motor numa Grand Cherokee. Acho que se turbinar, intercoolar e colocar uma central de injeção Fuel Tech vai te devolver os 200 Cv do V8. Se colocar a álcool então, a bichinha vai ficar maravilhosa.

    Para adaptar o cãmbio do Chevette, já existem flanges para o motor AP e também do câmbio para a caixa de CJ, então, se você colocar todo esse conjunto, acho que terá nas mãos um veículo diferente e muito confiável.

    Boa sorte na empreitada e, se precisar de apoio, pode chamar a mim ou ao Ramiro Eli, que é mestre de adaptações "diferentes".

    Citação Postado originalmente por Hardcherokee Ver Post
    tem cara que é foda.
    a questão não é grana, tenho a cherokee a 7 anos, e uma hora o carro da pau, hj não compraria uma cherokee novamente, em todos esses anos só deu pau, muito pau, mais não sei pq gosto daquela merda, pois bem não tenho grana no momento que to gastando com casamento mais de 30.000,00 no buffet ai fica foda gastar no carro, estou querendo colocar o AP pois ja tenho um 2.0 injetado aqui em casa. e tbm queria saber como fica, como o amigo nosso disse se o troller vai com o ap pq a cherokee não vai.

    eu acho que aki no forum tem muito gente que fala mer,, sem saber, e sem nunca ter feito uma adaptação na vida.

    ouviu alguém falar e fica com medinho de fazer.

    desculpa que não tem nada a ver mais eu acho que é isso,

    bom se alguém tiver mais alguma coisa a acrescentar, pode falar galera.

    qual turbina seria boa de colocar e qual comando é bom em baixa.

    valew

  • #11
    Usuário Avatar de Rustão
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    28/02/2011
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    São Paulo/SP
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    Acho que voce ja ta tendo muito Ibop.
    Quer fazer faz o problema é seu...
    Mais que vai ficar uma merd... vai...
    Jeep Grand Cherokee Limited V8 5.2 - 1998

  • #12
    Amigo,,,

    vai ficar muito bom, pode fazer.... sem medo.

    lembre-se de trocar as biolas do ap por biolas forjadas.. boa sorte aí.

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