Qual o melhor modelo de Ventoinha Elétrica para instalar em CJ?
Hoje um dos grandes problemas encontrados nas cidades é o engarrafamento do transito que provoca superaquecimento nos veículos e conseqüentemente a trinca do cabeçote dos motores.
Objetivando criar alternativas de prevenção contra o superaquecimento tanto no trânsito como também nas trilhas onde os motores são exigidos em baixa rotação, venho pesquisando sobre a instalação de ventoinhas elétricas.
Encontrei um texto feito pelo Carlos Andreoli, que faz algumas comparações, quanto a instalação de uma ventoinha elétrica, pois em qualquer situação a temperatura do motor ficará a mesma, não importando se em baixa ou em alta rotação, no caso de optar por ter somente a ventoinha elétrica terá um ganho de 2 HP no motor e economia de combustível, pois vai eliminar a força da polia que gira a hélice da ventoinha mecânica que trabalha com a rotação do motor, e que tem um atrito com ar, como em um carro normal com ar condicionado ligado.
A única coisa questionável até agora seria quanto à travessia de pontos alagados, apesar da ventoinha ser impermeável ela não gira de baixo da água, neste caso é só desligar e passar.
Existe dois tipos de ventoinhas, a que puxa e a que empurra o ar, a ventoinha que puxa o ar é instalada dentro do cofre do motor atrás do radiador, a que empurra o ar geralmente de ar condicionado é instalada na frente do radiador.
Qual o melhor sistema?