Postado originalmente por
phmatheus
Victor Boa Noite, e meus parabens, com certeza fez uma excelente compra.
Esse motor não tem correia dentada, ele é sincronizado através de engrenagens, ele somente tem a correia Poly-V, como disseram ai acima, esse motor é italiano é o VM-425, um excelente motor que sofreu no clima tropical brasileiro e nas mãos de pessoas que acham que carros diesel se dirige como carros a gasolina, mandando as rotações lá pra cima e esticando as marchas ao maximo.
Esse motor tem um problema sério que é o aquecimento, a sua por ser 99 não deve ter recebido os devidos reparos, veja se a ventuinha eletrica está no centro do radiador e se não existe nenhuma capa defletora nela, pois o funcionamento da ventuinha eletrica envia o vento para a helice do motor, resfriando a polia viscosa e fazendo com que essa perca eficiencia vindo a ser acionada mais tarde, apartir do final de 99 começo de 2000 essa ventoinha foi deslocada para a direita, removendo o fluxo de ar da polia viscosa reduzindo o problema.
O problema do aquecimento, causa fraturas no cabeçote no pé da vela de aquecimento e com isso começa a sumir agua do radiador, por isso sempre de olho no nivel da agua. Esses cabeçotes foram desenvolvidos para serem utilizados na europa, em climas mais amenos, tanto que eles tem um orificio para instalação de uma segunda vela de aquecimento. Os dutos de agua tambem são estreitos para manter o motor e o combustivel aquecido, e com isso o carro aquece demasiadamente, a Apaz Madrid da Argentina fabrica esses cabeçotes com dutos de agua maiores e sem o orificio para a segunda vela, eles resolvem 99% do problema de aquecimento desse carro.
Eu recomendo vc trocar a valvula termostatica pela do caminhão 1113 a valvula é identica, so que abre mais cedo aos 71º isso ajuda bastante no transito do dia a dia.
O motor da sua cherokee é igual ao da Dakota diesel, o Sergio Augusto fez um post explicando detalhadamente os problemas desse motor e como resolve-los, eu li muito e encontrei outras soluções, pois a minha tem o mesmo motor da sua só que é 5 cilindros, segue o post do Sergio
http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...ge-dakota.html (Retífica e up grade motor vm 2.5 td - dodge dakota)
Se bem tratado e utilizado de forma correta esse motor é muito robusto, chegando facilmente a mais de 400 Mil km, relatos disso nos forums da europa são muito comuns. Uma outra caracteristica é que a Cherokee diesel foi lançada na Europa, na Argentina no Brasil e na Australia.
Mais uma vez parabens pela aquisição tenho certeza que ela vai te trazer muitas felicidades!!!
Se precisar de manuais, contatos para peças, ou dicas dá um berro que estamos ai!!!
Grande Abraço
Pedro H. Matheus