Ventoinha de ar coindicionado de Vectra! (se a ortografia tiver errada ja era)
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Ventoinha de ar coindicionado de Vectra! (se a ortografia tiver errada ja era)
Astra sem dúvida!
Galera, eu acho que a pergunta do CAmaRAda foi em relação ao tipo de ventoinha :
A que EMPURRA O AR - vai na frente do radiador (entre este e a grade) - e a que PUXA O AR - Vai atrás do radiador (entre este e o motor).
Qual a diferença de eficiência entre os dois sistemas, quando e porque optar por um ou outro tipo, vantagens e desvantagens de cada um, etc...
Alguém se pronuncia? :pensativo:
[]'s
Tem outro topico que fala das ventoinhas! Segundo o mestre Leopoldo, atras do radiador é melhor, lembro que o argumento dele foi que ao colocar a mao na frente da boca é possivel respirar, mas ao fazer um exercicio mais esforço) dificilmente voce vai conseguir (é mais ou menos assim). Vou procurar o topico e depois posto aqui!
Abraço:concordo:
Topico relacionado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...oinha+eletrica
Ai vai o topico que responde a pergunta do amigo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...oinha+eletrica
O Luciano Shakal esta certo, a pergunda é para saber qual dos dois tipos de ventoinhas é mais eficiente.
Fala Loiro:
Faleu, pelo tópico que vc citou, onde o Profº Leopoldo explica a eficiência de cada uma com muita transparência.
a do A/C do vectra anterior a esse novo , é a que empurra o ar , vai montada na frente do radiador .
a de radiador de Astra moderno é a que puxa o ar , vai atraz do radiador , e é a mais eficiente das 2 , se vier com o chicote original tem 2 velocidades .
em ambas não precisa do suporte junto , o que barateia se comprar em desmanche , pega só o motor com o chicote e a helice .
o motor tem 3 pontos de fixação com rosca , o que torna facil fazer um suporte sob medida p/ o CJ .
[]'s
Bem, vamos imaginar a seguinte situação: ventoinha eletrica em um veiculo é pra auxiliar no resfriamento da agua que circula no motor em situações onde a propria circulação do ar que entra na parte frontal do veiculo não é suficiente pra tal efeito. A ventoinha colocada na frete do radiador pode até ser eficiente na função citada acima, mas ela bem que fica exposta a algo que venha pela frente do veiculo, inclusive insetos e outras coisas que podem se enroscar nela e até mesmo no radiador, podendo prejudicar o seu funcionamento. Já a ventoinha atrás do radiador, ela também vai fazer o mesmo papel de ventilar o radiador, e protegida conta algo que venha ou possa vir pela parte frontal do veiculo. E saiba que a ventoinha só será ligada mesmo quando vc estiver em baixa velocidade (situações onde o motor pode esquentar e não ter ventilação) ou até mesmo parado (como vc mesmo disse, em engarrafamentos por exemplo). Então não terá problemas como vento vindo contra a propria ventoinha, podendo prejudicá-la, e isto nunca acontecerá, se seu sistema de arrefecimento estiver ok. Portanto, sem duvidas, a ventoinha ligada atrás do radiador é mais viável, sem contar que não é a toa que ela fica atrás do radiador, pois o radiador é mais barato, com certeza.Valeu e abração!
Bom dia;
Eu mantive a ventoinha mecânica e coloquei uma adicional na frente do radiador !
Na realidade uso mais como garantia, prevenção, do que pra corrigir aquecimento !!!! Utilizei um modelo avulso que já tem disponível nas auto-peças, tem em 3 tamanhos diferentes e é de bem fácil instalação, instalei a de maior tamanho. VALE A PENA !!!!
Detalhe : Se teu jipe estiver esquentando, tire o radiador, abra ele e lave bem !! normalmente (se o conjunto estiver correto) aquecimento significa radiador sujo !! Quando tirei o radiador do meu jipe estava pela metade de sujeira, limpei, coloquei um bom fluido e NUNCA MAIS TIVE PROBLEMAS DE AQUECIMENTO !! Pena que só descobri isso depois que instalei a ventoinha !!
Abraços,
Alcione
No meu jipe estou instalando uma ventoínha do Fiesta Charger. Para não quebrar as hélices quando for passar em alagados, vai haver um interruptor no painel para desligá-la.
No OHC do Meu Maverick instalei a de Santana, retirando a helice original do OHC, me custou 90,00 nova mais 20,00 da cebolinha do radiador(86°/76° -gasolina). A instalação da cebolinha eu não sei ao certo quanto saiu pq foi tudo incluido na revisão do radiador.
Eu mesmo fiz tudo, gastei duas horas. Aparentemente ela pena um pouquinho pra resfriar o OHC, mas acho que isso é pq ainda não fiz uma coifa que direcionasse o ar para a ventoinha que só ocupa mais ou menos 50% da área do radiador do Maverick, acho que no do Jeep fique melhor ajustado ao tamanho.
Com intuito de colaborar:
Numa L-200 um colega nosso aqui do forum, precisou colocar um ventilador pra forçar o ar, pois o radiador do ar condicionado (que fica na frente do radiador do motor) perde muito a eficiência quando o carro esta parado num engarrafamento, por exemplo.
Ele colocou uma ventoinha eletrica, e resolveu o problema.
No caso do jeep, a coisa pega. O problema é refrigeração do MOTOR, então não se pode, nem se deve brincar.
Antes de qualquer coisa, REVISAR o radiador limpando e colocando fluido correto, e de preferência agua desmineralizada tambem. Depois disso, a ventoinha entra o radiador e o motor pra melhor eficiência, e evitar o que ja foi dito aqui: barro na ventoinha....