x
Convex Datacenter
Página 3 de 46 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 554

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    09/10/2012
    Local
    RJ/RJ
    Agradecimentos: 0

Erg.... abre uma oficina q viro seu cliente na hora!

Parabens pelo capricho e cuidado....

Se eu tiver 50% da sua paciencia no q eu fizer na ZJ ja estarei feliz...

Abraco.

Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 16
    Citação Postado originalmente por caco-rj Ver Post
    Erg.... abre uma oficina q viro seu cliente na hora!

Parabens pelo capricho e cuidado....

Se eu tiver 50% da sua paciencia no q eu fizer na ZJ ja estarei feliz...

Abraco.
    kkkk
    Obrigado pelo elogio!
    É capricho e paciência mesmo. O propósito é ter um carro seguro e confiável para viagens e expedições porque não acho graça nenhuma consertar o carro na trilha. Tomei cuidado na escolha do veículo no momento da compra, por isto não apresenta por enquanto problemas mecânicos e posso aproveitar essa primeira fase para fazer uma manutenção profunda, trocando os itens que sei que gastem.
    Abraço
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF

Suportes dianteiros do motor

Vi que o suporte motor (coxim) esquerdo estava rachado e precisava ser trocado. Não senti vibrações do motor mas não queria deixar estes suportes assim.
    Não é nada difícil trocar estes suportes e nem precisa levantar o carro. Só precisa suportar o motor pelo cárter colocando uma tábua em baixo dele para proteger ele. Não tem problema: ele aguenta o esforço porque o propósito não é levantar o carro.
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-suporte_motor_001.jpg

Uma dica: vale usar um macaco (pode ser aquele próprio do carro) que permite subir e descer o motor (e não um cavalete). Vou explicar por que mais para frente.

É só suportar primeiro o motor, desligar o neutro da bateria, desparafusar a porca do parafuso horizontal deixando esse parafuso no lugar, desparafusar a porca e o parafuso montados na vertical e por fim tirar aquele parafuso horizontal fora. Se este fica preso, levantam um pouco o motor que deveriam poder tirar o parafuso sem esforço.
    Podem ver nas fotos abaixo que o suporte esquerdo não segurava mais nada tanto a borracha estava destruída. O suporte direito não mostrava (montado) defeitos, mas uma vez desmontado revelou que a borracha também estava rasgada, mas pelo menos não caindo em pedaços com o do lado esquerdo. Comparando o suporte original com o novo, da marca Crown, também de borracha, encomendado na Quadratec, dá para perceber que a parte superior do novo é mais estreita e que tem neste ponto menos borracha. Provavelmente não vai aguenta tanto que o original, mas se aguentar 5 ou 7 anos ficarei bem satisfeito visto a diferencia de preço com a peça original da Mopar.
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-suporte_motor_002.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-suporte_motor_004.jpg

Para montar o novo suporte é só colocar ele no lugar, botar a porca e o parafuso verticais deixando eles por enquanto frouxos e colocar o parafuso horizontal de volta. Para isto vai ajudar muito um pequeno espelho para ver pelos lados a posição do tubo do suporte em relação com os furos nos braços de cada lado. Provavelmente vai ter que levantar mais o motor, daí a importância de usar um macaco que permite subir ou descer o motor até alinhar as aberturas para encaixar o parafuso sem esforço. Uma vez este no lugar, podem apertar a porca e o parafuso verticais no torque preconizado usando um torquímetro e depois apertar o conjunto parafuso/porca horizontal também no torque certo. Só falta tirar o suporte do motor, religar a bateria e acabou.

Quando liguei o motor, ouvi um barulho horrível de peças raspando uma contra a outra. Desliguei logo o motor e fiquei na dúvida se tinha deixado uma coisa fora do lugar. Religuei o motor por alguns segundos para ver de aonde vinha o barulho: erá da coifa de plástico do ventilador mecânico. Com os novos suportes o motor ficou posicionado um pouco mais alto e o ventilador acabou tocando na parte superior da coifa. Estranho. Será que os tubos de aço horizontais nestes suportes novos de terceiros ficam posicionados mais alto do que nos suportes originais novos? Tentei afastar a coifa do ventilador (motor desligado, é claro!) puxando ela um pouco para cima... e acabei quebrar ela! O plástico, encostado no radiador, ficou após todos esses anos ressecado e frágil. Por sorte essa coifa nem custa 11US$ na RockAuto.
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-suporte_motor_005.jpg

Após trocar estes suportes não senti diferencia notável nas vibrações, mas pelo menos sei agora que essas peças são novas, que o motor está no lugar certo e que o deslocamento anterior dele não vai mais provocar outros problemas.

Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Bem. É só isso por enquanto. Espero que gostaram desses primeiros artigos.

Tem mais peças em casa esperando ser montadas mas quero fazer antes uma outra encomenda para poder mexer na frente do motor de uma vez só: bomba de água, polias, mangueiras, juntas, etc. Não gosto ter que mexer duas vezes nas mesmas peças por não ter feito o serviço completo a primeira vez.
    Vou postar mais artigos “passo a passo” nas próximas semanas.

Usuário Avatar de cheroka
    Entrada
    25/03/2013
    Local
    Cassia/MG
    cara, parabéns pelo tópico e pelo português, são pouquíssimos os erros, melhor que muito brasileiro que usa este fórum, por exemplo.
    não tenho a menor paciência do "do it yourself" nem habilidade...
    apoio a ideia de vc abrir uma oficina, vai ser bem longe, mas eu tb viro cliente...hehehe
    abs
    2000 WJ Grand Cherokee Limited V8 4.7L
    lift 10,5" long arm, snorkel, mud 37"
    aperfeiçoando

Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Obrigado pessoal.

Pedro, não tenho certeza do que quer dizer com “utilizar os discos da GC”: não dá para pegar somente os discos porque vai faltar as pinças e não tem como montar as pinças na chapa original do tambor do XJ. Os diâmetros dos tambores também são diferentes. Tem que trocar o conjunto mesmo porque são sistemas completamente diferentes. No XJ só tem o tambor que serve para frear quando apertar o pedal e como freio de estacionamento. No ZJ e nos kits de conversão tem o disco que serve quando apertar o pedal e tem também um tambor de diâmetro bem menor. Neste caso é a parte interna do disco que serve de tampa do tambor. Este freio a tambor é só mecânico (o original do XJ tem um pistão hidráulico), é acionado pelo cabo do freio de mão e só serve como freio de estacionamento.
    Isto se entendi direto olhando as fotos porque ainda não vi de perto.

Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 66
    Prezado Erg-Bsb parabéns pelo seu tópico, muito bem feito e explicado, excelente!!
    Talvez você possa me ajudar, a minha cherokee rubicon 1998 não acende as lâmpadas de cortesia do teto (aquele modelo que tem uma central e duas laterais na mesma peça), acende a da mala lá atrás, achei que estivessem queimadas mas quando testei não estavam, então medi a voltagem no conetor e deu muito baixa, menos de 1 volt e notei que quando apertava aqueles botões que selecionam as lâmpadas laterais individuais, mesmo elas não acendendo, ao fechar a porta ai era a da mala que não apagava, fica bem fraquinha, só apagando se apertar novamente nesses botões de seleção.
    Acredito que você vá me dizer que é um terra, mas como descobrir, tenho receio de tirar o forro e estragar alguma coisa, tem alguma idéia de onde possa ser o problema e evitar desmanchar muita coisa?
    Grato e parabéns pela sua ótima matéria.
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Bom dia Sydney66 e obrigado pelos elogios!

Não tenho muita experiência em problemas neste carro fora dos que já tive que consertar até agora.
    Já conferiu que as lampadas de teto estão bem encaixadas? Pergunto isso porque tive também um problema parecido na luz do porta-malas e era só isto. As partes metálicas dessas lampadas compridas não são redondas mas tem uma parte mais estreita: minha ficava presa por essas partes, ficava meio solta e não fazia um bom contato. É só girar a lampada de um 1/4 de volta para ficar presa pela parte mais larga, sem nenhuma folga. Que lampada esquisita!!

Caminho da fiação (página 8W-90-37 do manual de manutenção em destaque aqui no fórum): o chicote “saindo” da luz do teto vai para frente em cima do forro até o para-brisa. De lá vai para a direita e desce ao nível do montante para-brisa/porta do passageiro até a caixa de fusíveis (junction block, página 8W-12-2) que fica à direita dos pés do passageiro. O chicote se conecta pelo conetor de três fios C3 que fica no canto superior direito da caixa.

Como funcionam as lampadas de cortesia nos guarda-sol?

Antes de mexer no forro do teto pode já testar a tensão no conetor C3 para ver se o problema não está mais para frente. Vai provavelmente ter que desmontar o acabamento de plástico para ter acesso. Pode também checar o estado da fiação (esquema página 8W-44-5) atrás do acabamento que cobra o montante para-brisa/porta (e que continua em cima da porta) e se não tem vazamento neste chicote.

Espero ter dado algumas pistas para resolver seu problema.
    Abs

Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Para você não precisar procurar, coloco aqui as três páginas do manual:
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento Arquivos Anexos

Erg-BSB, antes de qualquer coisa parabéns pelas explicações e pleo zelo que vc trata o carro.

Estou namorando uma XJ 2001 e agora depois de ler seu tópico tenha certeza que o namoro vai ficar mais firme e se tudo der certo e eu comprar mesmo vc foi um pouco culpado rsrsrsrsrsrs

saudações!!!!

Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 66
    Citação Postado originalmente por Erg-Bsb Ver Post
    Para você não precisar procurar, coloco aqui as três páginas do manual:
    Prezado, mais uma vez obrigado pela atenção e pelo material, vou por a mão na massa. Quem sabe o problema não seja de solução simples? Com relação as lâmpadas são esquisitas mesmo, mas tinha testado as mesmas e medi a voltagem no próprio conector além de testar todo o conjunto de teto fora do carro, a voltagem no circuito era de 1 volt, a lâmpada até acendia, ficava aquele filetizinho de luz bem fraca que só se via retirando aquelas lentes de plástico do console de teto.
    Ah sim, as lâmpadas de cortesia do para-sol funcionam perfeitas, isso já pode ser uma dica do problema?
    Obrigado pela ajuda e parabéns pelo ótimo post, quando descobrir o problema posto aqui o resultado.

Grande abraço.
    4X4 Brasil
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

Usuário Avatar de thiago-nit
    Entrada
    29/05/2005
    Local
    NIteroi/RJ
    Acompanhando!

"Além do horizonte existe um lugar,....mas é só com um JEEP que você pode chegar!!"
    White Helmet - XJ 98 4.0 - Lift RC 4.5" AAL - 31" MUD

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 7
      Última resposta: 06/12/2010, 21:40
    2. Peças Jeep 4.0 (Cherokee Sport, Grand Cherokee e Wrangler)
      Por geezer no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 27
      Última resposta: 17/02/2009, 22:34

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem