Postado originalmente por
Pablo.pinto2007
Bem eu penso o seguinte... o motor AP, apesar do seu estar preparado, não tem fama de esquentar, ele só esquenta se não tiver água no sistema, então a pampa possui um radiador mais horizontal que vertical, como os gols que saíram também com motor AP, porém eles são mais verticais, o que inviabiliza sua instalação, o do santana me parece que é também horizontal, só que ele é maior... o que pra mim não interessaria, pra você deve ser uma vantagem pelo volume arrefecido ser maior... e faz aquela jogada que já falei, retira a termostática, e coloca uma cebolinha no radiador de menor temperatura, se não me engano a minha é de 76ºC, ou seja, quando a água do lado quente do radiador estiver a essa temperatura seu eletroventilador entrará em funcionamento... essa de ventulinha dupla eu só colocaria realmente se fosse necessário... faria um teste com uma só (eu acho que dá conta), mas caso não fosse satisfatório aí sim colocaria uma dupla... e o fato de ter um botão manual para acionar é interessante, eu tenho no meu, principalmente paraesfriar o motor antes de entrar em águas profundas, para não danificar o eletroventilador, já tive fusível queimado na trilha e passei aperreios por isso, motor começou a esquentar e o eletroventilador não entrou, fiz uma ligação direta, depois dessa eu instalei um botão (é bem verdade que ele não funcionou por muito tempo, mas foi útil) e não precisa ter um segundo ventilador pra isso, basta ligar paralelo...
Essas peças são fáceis de achar em qualquer loja de autopeças (os radiadores tanto da pampa quanto do santana), eu optei pelo da pampa pelo preço e tamanho e claro, atenderia minha necessidade. E o vaso expansor eu coloquei o do gol quadrado mesmo, mas tem-se a opção do gol geração 4 pra frente que é redondo (é mais difícil de fazer o suporte) e se quiser ir mais longe compra o da kombi refrigerado a água (kombi 1.4 flex) que ele tem um sensor de nível, muito interessante pra vc que tem um motor caro debaixo do capô e vai usufruí-lo como tal e não pode desleixar com a água... é caro, mas é util.
Forte abraço!!!