x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Brinquedo novo

Hybrid View

Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS
    Agradecimentos: 8

Lightbulb Brinquedo novo

E aí pessoal,

Depois de algumas aventuras e desventuras, e boas lembranças depois de 8 anos com o CJ, me decidi por uma nova viatura mais versátil, mas ainda na "família" Jeep. É uma XJ 97 completa, com GNV:

Já fiz revisão, arrumei tudo que tinha pra arrumar, fiz inspeção e manutenção no GNV, e troquei os pneus que estavam bem carecas, por sapatos 255/75/15 (30.9").. agora tenho algumas perguntas pro pessoal que tem mais experiência com as XJ:

Ela não tem lift, os pneus serviram e não estão raspando andando em asfalto/estrada de chão, mas já vi que a hora que for pra buraqueira vai raspar. A oficina que trocou os pneus já queria arquear as molas pra levantar, mas eu cortei o barato com medo de estragar as molas.

Na frente tem espaço, o problema maior é a traseira que está mais baixa, até por causa do cilindro do GNV que ajuda no peso.

Não pretendo fazer trilha "pesada" com ela, eu viajo bastante aos fins de semana (1000km ida e volta), e pego bastante estrada de chão e barro de fazendas no interior. Além disso, eventuais "passeios off-road" e acampamentos com os escoteiros, pescarias, etc.
    1. Então, pergunto, qual a maneira mais fácil e mais barata de levantar um pouco ela, principalmente a traseira? Calços?
    Kit de suspensão tá fora de cogitação porque investi uma nota pra revisar ela, trocar tudo e bla bla bla, então por enquanto nem pensar.

2. Ela raspa um pouco as rodas quando giro toda a direção, mas é só BEM no fim de curso que raspa, tem como regular o quanto gira a direção? Aonde se ajusta isto?

3. O indicador de temperatura marca certo, sempre próximo dos 100°, mas achei o cofre do motor meio quente demais, eu tô paranóico depois do episódio da Cherokee que pegou fogo, ou é assim mesmo?

4. A luz do ABS não acende e o auto elétrico que levei não fez muita questão de tentar descobrir. Me disseram que muita gente desliga o ABS delas pra fazer trilha, etc. Alguém tem o manual dela, qual é o fusível do ABS, vou conferir eu mesmo se é por aí o problema.

5. O velho problema do bloqueador. Ela só veio com um controle, se estragar eu tofu.. na concessionária consigo comprar a "bananinha" do console? To pensando em instalar um alarme normal, deixar o controle original escondido no painel e ligar o botão de desbloqueio do controle na saída auxiliar do alarme, pra desbloquear o controle original pelo alarme novo. Gambiarra, mas aceito sugestões.

6. 4x4. Ela engata e desengata o Full-time facinho, já testei no barro e asfalto, tá funcionando, só que quando passo pro Part-time ou 2WD a luz do Part-time não acende nunca, eu só percebo que desengatou quando sinto que a direção fica mais leve. Será o interruptor? Aonde fica?

No aguardo de dicas

[ ]'s

Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS
    PS: Na foto ainda estava com 235/75

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Agradecimentos: 0
    André,

Respondendo por partes...

1. Então, pergunto, qual a maneira mais fácil e mais barata de levantar um pouco ela, principalmente a traseira? Calços?
    Kit de suspensão tá fora de cogitação porque investi uma nota pra revisar ela, trocar tudo e bla bla bla, então por enquanto nem pensar.

R: A principio seria adicionar mais uma lâmina, não levante muito senão vai começar da dar vibração no cardã devido ao angulo em que ele vai trabalhar, até 2" não tem problema, com 3" pode ter, acima disso a probabilidade é grande.

2. Ela raspa um pouco as rodas quando giro toda a direção, mas é só BEM no fim de curso que raspa, tem como regular o quanto gira a direção? Aonde se ajusta isto?

R: Nos munhões tem um parafuso que ajusta isso, muito similar ao do CJ, coloque uma arruela de 1 ou 2 mm e teste, se precisar coloque mais uma.

3. O indicador de temperatura marca certo, sempre próximo dos 100°, mas achei o cofre do motor meio quente demais, eu tô paranóico depois do episódio da Cherokee que pegou fogo, ou é assim mesmo?

R:
    É isso mesmo, XJ esquenta prá KCT, mas dá uma verificada se o fluido do radiador tá limpo.

4. A luz do ABS não acende e o auto elétrico que levei não fez muita questão de tentar descobrir. Me disseram que muita gente desliga o ABS delas pra fazer trilha, etc. Alguém tem o manual dela, qual é o fusível do ABS, vou conferir eu mesmo se é por aí o problema.

R: Até onde eu sei XJ 97 não tem ABS, tem certeza que a sua tem ABS ???

5. O velho problema do bloqueador. Ela só veio com um controle, se estragar eu tofu.. na concessionária consigo comprar a "bananinha" do console? To pensando em instalar um alarme normal, deixar o controle original escondido no painel e ligar o botão de desbloqueio do controle na saída auxiliar do alarme, pra desbloquear o controle original pelo alarme novo. Gambiarra, mas aceito sugestões.

R: Eu desabilitaria o original e colocaria uma Positron com sensor de presença, muito melhor e se der problema vc desabilita e não fica na mão.

6. 4x4. Ela engata e desengata o Full-time facinho, já testei no barro e asfalto, tá funcionando, só que quando passo pro Part-time ou 2WD a luz do Part-time não acende nunca, eu só percebo que desengatou quando sinto que a direção fica mais leve. Será o interruptor? Aonde fica?

R: Provavelmente interruptor ou mau contato na fiação, dá uma checada na T-case, seria legal vc conseguir o Manual Haynes da XJ ou procura no fórum que tinha um link para um manual de manutenção em portugues, muito bom e ajuda muito na solução desse tipo de problema.

No mais, boa sorte com a XJ, tive uma e sei que se bem cuidada é um excelente 4x4.

[]´s

Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS

Thumbs up

Ronaldo, thanks!

1. Olhando ela eu pensei que adicionar uma lâmina no feixe já ajudaria. Na frente não tá raspando. Vou levar no moleiro.

2. Vou ajustar a direção ASAP

3. Humm bem lembrado, troquei todos os óleos/fluido freio mas esqueci do fluido do radiador

4. EPIC FAIL pra mim. Perguntei justamente porque não sabia se ela tinha ou não, pelo ano. Acabei de olhar a caixa de fusíveis e ela não tem nem o contato do ABS

5. E tem como desabilitar o sistema original? Pesquisei por tudo e me disseram que só trocando o módulo por um sem o bloqueador, que só a AG3 faz isso, etc. Quero colocar um Positron ou DefenderTech mas preciso resolver esse pepino do bloqueio original dela, senão tem que ficar com dois controles.

6. Consegui o manual de manutenção em pt-br, estou baixando a versão em inglês agora, que normalmente é mais detalhado.

Mais uma vez, valeu!

[ ]'s

Usuário Avatar de Enrico SP
    Entrada
    12/03/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Tenho uma 97 também..só alegria (se bem que a coloquei à venda, pintou oportunidade de um bom negócio em outro carro...), no teu item 3 tinha o mesmo problema (ou má sensação, se preferirmos assim) e resolvi trocando a válvula termostática por uma que abre a 71ºC (comprada nos USA), ela está trabalhando mais fria e não tive absolutamente nenhum problema...
    Quanto ao item 4, realmente, não temos ABS, só a partir de 98..
    Abs e boa sorte com o novo carro!

Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS
    Obrigado pela dica Enrico.. realmente, a falta de ABS explica porque ela derrapou quando fui testar sentar o pé no freio em uma lombada

Agora, outro probleminha: o Henrique Josino da 4WD fez uma revisão nela pra mim logo que comprei, trocou óleo do motor, filtro, etc.
    Acontece que o óleo do câmbio não tinha sido trocado. Como a oficina do Henrique é longe bagarai, e lá sempre tá meio complicado conseguir vaga , levei numa oficina aqui na frente de casa . Trocaram o óleo do câmbio, eu falei explicitamente que colocassem óleo recomendado da Chrysler, ou algum BR, Elf, que fosse DEXRON III.

Resposta do dono da oficina: "Sem problemas, se precisar a gente providencia o óleo em outro lugar, o do câmbio dela não é igual esses comuns aí"..
    Bom, trocaram o óleo, fui buscar e descobri que eles colocaram um tal de ATF SHELL.. um potinho prateado/cinza da Shell.. a Cheroka tá funcionando, mas eu percebi que antes com o óleo "velho" ela era bem mais esperta, tipo pisava no acelerador ela já puxava.. agora sinto que fica patinando na aceleração e em subidas.
    Esse tal óleo da Shell, não tem especificação no pote, procurei mas não fala nada a respeito de DEXRON, tinha outras informações lá mas nada que identificasse. Aí fodeu, né..

O que faço? Quero comprar eu mesmo o óleo pra mandar trocar. Troco só os 3.8L do escoamento e daqui um tempo vou trocando o resto?

Vi um óleo da BR, OH-49-TDX, que é DEXRON III, mineral, que fala na embalagem especificamente que é aprovado DEXRON III/MERCON/C4. Serve?

[ ]'s

Usuário Avatar de raven
    Entrada
    27/03/2008
    Local
    Praia Grande/SP
    Se não for a especificação Dexron III, tem que trocar , senão vai te ferrar o câmbio.

Abraços

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem