Bom dia senhores,
Meu nome é Julio Cesar e esta é a primeira vez que participo do fórum "Jeep/Cherokee", no entanto sou um participante acidou das seções "Troller" e "Engesa" umas vez que estes dois últimos são os carros que efetivamente possuo na garagem.
Meu navegador acaba de comprar uma Cherokee 1997 XJ com a seguinte configuração: Câmbio automático, lift de suspensão, diferencial dianteiro dana 30 e traseiro 8 1/4" com kit 30 estrias e ARB. O carro precisa de muitos cuidados e ontem mesmo iniciamos a "revitalização", ou melhor dizer, "reconstrução" do mesmo. Eu e meu navegador fazemos mecânica como Hobby nos finais de semana, por isso não possuímos muita experiência ainda mais se tratando de uma Cherokee com suas muitas particularidades. Por isso recorro ao senhores a fim nos ajudarem com algumas dúvidas notadas já no primeiro dia desse tão aguardado "desafio" mecânico.
- O diferencial dianteiro me parece original, no entanto notei que ambas as pinças de freio são fixadas aos munhões por parafusos 13. Em todos os carros que já mexi, inclusive no meu engesa que também possui um dana 30 na dianteira, essa fixação é feita através de parafusos 17 ou mesmo 19. Um dos parafusos estava quebrado e por isso abrimos uma nova rosca no munhão, sendo que existe uma folga absurda de mais de 1 cm entre os embuchamentos dos parafusos (parecem ser um tubo de cobre) e a furação original das pinças (orelhas). Isso é original do carro? Pois devido a tal folga cada freiada irá gerar um grande impacto nesses parafusos 13, que devido a sua pouca espessura e resistência, fatalmente virão a quebrar novamente.
- Ainda sobre o diferencial dianteiro, notamos um grande vazamento e por isso iremos substituir todos os retentores. Inicialmente procuramos fora do Brasil, no entanto devido ao alto custo do frete, talvez seja melhor comprarmos similares no mercado brasileiro mesmo. Alguém sabe nos informar as especificações dos mesmos, assim como algum fornecedor barato de peças Cherokee?
- Outra curiosidade é quanto ao posicionamento dos retentores. Ainda não estou bem certo, no enanto de acordo com o manual mecânico além do retentor do pião (maior vazamento) os dois outros retentores das canelas vão pela parte interna junto a caixa satélite, e não nas extremidades como de costume nos antigos diferencias dana. Na extremidade apenas vão duas placas plásticas e nada mais, estou correto? Até vi que existem alguns retentores a fim de vedarem as extremidades das tubulações dos eixos (inclusive com graxeira - Alloy), no entanto são oferecidas como "acessórios" e não parte integrante do conjunto selante do eixo. Ainda não consegui acreditar e estou achando tudo isso muito estranho, já que tal posicionamento iria gerar uma "porta aberta" nas tubulações do eixo dianteiro. Imagine a quantidade de lama e areia que irá entrar na tubulação do eixo? Ou será que o dana 30 Cherokee possui 5 retentores ao invés de 3?
- Também notei que o conjunto mecânico do carro, embora enorme, apenas é apoiado por três calços, sendo dois no motor e uma na travessa da caixa. Quando acelerado a caixa esta "trabalhando" muito (quase 10 cm para cima) e por isso pensei que o calço da caixa estivesse avariado. No entanto, ao me aprofundar no carro, notei que a travessa da caixa esta utilizando dois calços de borracha de uns 8 cm cada a fim de separá-la do monobloco, sendo que tais calços não aparecem no manual mecânico do carro. Isso faz com que a travessa da caixa fique de 8 a 10 cm mais baixa, sendo assim a caixa ficou folgada em seu suporte e por isso parece flutuar sobre o mesmo.
- Por último e não faço a menor ideia da razão, o carro me parece estar muito "preso" e "amarrado" demorando muito a fim de realizar as trocas das marchas. Resumindo, o carro não anda e parece ter umas 10 toneladas a cada arrancada. Alguma sugestão?
Desde já agradeço pela ajuda de todos,
Muito abrigado,
Julio Cesar.