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Tópico: Brinquedo novo

  • #1
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    Brinquedo novo




    Senhores,

    Mto boa noite. Acabei de adquirir uma Cherokee sport 1999 Diesel que espero ser tão boa quanto aparenta ( único dono e muitíssimo bem tratada, nenhum problema detectado pelo checklist que encontrei aqui e um rodar muito macio). Não encontrei ainda nada conclusivo quanto a uma questão. Os motores a gasolina pelo que entendi não possuem correia dentada, só a POLI V, mas alguém saberia me confirmar, com certeza, se o mesmo acontece com esse VM Motori 2.5 a diesel???

    Desde já obrigado.

  • #2
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    O 2.5 L4 é correia dentada.
    Grand Cherokee Limited V8 4.7 WK 2005


  • #3
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    Citação Postado originalmente por Falcon-MG Ver Post
    O 2.5 L4 é correia dentada.
    Será mesmo cara?


    Continuei pesquisando e achei isto na wikipedia ( uma lista de motors VM motori fornecidos para todas as montadoras )
    Atenção para a parte em vermelho:

    425 OHV[edit source | editbeta]

    2.5 L (2,499 cc or 152.5 cu in) I4, with two (pushrod-actuated) valves-per-cylinder and indirect fuel injection. 92.0 x 94.0 mm, the engine size is variably referred to as either 2,500 or 2,499 cc. This engine too has been called HR 492, signifying four cylinders of 92 mm bore. Timing gears, not belt.
    Applications:

    • 1994–1998 Alfa Romeo 155, 125 PS (92 kW) at 4,200 rpm and 294 N·m (217 lb·ft) at 2,000 rpm
    • 1987–1992 Alfa Romeo 164, 114–117 PS (84–86 kW) at 4,200 rpm and 258 N·m (190 lb·ft) at 2,500 rpm (HR492/VM84A/VM08)
    • 1992–1998 Alfa Romeo 164, 125 PS (92 kW) at 4,200 rpm and 294 N·m (217 lb·ft) at 2,000 rpm (HS492/VM32)
    • 1992–1995 Chrysler Voyager,ES, 118 PS (87 kW) and 262 N·m (193 lb·ft)
    • 1999–2000 Dodge Dakota, 114 hp (85 kW) and 300 N·m (221 lb·ft)
    • 1996–2000 GAZ GAZelle, 101 hp (75 kW); torque: 232 N·m (171 lb·ft)
    • 1994–2001 Jeep Cherokee, 118 hp (88 kW) at 4,000 rpm and 300 N·m (221 lb·ft) at 2,000 rpm
    • 1995–1998 Jeep Grand Cherokee, 114 hp (85 kW) and 300 N·m (221 lb·ft)
    • 1989.10-1992 Range Rover, 121 PS (89 kW; 119 bhp) at 4,200 rpm and 284 N·m (209 lb·ft) at 1,950 rpm[12]
    • 1990–1999 Rover 800, 118 bhp, latterly 120 bhp (87-88 kW) and 268 N·m (198 lb·ft) at 2,100 rpm[13]
    • 1997–2000 UAZ 3160, 101 hp (75 kW) and 232 N·m (171 lb·ft)

  • #4
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    O que mais me saltou como informação foi o final da descrição "not belt." se não me engano quer dizer q não usa correia.


    Citação Postado originalmente por victor cordeiro Ver Post
    Será mesmo cara?


    Continuei pesquisando e achei isto na wikipedia ( uma lista de motors VM motori fornecidos para todas as montadoras )
    Atenção para a parte em vermelho:

    425 OHV[edit source | editbeta]

    2.5 L (2,499 cc or 152.5 cu in) I4, with two (pushrod-actuated) valves-per-cylinder and indirect fuel injection. 92.0 x 94.0 mm, the engine size is variably referred to as either 2,500 or 2,499 cc. This engine too has been called HR 492, signifying four cylinders of 92 mm bore. Timing gears, not belt.
    Applications:

    • 1994–1998 Alfa Romeo 155, 125 PS (92 kW) at 4,200 rpm and 294 N·m (217 lb·ft) at 2,000 rpm
    • 1987–1992 Alfa Romeo 164, 114–117 PS (84–86 kW) at 4,200 rpm and 258 N·m (190 lb·ft) at 2,500 rpm (HR492/VM84A/VM08)
    • 1992–1998 Alfa Romeo 164, 125 PS (92 kW) at 4,200 rpm and 294 N·m (217 lb·ft) at 2,000 rpm (HS492/VM32)
    • 1992–1995 Chrysler Voyager,ES, 118 PS (87 kW) and 262 N·m (193 lb·ft)
    • 1999–2000 Dodge Dakota, 114 hp (85 kW) and 300 N·m (221 lb·ft)
    • 1996–2000 GAZ GAZelle, 101 hp (75 kW); torque: 232 N·m (171 lb·ft)
    • 1994–2001 Jeep Cherokee, 118 hp (88 kW) at 4,000 rpm and 300 N·m (221 lb·ft) at 2,000 rpm
    • 1995–1998 Jeep Grand Cherokee, 114 hp (85 kW) and 300 N·m (221 lb·ft)
    • 1989.10-1992 Range Rover, 121 PS (89 kW; 119 bhp) at 4,200 rpm and 284 N·m (209 lb·ft) at 1,950 rpm[12]
    • 1990–1999 Rover 800, 118 bhp, latterly 120 bhp (87-88 kW) and 268 N·m (198 lb·ft) at 2,100 rpm[13]
    • 1997–2000 UAZ 3160, 101 hp (75 kW) and 232 N·m (171 lb·ft)

  • #5
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    Citação Postado originalmente por victor cordeiro Ver Post
    O que mais me saltou como informação foi o final da descrição "not belt." se não me engano quer dizer q não usa correia.
    Se o motor for esse da imagem no pdf realmente não tem correia, o sincronismo é por engrenagens.
    Brinquedo novo Arquivos Anexos
    Grand Cherokee Limited V8 4.7 WK 2005


  • #6
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    Valew amigo. Nesse esquema está nítido a utilização da correia dentada. Mas estou na dúvida agora ( desculpem eu ser chato ) pelo fato de ter um cabeçote como peça única e pelo que vi este motor tem um cabeçote por cilindro...

    Vou pegar esse desenho e colocar ao lado do motor para ver se visualmente é o mesmo, pois olhando agora não me pareceu ser o mesmo da vm motori 1999 da cherokee sport...

    abs


    Citação Postado originalmente por Falcon-MG Ver Post
    Se o motor for esse da imagem no pdf realmente não tem correia, o sincronismo é por engrenagens.

  • #7
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    Amigo Falcon.

    Pensei numa coisa e testei aqui. Liguei em uma concessionária Jeep aqui do Rio ( do grupo ITAVEMA ) e pedi uma correia dentada de uma cherokee sport 2.5 diesel. O atendente foi consultar o sistema e disse que para esse carro na verdade não existe a correia dentada, somente um conjunto de engrenagens que faz o trabalho do comando de válvulas.
    Ao que parece não era o mesmo motor, mas mesmo assim mto obrigado pela pronta resposta amigo. Espero um dia poder participar ativamente também com um bom conhecimento e material técnico.

    att.



    Citação Postado originalmente por victor cordeiro Ver Post
    Valew amigo. Nesse esquema está nítido a utilização da correia dentada. Mas estou na dúvida agora ( desculpem eu ser chato ) pelo fato de ter um cabeçote como peça única e pelo que vi este motor tem um cabeçote por cilindro...

    Vou pegar esse desenho e colocar ao lado do motor para ver se visualmente é o mesmo, pois olhando agora não me pareceu ser o mesmo da vm motori 1999 da cherokee sport...

    abs

  • #8
    Usuário Avatar de Falcon-MG
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    Citação Postado originalmente por victor cordeiro Ver Post
    Valew amigo. Nesse esquema está nítido a utilização da correia dentada. Mas estou na dúvida agora ( desculpem eu ser chato ) pelo fato de ter um cabeçote como peça única e pelo que vi este motor tem um cabeçote por cilindro...

    Vou pegar esse desenho e colocar ao lado do motor para ver se visualmente é o mesmo, pois olhando agora não me pareceu ser o mesmo da vm motori 1999 da cherokee sport...

    abs
    O que eu disse é que se fosse o mesmo da imagem não teria correia dentada e o sincronismo é por engrenagens, no diagrama abaixo do motor mostra o item 2.5LD-600 (veja no arquivo anexo 2.5LD-610 as engrenagens e não a correia), é só observar o seu motor e comparar com o da imagem, o que usa correia dentada é completamente diferente.
    Brinquedo novo Arquivos Anexos
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  • #9
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    Victor Boa Noite, e meus parabens, com certeza fez uma excelente compra.

    Esse motor não tem correia dentada, ele é sincronizado através de engrenagens, ele somente tem a correia Poly-V, como disseram ai acima, esse motor é italiano é o VM-425, um excelente motor que sofreu no clima tropical brasileiro e nas mãos de pessoas que acham que carros diesel se dirige como carros a gasolina, mandando as rotações lá pra cima e esticando as marchas ao maximo.

    Esse motor tem um problema sério que é o aquecimento, a sua por ser 99 não deve ter recebido os devidos reparos, veja se a ventuinha eletrica está no centro do radiador e se não existe nenhuma capa defletora nela, pois o funcionamento da ventuinha eletrica envia o vento para a helice do motor, resfriando a polia viscosa e fazendo com que essa perca eficiencia vindo a ser acionada mais tarde, apartir do final de 99 começo de 2000 essa ventoinha foi deslocada para a direita, removendo o fluxo de ar da polia viscosa reduzindo o problema.

    O problema do aquecimento, causa fraturas no cabeçote no pé da vela de aquecimento e com isso começa a sumir agua do radiador, por isso sempre de olho no nivel da agua. Esses cabeçotes foram desenvolvidos para serem utilizados na europa, em climas mais amenos, tanto que eles tem um orificio para instalação de uma segunda vela de aquecimento. Os dutos de agua tambem são estreitos para manter o motor e o combustivel aquecido, e com isso o carro aquece demasiadamente, a Apaz Madrid da Argentina fabrica esses cabeçotes com dutos de agua maiores e sem o orificio para a segunda vela, eles resolvem 99% do problema de aquecimento desse carro.

    Eu recomendo vc trocar a valvula termostatica pela do caminhão 1113 a valvula é identica, so que abre mais cedo aos 71º isso ajuda bastante no transito do dia a dia.

    O motor da sua cherokee é igual ao da Dakota diesel, o Sergio Augusto fez um post explicando detalhadamente os problemas desse motor e como resolve-los, eu li muito e encontrei outras soluções, pois a minha tem o mesmo motor da sua só que é 5 cilindros, segue o post do Sergio http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...ge-dakota.html (Retífica e up grade motor vm 2.5 td - dodge dakota)

    Se bem tratado e utilizado de forma correta esse motor é muito robusto, chegando facilmente a mais de 400 Mil km, relatos disso nos forums da europa são muito comuns. Uma outra caracteristica é que a Cherokee diesel foi lançada na Europa, na Argentina no Brasil e na Australia.

    Mais uma vez parabens pela aquisição tenho certeza que ela vai te trazer muitas felicidades!!!

    Se precisar de manuais, contatos para peças, ou dicas dá um berro que estamos ai!!!

    Grande Abraço
    Pedro H. Matheus
    Triton 3.2 HPE - 2010 - KaVaKo
    Jeep Willys 6 Cil. 4 Marchas - 1971 - Omelete

  • #10
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    Amigos mto abrigado mesmo. Acho q jah tenho informação suficiente para cuidar bem da cheroka. Sou assim mesmo gosro de pesquisar ao máximo com que ja possui algum conhwcimento para minimizar a possibilidade de erros.


    Abs

    Citação Postado originalmente por phmatheus Ver Post
    Victor Boa Noite, e meus parabens, com certeza fez uma excelente compra.

    Esse motor não tem correia dentada, ele é sincronizado através de engrenagens, ele somente tem a correia Poly-V, como disseram ai acima, esse motor é italiano é o VM-425, um excelente motor que sofreu no clima tropical brasileiro e nas mãos de pessoas que acham que carros diesel se dirige como carros a gasolina, mandando as rotações lá pra cima e esticando as marchas ao maximo.

    Esse motor tem um problema sério que é o aquecimento, a sua por ser 99 não deve ter recebido os devidos reparos, veja se a ventuinha eletrica está no centro do radiador e se não existe nenhuma capa defletora nela, pois o funcionamento da ventuinha eletrica envia o vento para a helice do motor, resfriando a polia viscosa e fazendo com que essa perca eficiencia vindo a ser acionada mais tarde, apartir do final de 99 começo de 2000 essa ventoinha foi deslocada para a direita, removendo o fluxo de ar da polia viscosa reduzindo o problema.

    O problema do aquecimento, causa fraturas no cabeçote no pé da vela de aquecimento e com isso começa a sumir agua do radiador, por isso sempre de olho no nivel da agua. Esses cabeçotes foram desenvolvidos para serem utilizados na europa, em climas mais amenos, tanto que eles tem um orificio para instalação de uma segunda vela de aquecimento. Os dutos de agua tambem são estreitos para manter o motor e o combustivel aquecido, e com isso o carro aquece demasiadamente, a Apaz Madrid da Argentina fabrica esses cabeçotes com dutos de agua maiores e sem o orificio para a segunda vela, eles resolvem 99% do problema de aquecimento desse carro.

    Eu recomendo vc trocar a valvula termostatica pela do caminhão 1113 a valvula é identica, so que abre mais cedo aos 71º isso ajuda bastante no transito do dia a dia.

    O motor da sua cherokee é igual ao da Dakota diesel, o Sergio Augusto fez um post explicando detalhadamente os problemas desse motor e como resolve-los, eu li muito e encontrei outras soluções, pois a minha tem o mesmo motor da sua só que é 5 cilindros, segue o post do Sergio http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...ge-dakota.html (Retífica e up grade motor vm 2.5 td - dodge dakota)

    Se bem tratado e utilizado de forma correta esse motor é muito robusto, chegando facilmente a mais de 400 Mil km, relatos disso nos forums da europa são muito comuns. Uma outra caracteristica é que a Cherokee diesel foi lançada na Europa, na Argentina no Brasil e na Australia.

    Mais uma vez parabens pela aquisição tenho certeza que ela vai te trazer muitas felicidades!!!

    Se precisar de manuais, contatos para peças, ou dicas dá um berro que estamos ai!!!

    Grande Abraço
    Pedro H. Matheus

  • #11
    Usuário
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    Só na alteração da válvula termostática da 1113 deu para ver nitidamenete que o carro passou trabalhar um "tracinho" abaixo do que trabalhava antes na temperatura.( achei na mesma marca da que estava nela Wahler ) .

  • #12
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    Citação Postado originalmente por victor cordeiro Ver Post
    Só na alteração da válvula termostática da 1113 deu para ver nitidamenete que o carro passou trabalhar um "tracinho" abaixo do que trabalhava antes na temperatura.( achei na mesma marca da que estava nela Wahler ) .
    Olha que beleza, agora pode ander sussa que não vai ter problema, por curiosidade pagou quanto na valvula do 1113 ?

    Grande Abraço e aproveita bastante sua Cherokee

    Cordialmente
    Pedro H. Matheus
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