x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 71

Jeep e Sua Essência

Amigos,
    Ontem fui consumido por uma dúvida cruel. Sei que isto gerara discussões e, algumas até acaloradas, mas, fazer o que? O fórum é para isto e, principalmente, aqui, aonde me sinto tão bem, sei que ao final, se não tivermos uma decisão, teremos, ao menos, uma bela exposição de idéias.
    Seguinte...
    Estava pensando na possibilidade de mudar o motor do Caroço (Bfão)..pensei em usar o motor da BMW ou comprar um Diesel. Mas, de repente, fui tomado de uma dúvida....Se mudo o motor do meu Jeep ele não deixa de ser Jeep!!!????
    Não preciso dizer que se iniciou um guerra intelectológica (junção de ideológica c/ intelectual - acabei de criar) entre os dois hemisférios do meu cérebro.
    A metade que cuida da emoção (não sei que lado) diz que o Caroço perderia sua essência. Já a outra metade diz que isto não tem nada a ver, pois, estaria apenas dando um Up nele. Travei!!!
    Vejam, realmente se eu mudo alguma coisa nele ele deixa de ser exatamente aquilo que foi produzido e passa a ser + um off-road. Logo, não seria mais um CJ5 1973.
    Aí começou a guerra. O que é que difere um Jeep de um Troller? Sei que muitos dirão de bate-pronto que além da marca "n" outras coisas como motor, suspensão, ano....Tá, isto é óbvio.
    Mas eu comprei o Caroço pq. ele é um Jeep...quero dizer, não por causa da marca, mas por sua história, por sua beleza quase que poética.
    Ninguém se importa de ver um Troller, Wrangles, Cherokee, e por aí vai, nas ruas. Mas todo mundo pára para admirar, suspirar, quando vê um Jeep...
    Se apenas a marca e a carroceria fazem a diferença, então poderia por qualquer coisa embaixo do capô, nos eixos, no freio...e mesmo assim seria um Jeep. Até c/ um motor 1.0 seria Jeep.
    Venhamos que o estilo já é copiado pelo Troller e pelo seu irmão Wrangler...
    Então, esta é a questão. Até onde posso ir para não perder a "alma"...ou melhor, o que seria a "alma" dos nossos amados companheiros?
    Abço à todos,
    Matraka

Usuário Avatar de Leco1974
    Entrada
    06/07/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2
    A dúvida na reforma do CJ é cruel! Eu pensei em pôr capota de fibra, mas conversando com outros, cheguei a conclusão de que se pusesse..não seria mais Jeep e sim jeep (o primeiro é marca, o segundo genérico). Se fosse pra pôr capota de fibra, não seria melhor comprar direto uma XJ, um Samuca ou outros tantos jeep's bacanas e mais modernos/confortáveis? Provavelmente sim. Sei que tem CJ's lindos no Frota4x4 com capota de fibra ou de aço e não tenho nada contra, pq os donos fizeram ao seu gosto, mas pra mim não serve. A tua dúvida é cruel, mas vai do gosto de cada um...eu trocaria sem medo, mas por um motor light e não estes com 200 cv's que põem nos CJ's e que depois tem que trocar o eixo, a suspensão, o diferencial e por aí vai..até não restar mais nada que lembre um CJ, seja de que ano for. O meu não será um símbolo de autenticidade, a começar pela caixa, mas quem ver saberá que ainda é um CJ. Tem CJ que o cara vê e não acredita o que é CJ. Imaginem este belo modelo com o qual me deparei: frente de CJ 5 (capô, paralamas, grade) e portas, laterais, teto, traseira de Uno 2 ptas, motor e cx Hilux, chassi de Rural, painel de Hilux, forro das portas e bancos de Uno, parabrisa e vidro das portas do Uno. Daí o dono me diz que é Jeep CJ-5... ah não!! E ele ainda se ofende quando dizem que é estranho o projeto dele! Esta foto valeria ouro, fiquei tão perplexo que não tive ação de bater a foto. Detalhe: gastou cem mil reais pra fazer esta M.

Usuário Avatar de Guarujá
    Entrada
    26/05/2010
    Agradecimentos: 0
    "Até onde posso ir para não perder a "alma"..."

Sinceramente se colocar que o ceu é limite já já que aparece uma foto de um jeep voando.....

Sou novo nesse hobby, porem desde criança que criei a espectativa de ter jeep que era e é sinonimo de carro que passa por onde outros não passam carro que "lavou tá novo" pode entrar sujo....em fim sem frescuras. Tenho isso como essencia ou alma da "coisa", se der para melhorar por que não? pode ser jepinho ou jepão a identidade tá lá é um JEEP!!!

Se beber umas acho que explico melhor que penso rsssss

Usuário Avatar de Pedrão B.
    Entrada
    24/01/2008
    Local
    Rio Claro/SP
    Interessante a dúvida, mas meio Off-Topic, pois essa é uma seção técnica.
    []'s
    Ex-CJ5 '63
    Ex-Rural '67
    Gaiola '11 - Foi também...

Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Pois é matrakaum, eu padeço da mesma dúvida. O BF 161 do meu Jeep também está morrendo, a pressão do óleo, mesmo com a bomba nova, está a zero e quando forçado o motor fuma tanto que parece o fumacê mata dengue.
    Já pesquisei diversos motores para substituir mas sempre me vem a cabeça essa dúvida, se mexer em tudo ele deixará de ser um Jeep, será no máximo um jipe (genérico de off-road).
    Para aumentar ainda mais minha dúvida, meu Jeep é 1976 e o motor dele nem era originalmente o Bf 161 mas o Ford OHC Georgia então penso seriamente em substituir o BF pelo OHC mas as diversas mudanças que têm que ser feitas (caixa seca, eixo piloto, suporte do coxim no chassi, radiador, escapamento e principalmente documentação, além do problema do OHC engolir água pelo mancal trazeiro) me tiram o sono. Ainda não decidi o que fazer.
    Ontem tive uma oferta de um motor 3000 do Maverick retificado, que ainda não foi instalado depois da retífica, portanto zero km, por R$ 2.200,00 em 2 x de R$ 1.100,00 , mas de novo as modificações, teria que mexer no coxim que é diferente do Jeep e no filtro de óleo que pega na caixa de direção e o fantasma da documentação, então...
    Ó dúvida cruel!
    4X4 Brasil
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

Usuário Avatar de Pedrão B.
    Entrada
    24/01/2008
    Local
    Rio Claro/SP
    Robertux!
    Se quiser dicas de como colocar o motor do Maverick no CJ posso te passar, inclusive indicar um mecanico bom aqui em Rio Claro que faz isso tranquilo.
    A adaptação é relativamente simples, não precisa mudar os suportes do CJ, e sim colocar o suporte dianteiro do 161 no 184.
    Para a questão do filtro, fiz uma solução muito boa.
    Se quiser mais dicas manda uma MP.
    []'s
    Ex-CJ5 '63
    Ex-Rural '67
    Gaiola '11 - Foi também...

Usuário
    Entrada
    19/04/2008
    Local
    sabará/MG
    Matrakaum, boa tarde, voce é um cara com quem eu sentaria numa venda de beira destrada e conversaria ate o keicho bambiá, (sobre jeep), agora minha opinião sincera, bota logo um motor diesel leve aconpanhado´, é claro, deuma boa caixa e pronto, monte nele e vai pra caitité fazer a viagem de seu sonho, ah não se esqueça de me chamar para apoio, irei com muito prazer.

quanto ao motor diesel no jeep não se preocupe, ele merece atualizações que lhe dê mais opções de uso, veja o exemplo de freio duplo, a mais simples e de maior utilidade.

ah a minha pikup willys 64 não tem adaptações (rsrs) só atualizações e todo lugar que ela chega faz maior sucesso.
    Marruá AM 100 CS 2007
    Rural 72
    bicudinha 59 aguardando reforma

Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
    Entrada
    22/09/2005
    Local
    Penápolis/SP
    É mais ou menos o caso de uma cirurgia de transplante de coração, o cara continua vivo melhor do que estava com o antigo coração, mas o original se foi...
    E tem jipe por ai (maioria) que se fosse comparar já teria trocado pulmão , fígado, baço, rins, e deixa eu parar que vai faltar orgão rsrsrsrs
    è isso Matrakaum, não vai deixar de ser um jeep mas vai ser um pouco menos.
    Mas td depende do valor que vc dá pra isso , a maioria esta contente em ver td funcionando não importa com oque nem como.
    Acho que um jeep pra passear Fim de Semana ou de exposição pode se dar ao luxo de ser td original.
    Um jeep de trilha... a tração e a redução funcionando já tá td beleza.

Na minha concepção.........

Vocês andaram bebendo.... e o negócio era forte! .

[]´s de 2.4 MPFI.

Puxa!!! O Leco entendeu direitinho minha dúvida...eu gosto tanto que arrumei uma "desculpa" para arrumar o Caroço e andar com ele todos os dias...Como preciso de um carro para carregar peças (trabalho c/ desmanche de autos) vou comprar uma carretinha e...TCHAAMMM...lá vai eu de Jeep. Não é o máximo???
    Tava c/ um motor da Hilux aqui...chegou coçar a mão mas esta dúvida me acoçou...aí chegou um cidadão e comprou o motor...A idéia de que se precisar melhorar tanto é mais fácil andar de Samuca, Troller e por aí vai mexe comigo. Pois, se eu quisesse realmente conforto eu não poderia querer um Jeep, autêntico. Entende? Aquele cheiro de gasolina....é o que faz a diferença...HAHAHAHAHAHAH
    Dinhorlf - Kra fico, sinceramente, lisonjeado. Assim que me sentir seguro em viajar c/ o Caroço nós vamos ficar em um barzinho de estrada de chão em meio as montanhas deste estado maravilhoso que é MG...vamo ficar bebendo refrigerante e batendo-papo...ah e se possível um belo Tutu mineiro...E a viagem pra Caetité...puxa Kra...será um prazer ter sua companhia.

Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Não esqueça de me avisar que também vou, com meu Jeep (ainda sem nome).
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

Opa!!! Já tá virando uma Caravana...virgi vai ser d+

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem