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  • #1
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    Lendo este e outro tópico sobre a questão do câmbio automático, fiquei em dúvida se as questões se aplicam a meu caso, embora semelhantes, traduzindo: quando ligo a chave e faço a troca, primeiramente ré para sair da garagem e depois o drive, ambas as trocas reagem, mas dão um tranco, coisa que não acontecia há umas duas semanas. Observei que depois de rodar por algum tempo, em média 15 minutos, no momento que for estacionar e fazer manobras isto diminui, mas se ficar com o motor parado por uma hora, por exemplo, torna a dar os solavancos ou trancos na troca de marcha. Seria o óleo de transmissão? Meu marido me informou que havia trocado há poucos meses, mas não sabe que óleo foi colocado, ele disse que seria um conforme tabela existente nos postos (ano, modelo etc). S.O.S. Obrigada.

  • #2
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Jojoba, tua Cherokee é uma WJ né, achei que era uma XJ ou ZJ.
    Então ela não tem o NSS, e sim um TRS, Transmission Range Sensor. Os dois sensores fazem a mesma coisa, o TRS além do sensor de posição tem um sensor de temperatura do câmbio embutido; a diferença é o que teu TRS fica dentro da caixa junto com as solenóides, tem que tirar a tampa do corpo de válvulas. Olha na página 451 do FSM que tem explicado como é o procedimento.

    Os dois códigos que tu tem indicam problemas que apontam pro sensor estar defeituoso:

    p0706 - Problema no Transmission Range Sensor
    p0713 - Problema no sensor de temperatura (que é parte do TRS)

    Olha na Rockauto que eles devem ter o sensor pra WJ lá.

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  • #3
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Palozo, tem dois tipos de scanner. Um é o OBD2, que é um scanner "padrão" que várias marcas usam e que existem diversos fabricantes de scanners à disposição, são esses scanners que as oficinas normais utilizam pra tudo que é carro. Tem a opção de comprar o scanner USB ou Bluetooth e tu mesmo fazer as leituras através do computador ou celular. Os scanners OBD2 só fazem leitura, não programam nada no módulo, a única coisa que conseguem gravar é zerar os códigos pra apagar a luz do Check Engine no painel.

    O outro scanner é o DRBIII ou StarScan, que é o scanner da Chrysler, custa uma pequena fortuna e é utilizado nas concessionárias, esse scanner consegue programar o módulo, fazer alterações na injeção e nos sistemas do carro, mas é difícil achar oficina que tenha ele.

    Como está o óleo da caixa, tem trocado ele? Tu sente ela engatar a quarta marcha e a rotação baixando um pouco quando ela engata o overdrive?

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  • #4
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    Se a subida for muito forte ele desce mesmo com o peso do carro. Mas em subidas leves, "normais" deveria segurar. É desgaste interno da caixa, nas cintas ou discos.. não é problema muito sério, mas significa que teu câmbio já não é mais novo, a tendência é piorar até ser obrigado a abrir a caixa pra fazer a manutenção.
    O câmbio patina quando acelera? Faz o teste de stall, vai em um lugar aberto, engata o freio de mão, pisa fundo no freio e dá uma acelerada em D só por alguns segundos, vê até quanto vai a rotação, se subir muito além dos 2000 rpm é porque está patinando.

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  • #5
    Usuário Avatar de Rustão
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    Aproveitando, sua experiência André, o cambio da minha Zj ta vazando um pouco na tampa, ja apertei os parafusos mais volta afrouxar sempre. e acabou baixando um pouco o nivel, to pensando em tirar a tampa dar uma limpada e fechar com aquelas colas próprias.
    O fluido ta clarinho vermelho, pois faz 15 mil km que foi trocado, porém não fui eu que fiz a troca, (antigo dono)então não sei que fluido foi colocado la.
    To pensando em fazer isso e completar com aquele fluido da Mutol que atende as específicações ATF+4. Teria problema se eu misturar com o fluido que ja ta na cx? Ou o que voce me sugere?
    Abraço Valeu André
    Jeep Grand Cherokee Limited V8 5.2 - 1998

  • #6
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Problema não tem, mas vai ser um desperdício se o que estiver ali dentro for um Dexron III ou outro óleo comum. Porque não aproveita agora ou espera até fazer uma revisão na caixa, aí troca todo o fluido, verifica o filtro e já veda bem a tampa.

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  • #7
    Galera,
    Tenho uma Grand Cherokee Limited 5.2 ano 1998. Recentemente percebi que o fuído do câmbio estava baixo, e completei com dexronIII. Ela pinga um pouco (muito pouco) e depois de anos deve ter baixado.
    Ocorre que depois disto ela começou a patinar, como se fosse um carro manual que está com embreagem gasta.
    Será que coloquei muito fluído? Será que coloquei fluído errado? Será que não tem nada haver com fluído?
    abraços

  • #8
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Mike, dá uma olhada aqui que tem a lista e preços: 45RFE, 5-45RFE, 68RFE Transmission Parts Chrysler Rear Wheel Drive

    Lembrando que, nessas WJs tem um update do módulo da transmissão pra ela usar as 5 marchas ao invés de 4. Se for numa concessionária eles verificam pra ti http://www.wjjeeps.com/tsb/tsb_wj_1802501.pdf

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  • #9
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Teria que descobrir qual óleo foi colocado, ou então trocar de novo e colocar o correto pra tirar a dúvida, Ana.

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  • #10
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    Pior.... depois de eu insistir ele me confessou que não trocou, apenas mandou completar. Estou a ponto de ficar viúva já.. Já....

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Ana Maria Mesquita Ver Post
    Pior.... depois de eu insistir ele me confessou que não trocou, apenas mandou completar. Estou a ponto de ficar viúva já.. Já....
    HAHAHAHA, essa foi boa!
    É isso aí: esposa fazendo marido cuidar direito do carro.
    Além da qualidade do óleo, é possível que esteja acima do nível máximo.
    Na minha ex-Sport bastou passar 100 ml's do nível para dar pequenos trancos, principalmente parado nas sinaleiras.
    Chegava a olhar pelo espelho, achando que tinham dado um totó na traseira.
    Importante: não se troca esse óleo em posto de gasolina, mas sim em uma boa oficina.
    E boa sorte!

  • #12
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    Estou adiquirindo, jeep cherokee laredo,98 zerada de latería, pintura ,tapearía e comandos interno ,km 80 mil original, jeep bonito. com problema no cambio, não engatar marcha, foi trocado o módulo de injeção o mesmo não reconhece o cambio. Alguém pode me orientar.
    Edison

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