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Convex Datacenter
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  • #1
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    01/12/2011
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    Qual o melhor o motor, 6 cc willys original ou 4 cc do opala.




    Senhores JEEPEIROS, tenho um Cj5 1960, está com o motor 6cc e cambio 3 marchas originais. Gostaria de saber se mantenho esse motor ou coloco um de 4cc opala, caso opte de ficar com o 6 cc original posso colocar o cambio do Chevette de 5 marchas. Como será o desempenho ?

  • #2
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    22/10/2009
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    4cc do opala X 10!!!!!!!! - Em qq 1 a cx de 5 melhora o desempenho/consumo!
    dojao campeao
    Frontier Attack 2024/Kicks 2020/Pajero Full 2001 3portas 3.5 V6 preparada parcialmente p trilhas

  • #3
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    01/12/2011
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    Citação Postado originalmente por dojao campeao Ver Post
    4cc do opala X 10!!!!!!!! - Em qq 1 a cx de 5 melhora o desempenho/consumo!
    Dojao, falaram que o 6cc original enche mais rápido que o 4cc e tem mais torque com baixa rotação. Isso é verdade. pois assim tenho um motor 4 opala desmontado, cabeçote está pronto tenho que preparar a parte de baixo, e o 6cc já está instalado no jeep. o que compensa...pois terei que mudar no documento o numero do motor, outra dor de cabeça, pq envolve vistoria.....Mas tb vi que o 6cc fica mais caro pra retificar do que o 4cc, quanto disso tudo é verdade ? Valeu pelas orientações....

  • #4
    Citação Postado originalmente por Ionck Ver Post
    Dojao, falaram que o 6cc original enche mais rápido que o 4cc e tem mais torque com baixa rotação. Isso é verdade. pois assim tenho um motor 4 opala desmontado, cabeçote está pronto tenho que preparar a parte de baixo, e o 6cc já está instalado no jeep. o que compensa...pois terei que mudar no documento o numero do motor, outra dor de cabeça, pq envolve vistoria.....Mas tb vi que o 6cc fica mais caro pra retificar do que o 4cc, quanto disso tudo é verdade ? Valeu pelas orientações....
    Amigo, tem dezenas de tópicos falando sobre isso. Você tem que pesar os prós e contras e optar por um deles.

    Olha os pontos positivos do BF sobre o Opala 4cil:
    * Ronco mais bonito
    * Um pouco mais de torque em baixa
    * Mantém a originalidade

    Negativos:
    * manutenção mais cara e difícil de achar
    * Tem válvulas no bloco, o que limita muito o rendimento
    * Gasta mais
    * Pesa mais
    * É muito mais difícil tirar mais potência do BF que no opala (prep. aspirada)

    Isso é o que me veio na cabeça agora, mas tem muito mais coisa se for colocar ao pé da letra.

  • #5
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    23/08/2010
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    Lonck, tenho no cj5 motor de opala 4cc com caixa original 3 marchas, rodei por um bom tempo com o bf inclusive fiz uma 1/2 sola nele, até que ficou bom depois da 1/2 sola ficou como novo rodei bastante, o jeep estava original e tentava deixar assim, ia bem nas trilhas até que resolvi pegar um pouco mais pesado umas trilhinhas um pouco mais desafiantes, ai o bicho pegou, o motor não aguentou o tranco, fiz bem como você está pensando tinha um opala que estava parado com motor a alcool que fiz a algum tempo inteiro (lembro que foi uma grana preta nele) não tive duvida tirei e coloquei no jeep adaptação facil capa seca C-10 / C-20 / caminhão enfim tem de monte por aí se precisar tenho uma nova aqui, uma chapa de ferro para acertar a furação da capa seca com a caixa do willys e refurei o bucha do virabrequim para a medida do piloto do willys disco de embreagem opala com miolo willys rolamento de embreagem da C-10 / C-20 com bucha para o "funil" do willys pronto receita completa, não me arrependo da troca nem pretendo trocar a caixa na trilha no barro a posição da ré em relação a 1ª é exelente no "vai e vem" que geralmente precisa só me queixo pela 1ª ser muito longa (prejudica um pouco a embreagem ainda mais agora que coloquei bloqueio 100% na tras.) mas em questão de força não fica devendo nada ao BF e ainda posso abusar do giro algo que é proibido ao BF que foi o que fiz no meu e quebrou, de resto só alegria e mãos na graxa.

  • #6
    Usuário Avatar de gpolachini
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    Amigão,

    Se você já tem o BF no jeep deixa ele ai, na hora que o bf abrir o bico você coloca o motor do opala.
    No BF você tambem consegue colocar o cambio do chevette, depois se mesmo assim quiser trocar o motor é só trocar a capa seca e já era.

    Abraços.
    Guilherme Polachini
    Jeep Ford 75 - Lerdinho
    Gurgel tocantins 88 - Gurjão

  • #7
    Usuário Avatar de Dodger
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    Citação Postado originalmente por gpolachini Ver Post
    Amigão,

    Se você já tem o BF no jeep deixa ele ai, na hora que o bf abrir o bico você coloca o motor do opala.
    No BF você tambem consegue colocar o cambio do chevette, depois se mesmo assim quiser trocar o motor é só trocar a capa seca e já era.

    Abraços.
    Isso mesmo que eu ia falar, se tá no lugar e tá funcionando, num arruma sarna pra se coçar não, vai aproveitar o jeep, a hora que o motor num iver mais dando conta ai tu muda a motorização.

    O que eu mais vejo é amigo meu que fica inventado moda com mudanças mirabolantes de mecanica, motor V8, motor injetado, etc, etc, ai eu rodando todo dia com OHC e eles com os carros e jeeps parados na garagem ou oficina...

  • #8
    Usuário Avatar de Dic3
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    Citação Postado originalmente por gpolachini Ver Post
    Amigão,

    Se você já tem o BF no jeep deixa ele ai, na hora que o bf abrir o bico você coloca o motor do opala.
    No BF você tambem consegue colocar o cambio do chevette, depois se mesmo assim quiser trocar o motor é só trocar a capa seca e já era.

    Abraços.
    x100!!!

    Gastar dinheiro em BF eu acho disperdicio (ah nao ser que queira manter a originalidade, claro) senao parte pro opala quando o BF der adeus
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #9
    Usuário Avatar de Paulo AV
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    Colega

    Concordo com o Dic3 e com o Dodger, se está funcionando sem problemas e se vc não tem grandes queixas contra o motor, deixa quieto, só mantém. Afinal de contas está original e qualquer adaptação é exatamente isso: uma adaptação. Tanto o BF161 como o GM151 são bons motores e apesar da diferença de numeros de cilindros, a diferenca de desempenho entre eles é muito pequena para justificar troca. Agora, se o motor já está ruim, acho que aí compensa trocar o BF ou o OHC por um GM151 ou por outro mais "moderno" por questão de custo e facilidade de encontrar peças (se bem que já anda difícil encontrar peças para o velho GM).
    Paulo Augusto
    Jeep Willys CJ-5 1963 "Véio Mijão"
    GM-151, Clark 4 Marchas, Genius Snake 31x10.5 R15

  • #10
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    Bem como realmente sou novo no off-road, manterei o 6cc oroginal até abrir o bico, enquanto isso vou preparando o 4cc do opala e tb quero dizer que aqui ems guarulhos têm uma mecânica que desenvolveram um módulo para adptar o TBI achei muito interessante, se alguém tiver afim de conhecer esse pessoal apresento. Obrigado pelas dicas..

  • #11
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
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    concordo usa o bf até explodir.... depois seja feliz com um opala 4 151S corpo duplo...he...he...he...

    Citação Postado originalmente por Dodger Ver Post
    Isso mesmo que eu ia falar, se tá no lugar e tá funcionando, num arruma sarna pra se coçar não, vai aproveitar o jeep, a hora que o motor num iver mais dando conta ai tu muda a motorização.

    O que eu mais vejo é amigo meu que fica inventado moda com mudanças mirabolantes de mecanica, motor V8, motor injetado, etc, etc, ai eu rodando todo dia com OHC e eles com os carros e jeeps parados na garagem ou oficina...

  • #12
    Eu não sei quantas vezes eu ainda terei de rebocar os Cj's com motor de opala ou algum outro motor, com o meu BF 161 que nunca quebrou, para que as pessoas se convençam em como o BF 161 é praticamente indestrutível! as pessoas ao invés de gastar uns pilas pra melhorar o BF (injeção, ignição, colocar tecnologia nova no bom e velho BF)... ficam gastando duas vezes mais fazendo o mesmo com motores de carros de rua! e não motores de trabalho!
    ...
    eu já vi BF's com condições absurdas e sem manutenção alguma em 30 anos precisando apenas de uma limpeza!
    ...
    meu sonho é um dia deixar meu BF do jeito que eu quero... mas até lá, sei que ele continuará rebocando os Jeep's com "coração" de carros comuns
    Jaime
    Jeep Willys Cj-5 1972
    Toyota Bandeirante 1994

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