Postado originalmente por
Robertux
Bom pessoal, o motor do meu jeep está abrindo o bico.
Não dá para andar na maciota que acende a luz do óleo, tem que andar sempre acelerado. Já limpei o carter e o pescador, já dei pressão na mola da bomba de óleo, já coloquei óleo 40 de motor díesel com Bardahl Prolonga e não resolveu. Vou tentar trocar a bomba de óleo por uma usada em bom estado que tem na oficina do meu mecânico, se não funcionar estou pensando em trocar o conjunto motor / câmbio.
Além disso, quando precisa acelerar de verdade num atoleiro ele fuma mais que os hippies de Woodstock. Já estou até pensado em batizá-lo de condenado pois ele bebe e fuma como um.
Fazer o motor BF 161 acho que é inviável porque, embora ele seja bom para trilhas, no asfalto é uma catástrofe. Não da mais para andar com o Jeep original nas estradas de hoje, você corre o risco de ser atropelado por um caminhão.
Pensei num OHC que era o original dele, já que ele é 1976 e tem câmbio 4 marchas, mas já está muito dificil de achar peças para ele, além de caro e ainda permaneceria com um motor que já está fora de linha há muito tempo.
O câmbio também não está lá essas coisas, a primeira escapa e como ela engata para frente (4 marchas) dá cada bordoada no meu joelho que as vezes saio mancando do jeep, vou ter que começar a andar de joelheira, além disso a 4ª está começando a raspar para entrar.
Estive pensando num motor 2.4 da S10. Parece-me que é um motor forte, com um bom torque e moderno o suficiente para ficar alguns anos sem problemas com reposição de peças, além de ser injetado.
A dúvida está principalmente no câmbio, meu mecânico disse que o Clark mandioquinha (2205/2215) fica bom, da certo na capa seca da S10 sem flange e já tem flange pronta no mercado para adaptar na CT Willys.
Ví aqui no forum o pessoal usando o câmbio da própria S10 (seria o ideal) mas tem que retrabalhar a saida dele para acoplar na CT.
Acho que já me decidi pelo motor, mas ainda tenho dúvida no câmbio. Já tem uma forma simples e segura de adaptar o câmbio da S10 na CT Willys?
Vocês conhecem alguma oficina que faça isso bem feito a um cuso plausível?
O Clark 2205 ou 2215 é tão fraco quanto falam ou aguentaria bem esse motor? Não pretendo por pneus muito grandes, uso 7.50X16, e não faço trilhas muito pesadas, afinal tenho conseguido passar em todas com o Jeep praticamente original.
Obrigado