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Convex Datacenter
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  • #1
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    18/03/2009
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    Veneno para Falcon




    Acabei de fazer um teste de velocidade final com meu Jeep e me senti meio decepcionado.


    Com pneus 33" recapados (VJ 9100), câmbio 240fs 4 marchas e diferenciais 44x9 cheguei a míseros 110km/h aferidos no GPS com uma rotação máxima de 3.300rpm.

    Como todos podem notar ta faltando motor... E sei que o Falcon 6cil é um motorzinho que teoricamente deveria ter força de sobra pra empurrar essa receita (pneus+diferenciais)

    Agora a pergunta: alguém tem alguma receita bacana pra melhorar o desempenho do motor Falcon sem prejudicar muito a durabilidade do mesmo.

    Ps: Estou usando um carburador solex h34.

  • #2
    Usuário Avatar de KitiU.
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    Citação Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    Acabei de fazer um teste de velocidade final com meu Jeep e me senti meio decepcionado.


    Com pneus 33" recapados (VJ 9100), câmbio 240fs 4 marchas e diferenciais 44x9 cheguei a míseros 110km/h aferidos no GPS com uma rotação máxima de 3.300rpm.

    Como todos podem notar ta faltando motor... E sei que o Falcon 6cil é um motorzinho que teoricamente deveria ter força de sobra pra empurrar essa receita (pneus+diferenciais)

    Agora a pergunta: alguém tem alguma receita bacana pra melhorar o desempenho do motor Falcon sem prejudicar muito a durabilidade do mesmo.

    Ps: Estou usando um carburador solex h34.
    Dae Maurício...

    Só não entendi a rotação maxima de 3,300 RPM... seu motor não gira mais do que isso?? ou acabou a estrada???

    Pois andando a 110 Km/h a 3,300 rpm... ta loco de bom... pra que mais do que isso, o jeep não foi feito para correr...

    Na trilha ta bom o desempenho??? o Falcon mesmo o 3.6 é um baita motor...

    Quem sabe uma carburação melhor lhe deixaria mais satisfeito, mas com certeza o consumo aumenta...

    Forte abraço!
    Christian Ullmann


  • #3
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    Ele atingiu 110km/h a 3.300rpm, e daí não foi mais, em 3ª ele dá quase 5.000rpm, sei q em 4ª ele nunca vai atingir 5mil, pq daí ele estaria a uns 170km/h huahuahauhauhau e minha filha é recem nascida e eu quero ver ela pelo menos se formar em uma faculdade! Mas se ele desse uma pequena afinada e atingisse uns 3.800 em 4ª ele saltaria pra uns 125km/h que seria mais ou menos o que eu almejo.

    PS: Em trilhas ele está ótimo!!!!!

  • #4
    Usuário Avatar de KitiU.
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    Considerando então que seu motor seja o Falcon 3.6 com as seguintes características:

    Falcom 3.6
    Número de cilindors ............................................. 6 em linha
    Diâmetro dos cilindros ......................................... 93,47 mm
    Curso dos êmbolos .............................................. 87,88 mm
    Cilindrada .................................................. .......... 3.620 cm³
    Taxa de comprensão ............................................ 7,4:1
    Carburador .................................................. ........ simples
    Potência máxima líquida ........................................ 79,4kW (108,0 cv) a 3.700 rpm
    (ABNT-NBR-5484)
    Torque máximo líquido .......................................... 252,2 Nm (25,7 mkgf) a 1.400 rpm
    (ABNT-NBR-5484)
    Ordem de ignição
    (cilindro nº 1 do lado direito do ventilador) ............. 1 - 5 - 3 - 6 - 2 - 4
    Avanço inicial do motor - apms
    (com o tubo de vácuo desconectado e fechado) ..... 10º apms a 600 rpm
    Marcha lenta .................................................. ....... 600 ╧ 25 sem ar condicionado
    750 ╧ 25 com ar condicionado
    Índice de CO na marcha lenta- máximo ................. 3 %

    O que eu faria, que pode ser melhorado nele, sem um custo exagerado é, melhorar a carburação, como não conheço solex h34, não sei dizer se é ou não um bom carburador, mas quem sabe um simples aumento do esguicho/gicle ja melhoraria o rendimento do motor, mas também aumentaria o consumo...

    Outro detalhe que pode ser trabalhado, é no cabeçote, aumentar a taxa de compressão que é baixa (7,4:1) para no mínimo uns 8,4:1 devido nossa gasolina conter muito álcool, o ideal seria deixa de 9,5:1 a 10:1, mas dae isso ja pede outras alteração para obter um bom rendimento, ou seja, valer a pena...

    Claro que não adianta mexer no cabeçote sem melhorar a alimentação do motor...então experimente primeiro mexer no carburador ou troca-lo por um melhor (corpo duplo caso o h34 não for)
    Christian Ullmann


  • #5
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    procura umc arburador quadrijet ou um holley bijet já fica mais bravo, mas vai beber um monte

    outra solução chama-se injeção, custo alto

    um de custo baixo que vale muito apena do jeito que está é o DIS

    procura o sergio raposo, só o boost de ignição já fica bem melhor, fora o sistema ficar a prova d'água
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #6
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Aumenta essa compressão que o ganho de desempenho e torque vai ser enorme. Além de obviamente melhorar a queima e o consumo. Mas faça serviço com gente competente e não com o "Manoel" da esquina...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #7
    Usuário Avatar de edubasile
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    O meu ta com carburador 3E, cambio 5 marchas (clark 2215) e relação 11x47, no cambio clarck 4 marchas cheguei a usar 12x47. Anda bem pacas!!! 125 km/h no GPS, mas como vc mesmo disse tb tenho filha pq pra criar e espero que minha mulher não morra viuva!!!!
    Cj5 1975 - o inicio. Cj2a 1947 - o meio
    Willys truck 1951 - a paixão. F1000 4x4 1994 - o todo dia


  • #8
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
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    A F75 do véio tb tem um Falcon com o carburador original (holley) e relação 11/47.. Cx Clarck 260F e pnes 255/75/15.. Num Raid que fizemos deu 130 no totem

    [ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

  • #9
    Usuário Avatar de reslima
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    Mauricio, o Sargento Pincel me falou sobre uma mudança que o pessoal nas proximidades da fronteira com a Argentina faz, colocar os pistões do motor do maveco (OHC) e o comando do sprint (sinceramente náo sei o que é, so estou transcrevendo). Mas disse ser uma mudança que uma boa retificadora pode fazer com facilidade.
    Além do mais, ele me falou que pode ser esse carburador teu, ele me disse que tinha o mesmo carburador, com o mesmo problema e que só resolveu quando colocou uma 446 zero no lugar...
    Me chama no msn amanhã q te passo o contato dele. Abs...
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de Kim
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    Opa galera!!

    Vamos começar do simples, para chegarmos no complicado.

    Bem, primeiramente, faça uma boa observação, para saber se quando o pedal do acelerador esta completamente acionado, isso acontece no carburador, pois pode acontecer de haver uma diferença, então, quando o motor não precisa de torque, o giro sobe, caso contrário, não sobe.

    Observou, pisou, abriu toda a borboleta, se for dupla, abriu as duas!
    Blz.

    Haa, é dupla, mais o segundo estágio é a vácuo.
    Passe para mecânico, pois esse sistema não é simpatizante de barro e afins.

    Haa, é mecânico, então, aumente um pouco o giclê do segundo, para assim ter mais força quando o mesmo funcionar.

    E bura simples.
    Hiiiiii fudeu!!!!
    Mais, aumente o giclê da alta.

    Primeiro verifique isso!

    Regule bem!

    Não deu certo, coloque um câmbio com overdrive!
    Vai andar na estrada pra kct!
    Lembrando que a 4a, continuará 1:1.
    Irá gastar a mesma coisa para retrabalhar o motor, mais o mesmo não perderá durabilidade.

    Abraços.

    Kim.

  • #11
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    Valeu galeeera, que show, não imaginei que o tópico fosse atrair tantas postagens principalmente de tanta gente boa.

    Bem vamos lá:

    O carburador é duplo, está acelerando todo, abre o segundo estágio e tudo mais, mas acredito mesmo que o problema seja realmente com ele.
    Segundo o mestre "Paraguay" de EngBeltrão o melhor bura pra esse motor é o 3E mas andei pesquisando na net e os preços são meio salgados portanto vou ver se encontro algum que sirva de cobaia pra eu ver se realmente adianta alguma coisa. Pra daí sim comprar um zerado.
    DIS e afins tenho lá minhas dúvidas se acrescerão alguma potência já que o sistema de distribuição do falcon já é eletrônico e o meu está funcionando bem 'liso' nesse quesito. Mas é uma melhoria a se pensar para o futuro.
    Rebaixamento de cabeçote seria bem vindo... mas vem a questão rebaixar quanto? 1mm resolve alguma coisa?
    Como podemos ver, dúvidas e mais dúvidas...

  • #12
    O meu tambem estava assim, ai coloquei diferenciais mais longos, e um holley bijet( que hoje esta guardado pois estou injetando o bichinho...) e filtro de competicao (olho de mosca). O carro gritava alto e chegava aos 140km/h. Deixava tanto na estrada como nas trilhas os land para tras.... Como usava um reforcador de centelha e velas abertas para 1,4mm ele bebia uns 7km/l e pisando deveria chegar a uns 5. Nunca fui paranoico com medidas de combustivel do jipe e sempre que saia era para um peq passeio seguido de trilha e depois um peguinha....

    O holley esta disponivel.... Mas to louco para ligar o motor com 6 bicos do omega!

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