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Convex Datacenter
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  • #25



    Marcelo,

    Sinto muito se minha primeira resposta pareceu ofensiva ou de alguma forma de "negativa de auxílio". Realmente a pesquisa auxilia muito e já vi vários posts com a primeira resposta "procure a pesquisa".

    Eu tenho motor de opala (gasolina) com câmbio original 3M no meu CJ, e funciona bem em cidade e trilha.

    Vai com fé porque é bom. Um amigo tem este mesmo motor a álcool e também vai bem.


    Eduardo
    CJ5 58 - Bola de Neve

  • #26
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    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    Marcelo,

    Sinto muito se minha primeira resposta pareceu ofensiva ou de alguma forma de "negativa de auxílio". Realmente a pesquisa auxilia muito e já vi vários posts com a primeira resposta "procure a pesquisa".

    Eu tenho motor de opala (gasolina) com câmbio original 3M no meu CJ, e funciona bem em cidade e trilha.

    Vai com fé porque é bom. Um amigo tem este mesmo motor a álcool e também vai bem.


    Eduardo
    Sem problemas Eduardo...fórum é assim mesmo...tem gente que discorda, gente que concorda, gente que não fala nada e por aí vai....o importante é a discussão e a troca de experiência pois este é o objetivo de qualquer fórum..precisamos sair mais fortalecidos do que entramos....neste exato momento em que estamos pedindo desculpas ou dicutindo se o tópico já foi discutido ou não, tem alguem comprando um cj pela primeira vez e está cheio de dúvidas, e daqui a pouco irá postar um tópico com a seguinte pergunta: Boa tarde galera, acabei de comprar o meu primeiro jeep, é um cj com motor do BF-161..este motor é bom? O que iremos responder: 1) isto já foi dicutido. Tópico fechado; ou 2) seja bem vindo amigão, olha o motor BF é um motorzinho bom sim, ele é 6cc..bla, bla, bla, bla...... Qual das duas respostas você gostaria de receber? é por isso que eu acho que toda dúvida deve ser respondida, mesmo que já tenhamos discutido em tópicos anteriores...não será perda de tempo, mas sim camaradagem. A melhor parte de uma trilha são os amigos e quando podemos ajudá-los então, nossa é a maior felicidade. Quem nunca sentiu-se orgulhoso ao estreiar o guincho para tirar o colega de um atoleiro??
    Bom, vamos voltar ao tópico:...qual a velocidade máxima que vc consegue fazer com esta configuração (mtr opala x 3M)? O motor não fica "pedindo" uma quarta marcha??
    Desde já gradeço, Michelin
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  • #27
    Citação Postado originalmente por André Luiz Rossetim Ver Post
    Não acho que os motores sejam tenham caracteristicas semelhantes, basta verificar que o BF tem torque maximo em uma rotação mto baixa, o que é otimo para o off road. O GM é um motor com torque em uma rotação um pouco mais alta, enquanto um AP (por exemplo) vai atingir o torq e potencia maximo nuns 5000RPM.

    Não basta apenas olhar a potencia e torque maximos, é necessario ver em que rotação cada um acontece, e principalmente saber o comportamento do motor antes e depois destes pontos maximos, como é a curva de potencia de cada um???
    Muito importante esta relação peso/potencia/curva de torque. Coloquei a caixa de chevette 5marchas na minha rural motor BF. Posso te dizer que as marchas ficaram tão bem escalonadas que dificelmente vc não encontrara a melhor faixa de uso dependendo do obstaculo. A primeira é mais curta qua a 4 marchas do willis original, e a quinta marcha ja pode ser usado acima dos 70Km por hora em baixissima rotação, ou seja , tem marchas pra caramba para serem escolhidas. ficou muito bom, e os engates ficaram iguais ao do chevette(que surpresa), recomendo

    abraços

    eduardo

  • #28
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    Citação Postado originalmente por bajeiro do sul Ver Post
    Muito importante esta relação peso/potencia/curva de torque. Coloquei a caixa de chevette 5marchas na minha rural motor BF. Posso te dizer que as marchas ficaram tão bem escalonadas que dificelmente vc não encontrara a melhor faixa de uso dependendo do obstaculo. A primeira é mais curta qua a 4 marchas do willis original, e a quinta marcha ja pode ser usado acima dos 70Km por hora em baixissima rotação, ou seja , tem marchas pra caramba para serem escolhidas. ficou muito bom, e os engates ficaram iguais ao do chevette(que surpresa), recomendo

    abraços

    eduardo
    Valeu Eduardo, com este depoimento acabaram-se as dúvidas (ao menos pra mim) com relação ao motor BF x Clarkett...o negócio fica bom mesmo..agora é só investir numa flange de qualidade (de preferência da deeptec ou da adapbrasil), neste quesito, não dá para economizar...

  • #29
    Michelin,

    Fica pedindo uma quarta marcha sim, mas não dá prá exagerar. Tenho pneus 276 R16 prá trilha, treme bastante quanto passo dos 60/70. Se eu colocar um pneu mais apropriado para asfalto, talvez um R15, consiga melhorar a estabilidade e aumentar essa velocidade final.

    Tenho esse projeto de trocar os pneus, mas não tanto pela velocidade, e sim pq o asfalto derrete esses pneus de trilha muito rápido...



    Eduardo
    CJ5 58 - Bola de Neve

  • #30
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    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    Michelin,

    pneus 276 R16 prá trilha, treme bastante quanto passo dos 60/70.


    Eduardo
    Boa tarde Eduardo...vc já investigou pq sua roda está tremendo?? Não era para tremer..no meu jeep tenho BF 33 (aro 15) e ando no máximo...e não treme nada...já andei a 90km/h com o BF berrando, mas sem tremer...
    Olha, se vc já fez a revisão nas ponteiras, nos rolamentos da roda, rolamentos do munhão, alinhou e balanceou e continua tremendo, irei te falar o problema: é o contra-peso(calços) dos rolamentos do munhão. Eu tive o mesmo problema. O meu tremia muito. o famoso shimmy. Regulei com 7 kg e o problema terminou. Se não sabes regular, me avise, que te explico. Sds, Marcelo

  • #31
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    Putz, shime é coisa do capeta... No meu de vez em quando ele aparece, aí é só andar no barro e sujar as bolas do munhão que ele desaparece. Rsssssss

    Brincadeirinhas a parte é o seguinte: além dos ítens que o Marcelo-michelin citou também é preciso se levar em consideração os terminais de direção, se estiverem com muita folga isso tb ajuda a dar o shimmy, outra coisa que eu fiz e ajudou muito foi confeccionar retentores das bolas do shimmy com borracha de pneu comum.

    Segundo os mais entendidos a tal da regulagem do caster tb influencia... ou seja, são muitos e muitos fatores. A grande vantagem de se lutar contra o shimmy é que no final você acaba tendo todo o sistema de direção totalmente revisado.

  • #32
    Citação Postado originalmente por marcelo_michelin74 Ver Post
    Valeu Eduardo, com este depoimento acabaram-se as dúvidas (ao menos pra mim) com relação ao motor BF x Clarkett...o negócio fica bom mesmo..agora é só investir numa flange de qualidade (de preferência da deeptec ou da adapbrasil), neste quesito, não dá para economizar...
    Quanto a flange, tem um cara vendendo por cerca de R$ 300,00 a flange motor willys caixa chevette, e por R$ 330 o flange caixa chevette sobrecaixa wllys. ja com um pequeno cardan. Comprei dele o segundo item, porque eu ja havia mandado fazer o primeiro. O flange sobrecaixa willys, caixa chevette ficou muito bom, foi so chegar e montar. Não sei o preço da deeptec, mas acho que sai um pouco mais caro que isto

    eduardo

  • #33
    Eu sempre achei que fosse por causa do desenho do pneu, mas não revisei nada.

    Obrigado pelas dicas...
    CJ5 58 - Bola de Neve

  • #34
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
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    Citação Postado originalmente por marcelo_michelin74 Ver Post
    Bom, vamos voltar ao tópico:...qual a velocidade máxima que vc consegue fazer com esta configuração (mtr opala x 3M)? O motor não fica "pedindo" uma quarta marcha??
    Desde já gradeço, Michelin
    Tenho essa config tbm, até ond eu sei:
    a relação da 3-° marcha de uma caixa de 3 marcha é: 1:1,
    """"""""""""""""" 4-° """""""""""""""""""""""""""""""" 4 ou 5 marchas é: 1:1

    Ou seja, caso vc queira mais velocidade, vai ter de partir para uma caixa de 5 marchas ou a relação fica proxima à 0,8:1, mas...acho mto dificl adaptar uma (se não for impossivel) na reduzida original.

    Velocidade final se ajusta com relação de diferencial e diametro dos pneus, além ó obvio do motor (motor proprio para alta ou baixa RPM)
    Willys 1957 - vermelho
    GM151 alcóolico, cx C10, SPOA, distr. elev. (99% homebuild)
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  • #35
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    O cambio do chevete com 5 marchas já é com a 5ª desmultiplicada, ou seja relação menor que 1:1, da mesma maneira que o do opala 5m.

    Os únicos 5m com 5ª com relação 1:1 são os da f1000 mwm 229 e das D20 perkins q20b.
    (primeira para baixo)

  • #36
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    Foi o que eu disse:
    relaça da 4-° marcha das caixas comuns (4 ou 5 marchas) é 1:1, se quizer algo menor ainda, tem q usar uma 5-° marcha.

    Eu não sabia destes modelos com 5-º 1:1.
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