x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 47

Tópico: BOBINA DE ALTA

Citação Postado originalmente por Fabiano-SL
    Copiei aquelas informações de um site, mas não estou interessado naquela bobina...até pq ela é mais cara que o meu motor
    Não é cara demais para o seu motor e sim cara demais para qualquer motor, mas como é "made-in-outro-lugar" tem gente que compra. Aliás, se algum gringo lançar titica de galinha em lata, colocar o nome comercial de Merdox Plus e anunciar como aditivo para motor, vai ter fila de caboclo querendo comprar...
    Situação do tipo só diminui com informação e bom senso.

É claro que este antigos circuitos de ignição assistida, não são as meninas dos olhos para nós, o ideal seria colocar um modulo moderno, substituir o distribuidor, etc, etc, etc... mas aí entra o custo beneficio: será que vale a pena colocar ignição eletronica, retrabalhar o distribuidor, em um motor antigo? ou melhor colocar um motor moderno já com estes dispositivos? COmo não pretendo trocar de motor, este circuito foi uma solução antiga barata pra um motor antigo barato...
    Módulo moderno... o que é um módulo moderno? O que tem de diferente no circuito que você montou de qualquer outro que não seja micro-processado? Em termos funcionais, o que existe a mais é o controle de desenergização da bobina, em termos tecnológicos, CI's que substituíram componentes discretos e componentes semicondutores mais eficientes, e em termos de compatibilidade, a diferença entre o tipo de sensor (basicamente impulsor ou Hall) e a capacidade de suportar maior ou menor corrente de saída.
    Via de regra, motores antigos tem sistemas de ignição que atendem os requisitos do motor de forma apenas satisfatória, e o limite fica exatamente por conta do platinado, que restringe a possibilidade de utilizar bobinas mais potentes (maior corrente sobre os contatos) além da eterna necessidade de trocas e ajustes.
    O circuito que você montou é ótimo para manter a originalidade do motor e dar uma imensa sobrevida ao platinado mantendo, como conseqüência, a eficiência do motor por igual período de tempo, pelo menos no que se refere à responsabilidade da ignição (mas existe gargalo!).
    Substituindo o transistor de saída por outro de maior potência (texto abaixo) já é possível pensar em bobinas de maior potência - e eficiência - e aí sim poderá ter algum ganho realmente efetivo junto ao motor, como partida mais rápida, um pequeno incremento de potência e idêntica diminuição no consumo, marcha lenta um pouco mais estável e por aí vai. E isso acontece porque a raquítica bobina original foi projetada para fornecer faísca com intensidade SUFICIENTE para o combustível "original", que era gasolina pura. Como hoje em dia não existe mais gasolina pura e sim "gasool", e como o álcool necessita de maior temperatura para inflamar, qualquer incremento na tensão (e corrente) da faísca pode se traduzir em idêntico incremento de eficiência no motor, ou diminuição de perdas, depende do enfoque.
    Evidente que isso tem um limite, e a partir do momento em que a faísca já é adequada para iniciar a queima de nada adianta incrementar sua tensão ou corrente, ou em outras palavras, se a bobina está dando conta do recado, troca-la por outra é puro desperdício de dinheiro.

Bobina dando conta do recado já é uma grande coisa mas também não é tudo. O platinado continua lá, junto com suas limitações mecânicas de funcionamento, desgastes e desajustes, dando pau sempre na hora e local errado.
    Para acabar de vez com isso tudo só tem um jeito, substituir o dito por um sensor eletrônico e, se possível, da forma mais simples possível. Tempos atrás, a Bosch chegou a lançar em nosso mercado alguns kits de ignição eletrônica para os modelos de carros mais populares de então. Eram kits efetivamente "plug-and-play" que deixariam o Bill Gates vermelho de vergonha. Bastava abrir o distribuidor, tirar o platinado, parafusar o sensor Hall no lugar, colocar um rotor especial (equipado com as janelas de comutação do Hall) e instalar o módulo eletrônico no circuito, junto com a ótima bobina que acompanhava o kit.
    Como isso é coisa do passado, para substituir o platinado, hoje em dia, não resta alternativa senão partir para adaptações mais ou menos caseiras, e de todas a mais adequada é justamente a mais trabalhosa, que é adaptar o sensor ao distribuidor original. A outra, menos trabalhosa (em termos) é adaptar um distribuidor mais moderno junto ao motor, só que isso implica em compatibilizar a curva de avanço com o motor, e se isso não for feito - e bem feito! - é melhor deixar o platinado em paz. A eficiência do motor agradece.

Se tudo isso vale a pena ou não depende de cada um. Tem gente que não gosta (ou não sabe) dar manutenção à ignição. Tem gente que adora ostentar penduricalhos "modernosos" sob o capô. Tem gente que leva tão à sério a originalidade que não troca nem óleo. E tem gente que gosta de fuçar e melhorar o que for possível, dentro ou fora de uma efetiva necessidade, dentro ou fora de uma razoável relação custo/benefício. Mas como isso é história para balcão de botequim vou parando por aqui...

Sei q o circuito não substituiu a ignição eletrônica, mas ele é o principio da mesma...
    O seu circuito não substitui a ignição eletrônica porque ele é já é a própria ignição eletrônica, oras...

Veja a reportagem da revista aí no anexo: leia Nosso Sistema e veja o gráfico. Lembre-se que é dos idos de 1980, na epóca eu tinha um computador TK85
    Ver eu vi, agora ler... está mais fácil ler a Pedra de Roseta de ponta cabeça do que este texto
    Mas nem é preciso ler, com o tipo de transistor utilizado já deu para sacar que é coisa do tempo em que jogava paredão no meu Sinclair...

Outra coisa, como foi colocado um comutador no circuito, eu tenho a opção de voltar para o sistema de ignição normal, nos teste que fiz, posso de garantir que o motor fica mais suave no funcionamneto e em subidas ganha significativa potencia, realmente tem diferença, nada de subjetivo... O transistor utilizado foi um bu208.
    Nada de subjetivo... OK...
    Como foi você quem montou o circuito acredito que tenha bons conhecimentos de eletrônica, e partindo deste pressuposto acho que posso escrever um pouco em "eletroniquês"

A potência efetiva da faísca depende principalmente da indutância da bobina, e quanto maior for a indutância maior será a corrente no enrolamento primário, e a transferência de energia depende em muito da "qualidade" do chaveamento, que quanto mais se aproximar de uma rampa de 90º e excursionar entre Gnd e Vcc, melhor.

Como não sei exatamente qual o tipo de bobina que faz uso em seu motor vou considerar como sendo uma "genérica", de baixa impedância (e baixa potência de faísca), justamente o modelo que necessita de menor corrente no circuito primário onde, num chute muito prá baixo, deve drenar algo como 8 Ampéres (com um amperímetro você pode checar isso).
    Sabendo que a tensão aplicada ao primário da bobina pode variar de uns 10 volts na partida do motor até uns 14 volts quando em carga total do alternador ou dínamo, vamos ficar com a média de 12 volts, e uma vez elegido o valor da corrente de dreno (8 Ampéres) podemos analisar melhor o circuito que faz uso.
    Fazendo uso do Datasheet do BU208, o que nos interessa é a corrente em saturação (IC max = 5A) e a máxima potência dissipada (PD = 12W). Vceo passa batido, porque o limite de 700 volts está acima da força contraeletromotriz gerada pela bobina (algo em torno de 200~300 volts) e muito acima da tensão de chaveamento (12 volts).
    Como potência, em Watts, é o produto da tensão pela corrente, a carga imposta pela bobina é de 96W (8A X 12V) só que o BU208 tem limite de dissipação em 12W, o que implica em dizer que sob 12 volts a corrente de coletor tem que ficar limitada em 1A, só que, sob esta mesma tensão, a corrente de dreno imposta pela bobina é oito vezes maior, acima até de IC max, que é de 5A.
    Mesmo com tamanha sobrecarga este transistor não pifa (e não pifa porque o BU tem grande margem de tolerância, coisa típica de transistores projetados para circuito de deflexão horizontal de TV) mas como a freqüência de chaveamento é baixa (não passa de algumas centenas de Hertz) o BU não pifa mas também não permite uma excursão rápida entre Gnd e Vcc para chavear a bobina de forma minimamente aceitável, diminuindo consideravelmente a eficiência da dita, e você tiver acesso a um osciloscópio poderá confirmar tudo isso de forma clara e objetiva. A rampa descendente será práticamente vertical até próximo a Gnd, para em seguida subir abruptamente 1 ou 2 volts, traçando deste ponto até quase Vcc uma linha com uns 40~50° de inclinação, muito longe do ideal e que mal pode ser chamado de chaveamento.

Que o circuito funciona eu não duvido, já montei coisa do tipo fazendo uso do BU407, que é apenas um pouco mais "parrudo", só que circuitos do tipo, com transistores subdimensionados, poupam os contatos do platinado, mas em contrapartida diminuem a eficiência da bobina, então como explicar que com ele não existe subjetividade no desempenho do motor?

Abraços,

PS: caso queira algo que realmente não seja um gargalo, monte um circuito com transistores CMOS de potência na etapa de chaveamento, como o IRPF460, que tem dissipação de 280W, corrente de coletor de 20A (pico de 80A !!!!) e funciona brincando com temperaturas de até 150°

Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Agradecimentos: 2
    Valeu a aula!

Ver eu vi, agora ler... está mais fácil ler a Pedra de Roseta de ponta cabeça do que este texto
    Mas nem é preciso ler, com o tipo de transistor utilizado já deu para sacar que é coisa do tempo em que jogava paredão no meu Sinclair...
    Vc clicou na imagem para abrir em formato maior, pois aqui em casa fica bom de ler com este procdimento... ah! encontrei um do tempo do sinclair.... horas digitando em basic os jogos e mais horas esperando processar com fitas K7 sabes que eu ainda tenho meu TK85...

[]'s DO TEMPO EM QUE "ENTER" ERA "NEW LINE" e DO JEEP COM PLATINADO

Boa Noite!!
    Aproveitando a aula, embora um pouco tarde, gostaria de pedir a ajuda.
    Hoje, pela primeira vez, mexi no distribuidor. Mais precisamente, adivinhem!!!, no platinado.
    O Caroço ficou uma semana sem ligar aí resolvi que hoje seria o dia. Liguei, demorou um pouco mas pegou, puxei o afogador e, de repente, parou.
    Mexe daqui, mexe dali...mexi no distribuidor, na verdade criei coragem. Levem em consideração que eu nunca tinha feito isto.
    Para mim o platinado estava colado, briguei muito até conseguir tirar ele. Peguei um velho que eu tinha e coloquei...pronto! Bati na chave e ligou. Dei uma volta e, pode ser subjetivo, ficou mais forte....mas, não é subjetivo, parou de falhar nas retomadas, algo que ele vinha fazendo nos últimos tempos.
    Bom aí vai...O que eu posso fazer para realmente melhorar, não precisa ser muito, o sistema de ignição.
    Eu ganhei do meu primo uma bobina do Gol MI...na verdade eu pedi. Vi aqui no fórum que tinham colocado e ele tinha uma lá jogada...aí ele me deu.
    Eu não quero colocar ignição eletrônica. Acho o gasto muito alto, tenho outras prioridades como trocar os rolamentos.
    Pensei em colocar o Sistema do Marcelo (Dedobroca), mas como não entendo nada e não quero ser enganado, venho pedir-lhes ajuda.
    Uso as velas comuns, posso substituir. Cabos Resistivos, eu acho, de 8,5 mm, acho que é isto tb.
    Fico no aguardo amigos.

Um abraço,

se vc colocar essa bobina do gol mi , com platinado, vai fritar tdo, o ideal seria colocar uma ignição eletronica msm . cabo resistivo sem uma boina de boa qualidade de nada adiantam, eh gastar dindin . n conheço o kit do marcelo, pra poder opinar

bobina do gol MI

fala fabiano!!
    o pessoal ja disse antes mas vou ressaltar, se for para vc trocar a bobina coloque a do gol Mi da bosch, vc vai pagar uns $90, mas vale a pena, aquelas bobinas grandonas da accel e tudo mais é besteira alem de serem + caras. se vc der uma pesquisada vera que carros de arrancada ou estes com motores preparados usam esta bobina do gol!
    tenho uma no meu jeep e a diferença é sentida, ate quando vou abastecer o consumo melhorou, no "massinha" tenho motor opala 4cc e igniçao eletronica, mas quando coloquei a bobina na 1º vez ela derreteu logo no primeiro dia, pois nao tinha feito o terra direito(isso que da querer da um de eletrecista), solucionado o problema ela nao tem mais me dado dor de cabeça, pelo contrario so alegria.
    é um investimento que vale a pena vc nao ira se arrepender!
    abraços...
    Willys 1960 - Massinha
    Mais que um Jeep, um companheiro.

Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    PS: caso queira algo que realmente não seja um gargalo, monte um circuito com transistores CMOS de potência na etapa de chaveamento, como o IRPF460, que tem dissipação de 280W, corrente de coletor de 20A (pico de 80A !!!!) e funciona brincando com temperaturas de até 150°
    Apesar da capacidade de corrente ser menor, existe alguma vantagem em usar o IRGB14C40?

Então, devo concluir, que sem a ignição não há nada ou, ao menos, muito pouco que possa ser feito. Além, é claro, de trocar os cabos de vela. É isto?

Citação Postado originalmente por victor massinha Ver Post
    ... se vc der uma pesquisada vera que carros de arrancada ou estes com motores preparados usam esta bobina do gol!
    E se der uma pesquisada também encontrará diversos relatos de usuários de carros de rua, que ficaram na mão com o uso desta bobina.

Motor de carro de arrancada funciona apenas por alguns minutos, e se nada pifar durante os 10~15 SEGUNDOS que dura uma prova, depois disso pode pifar à vontade.

tenho uma no meu jeep e a diferença é sentida, ate quando vou abastecer o consumo melhorou..
    A melhora existe, principalmente em alto giro, mas não existe confiabilidade. Bobina ou módulo podem pifar daqui há um ano, ou nos próximos minutos de uso.

no "massinha" tenho motor opala 4cc e igniçao eletronica, mas quando coloquei a bobina na 1º vez ela derreteu logo no primeiro dia...
    Se acha que agora está tudo ok, use o jipe por uns dez minutos, pode ser até em marcha lenta, e tente colocar a mão na bobina.

Se quiser entender a explicação técnica:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=19658&page=4

.:

ola sukys!
    bem eu estou satisfeito com a minha bobina! e quando vc diz que tem gente insatisfeita com ela nao duvido pois tbm esta sujeita a falhas como qualquer outro componente do jeep! se eu tivesse desistido dela logo de cara tbm seria membro deste time.
    realmente ela esquente bastante quando fica ligada por periodos mais longos obrigado pelas dicas eu vou dar uma olhada com meu consultor tecnico rsrs os fatores citados no outro topico para verificar se o risco de ela derreter novamente é presente! ate la espero que isso nao aconteça novamente e continue me trazendo alegrias como esta fazendo ate agora!! depois da vereficaçao eu postarei aqui no forum!
    abraço...
    Willys 1960 - Massinha
    Mais que um Jeep, um companheiro.

Sukys o que vc. aconselharia para melhorar o desempenho e confiabilidade do sist.?

Um abraço à todos.

Dê uma olhada no que já rolou neste tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=41071&page=6

.:

Usuário Avatar de DIGO-RS
    Entrada
    28/07/2008
    Agradecimentos: 0
    Caro Sukys!

Dei uma lida na explicação que voce deu no forum dos nivas sobre o uso de bobinas do gol mi!!http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=19658&page=4
    Quero relatar para vc e para os amigos que este final de semana, estava andando com o meu jeep das 8:00 da manhã até as 19:00, para testar meu novo investimento uma bobina do gol mi!!! Que esta instalada junto com uma ignição eletronica da bosch que tenho instalada a anos no meu motor OHC, ao chegar no final do dia o jeep simplesmente desligou ao abrir o capô verifiquei que a bobina e o módulo estavam quentes algo que nunca acontecia com a antiga bobina bosch vermelha.
    Ao dar arranque novamente verifiquei que estava ocorrendo uma grande fuga de carga da bobina Mi, o que estava impedindo o jeep de ligar novamente, tirei a bobina e instalei a antiga bosch vermelha e o jeep pegou na hora!!!!!
    Duvidas:
    Existe alguma alteração necessária para instalação da bobina do gol Mi?
    Devo trocar a bobina do gol Mi pela minha antiga?

Aguardo sua resposta pois estou solicitando a troca da bobina por uma nova pois ela esta na garantia mas caso a provabilidade de isso acontecer novamente seja grande eu instalo minha velha bobina que nunca me incomodou!!!!!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem