Postado originalmente por
Giuberto
Hans, o radiador é mandatório. Tanto que a Jeep praticamente admitiu o defeito de projeto qmuando enfiou o radiador de fábrica nos mais novos.
Resolver de vez ele não resolve não, mas ameniza.
Para
Pra não aquecer, eu me conformo em não "exagerar", se é que me entende. Se for entrar na pilha dos amigos dando zerinho na praia, já era, em pouco tempo frita. Em qualquer situação off-road, eu só uso reduzida. Se usar marcha normal em trilha.... nem quero saber o que acontece, pois vai forçar tudo! O meu aqueceu as 3 vezes em trilha, com reduzida, num uso um tanto quanto moderado a pesado.
Se o seu aqueceu em uso leve, de repente foi por não usar a reduzida mesmo. Sobre o óleo:
Como regra geral, cada aumento de 20 graus (fahrenheit) na temperatura de operação acima de 175 graus F. reduz a vida útil do fluido na metade!
A 195 graus F., por exemplo, a vida útil do fluido é reduzida a 50.000 milhas. Em 220 graus, o que é comumente encontrado em muitas transmissões, o líquido só é bom para cerca de 25.000 milhas. A 240 graus F., o fluido não vai muito mais de 10.000 milhas. Adicione mais de 20 graus, e a expectativa de vida cai para 5.000 milhas. Vá para 295 ou 300 graus F., e de 1.000 a 1.500 milhas é tudo que você vai ter antes da transmissão queimar.
Fique de olho em vazamentos. Se ela aqueceu demais, os selos queimam e começa a dar vazamentos. Então, se não quer trocar agora, pelo menos adiante a próxima troca para metade da km normal de troca. (Eu trocaria na semana seguinte!)