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Tópico: BOBINA DE ALTA

  • #37



    Citação Postado originalmente por victor massinha Ver Post
    ...tenho uma bobina reserva, afinal jeepeiro que é jeepeiro sempre tem peça sobrando na viatura nao é? sempre devemos esperar pelo pior, afinal estamos sujeitos a tudo...
    -Se o sistema de ignição é confiável não existe necessidade de bobina de reserva.

    -Uma coisa é levar peça sobressalente até por excesso de zelo, e outra bem diferente é levar peça de reserva por falta de confiabilidade.

    -Não devemos esperar pelo pior, mas devemos nos PRECAVER contra o pior.


    No mais, os conceitos básicos sobre elétrica são de emprego universal e estão à disposição pela web.

    Google, palavra chave "lei de ohm"

    Com ela nem é preciso ser especialista em sistemas de ignição e nem entrar em detalhes sobre limitações de tempo de carga, basta obter o valor da resistência do primário de uma bobina original, o valor de uma plástica qualquer e confrontar o resultado de consumo, seja em ampéres ou em watts, e tentar entender em que condições o circuito funciona com uma carga três vezes maior.

    E para quem não quer perder tempo com leis da física, é só substituir a bobina asfáltica pela plástica, deixar o carro funcionando por alguns minutos, e se nada pifar, tentar entender o porque que a bobina, o módulo eletrônico, a fiação e os conectores esquentam tanto.

    Daí em diante, que cada um interprete o resultado da forma que bem entender e que faça aquilo que achar mais conveniente.

    .:

  • #38
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Grande Surkys

    É sempre um prazer ler sua explicações.Pena que eu não entendo nem a metade.

    Vou aproveitar e pedir carona. Qual a bobina que vc usaria num motor de opala 4 cil. com ignição eletronica.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #39
    Usuário Avatar de CAPITÃO
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    Qual A Bobina Correta...

    Amigos Do Forum, Tenho Um Cj5, Motor Original 6 Cilindros, Com Ignição Eletronica. Acontece, Que A Bobina La Instalada Não Possui Nenhuma Identificacao, E Como Quero Deixar Uma De Reserva No Jeep, Gostaria De Saber Qual A Bobina Ideal.

  • #40
    Sergio, quer saber que bobina EU usaria?

    Usaria qualquer KW12 "da vida", acompanhada do DCI-D para garantir faísca altamente energética em qualquer regime de giro, e de lambuja ficar com limite de giro seletivo, corte de giro, controle de sub e sobre-tensão de alimentação, alta eficiência, baixo consumo, e como item de segurança, desarme automático.
    No X12 é assim, e para aproveitar a energia de cada mililitro de combustível também tem o RCI, para eliminar as perdas do avanço centrífugo que não foi feito para gasolina com 25% de álcool, aliás, isso é característica de qualquer avanço centrífugo.

    O que eu uso é isso, mas se a idéia é melhorar apenas a faísca e apenas via bobina, terá que partir para bobina importada, tipo Mallory, Crane, MSD, Accel, etc., e sem deixar de lado o amplificador de corrente, que tem que ser compatível com a bobina.

    Ah, da Accel pode esquecer aquela amarela quadradona, que só serve de contrapeso.

    Se procurar em sites gringos, 4X4 profi, a recomendação que encontrará para bobinas é esta. Saiu disso é CDI e distribuidor Crane com controle eletrônico sobre a curva de ignição.

    .:

  • #41
    vivendo e aprendendo! obrigado pelas explicaçoes sukys, mas como o segio disse é meio complicado entender termos tao tecnicos.rsrs
    abraçao...
    Willys 1960 - Massinha
    Mais que um Jeep, um companheiro.

  • #42
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    []'
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  • #43
    Olha só o que aconteceu.
    Depois que eu coloquei o platinado velho o Caroço não segura mais a lenta... o platinado faz isto?
    Qual a melhor maneira de se regular o sist. de ignição. Eu não gosto de regulagens de "orelha". Quero dizer que regular só no ouvido...acho isto um pouco falho...rs.

    Um abraço.

  • #44

    Confuso!

    Aproveitando que o tópico está sendo frequentado por experts em ignição, vou colocar uma questão que estou sem resposta simplesmente por não entender coisa alguma do assunto.
    Li todo o tópico e já sei que vou levar mijada de alguns, mas peço que seja de leve, pois já chega as que levo da patroa ("quando é que vai parar de gastar $$$ nesse jeep?" etc...).

    Lá vão as dúvidas:
    Meu jeep é 51 com mecânica original e resolvi colocar uma ignição eletronica. Um amigo me trouxe uma Pertronix Ignitor, indicada pelo fabricante para o distribuidor que tenho no meu jeep (autolite IAD-4008).
    Tira a mesa antiga, coloca a nova com o sensor, mantendo o rotor e a capa originais. Veio tb uma bobina do mesmo fabricante (máxima 40,000 V e 3.0 Ohms) construção interna de epoxy.

    1- Essa bobina não é "areia demais pro meu caminhãozinho" ? Vale a pena instalar ou deixo a original ?

    2- Trocando, ou não a bobina, existe necessidade de cabos e velas novas ?

    3- O manual da ignição diz que se o meu sistema tem "ballast resistor", não removê-lo.
    O manual da bobina diz que para aplicações normais em motores de 4 & 6 cilindros deve-se remover o resistor ( no caso da bobina de 3.0 ohms).

    Obrigado, antecipadamente pela ajuda.

    Abc

  • #45
    Citação Postado originalmente por netuno Ver Post
    Veio tb uma bobina do mesmo fabricante (máxima 40,000 V e 3.0 Ohms) construção interna de epoxy.
    Os enrolamentos não são imersos em epoxy e sim em óleo, e o óleo já deixou de ser utilizado em bobinas de qualidade, há décadas.

    http://www.pertronix.com/prod/ig/fla...0000_volt.aspx

    Citação Postado originalmente por netuno Ver Post
    1- Essa bobina não é "areia demais pro meu caminhãozinho" ? Vale a pena instalar ou deixo a original ?
    Esta bobina não está com esta bola toda não, tem muito exagero de marketing, mas deixando isso de lado e fazendo uma analogia, você pode acender um fogão com a faísca de uma pedra de isqueiro, com um fósforo ou com dez fósforos, acesos simultaneamente.
    A pedra de isqueiro pode não acender de prima mas com um ou dez fósforos sim, mas se um fósforo já tem energia suficiente para iniciar a queima, acender com dez será apenas um desperdício de fósforos.

    Citação Postado originalmente por netuno Ver Post
    2- Trocando, ou não a bobina, existe necessidade de cabos e velas novas ?
    Trocando ou não a bobina, os cabos e as velas devem estar sempre em bom estado.

    Citação Postado originalmente por netuno Ver Post
    3- O manual da ignição diz que se o meu sistema tem "ballast resistor", não removê-lo.
    Exatamente. A vantagem do Pertronix é aposentar o platinado, mas este módulo não tem capacidade para suportar bobinas "mais parrudas", daí a necessidade de manter o resistor ballast para evitar excesso de corrente, caso contrário o Pertronix pifa.

    Citação Postado originalmente por netuno Ver Post
    O manual da bobina diz que para aplicações normais em motores de 4 & 6 cilindros deve-se remover o resistor ( no caso da bobina de 3.0 ohms).
    O uso do ballast tem tudo a ver com a resistência do primário da bobina versus capacidade de corrente do módulo.
    3 Ohm em 12V equivale a uma corrente de 4A. Dê uma olhada no manual do Pertronix, se o dito aguentar esta corrente pode dispensar o uso do ballast.
    Mas veja bem, isso é válido para esta bobina que tem 3 Ohm.

    .:

  • #46
    Valeu Sukis, pela clareza e objetividade de sua exposição.

    Obrigado

    Abc

  • #47
    Usuário Avatar de KitiU.
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    Sukys... tudo blz??

    Cara não entendo muito da parte elétrica, mas pelo que eu entendi vc não recomenda o uso da bobina do gol mi e semelhantes...

    Quando eu resolvi trocar de motor no meu jeep isso a mais de 3 anos, coloquei um opala 4cc a alcool e de quebra ja todo trabalhado (comando 288, 4 em 2, cabeçote arrombado, pistão maior, etc...) e para a preparação ficar boa é óbvio que não poderia ser platinado, então o mecânico colocou uma iguinição eletronica, o distribuidor não sei do que é mas a "caixinha" (é módulo que chama né?) é do gol, e ele também colocou a bobina do gol mi... tudo usado, sendo que a bobina durou quase um ano, substitui ela por uma nova da bosch e ta durando até hoje, mais de 2 anos....

    Então não entendi o porque que a bobina do mi não presta pra por no jeep...

    Ou é por falta de ter um conjunto adequado (módulo, dirtribuidor, bobina)??

    Explica ai... só pegua leve se for da mijada, não entendo desse assunto e to aqui pra aprende!

    Forte abraço!!!
    Christian Ullmann


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