x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 59

Tópico: Distribuidor

Distribuidor

Pessoal,

Fui arrumar o distribuidor do meu CJ.

Desmontei-o, limpei-o o quanto consegui. O rotor estava um desastre.

Comprei um rotor novo e também a tampa do distribuidor. Tudo Bosch.

Na hora de montar, fiz de acordo com as dicas (de um outro tópico - dúvidas de mecânico iniciante). Tirei a primeira vela (mais perto do radiador), coloquei uma chave de fenda e girei a roda. Cheguei no ponto onde a chave fica mais p fora do buraco da vela. Ali marquei o local para onde a ponta do rotor apontava e arrumei o corpo do distribuidor para que um dos contatos da tampa chegasse nele.

Montei 1-3-4-2 (opala 4cc). Coloquei a vela no lugar. Cabos conectados, vamos tentar ligar.

Nada. Depois de umas 3 tentativas, um estouro .

E agora, o que pode ser?

Obrigado,

Eduardo
    CJ5 58 - Bola de Neve

Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Criciúma/SC
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    Pessoal,

Na hora de montar, fiz de acordo com as dicas (de um outro tópico - dúvidas de mecânico iniciante). Tirei a primeira vela (mais perto do radiador), coloquei uma chave de fenda e girei a roda. Cheguei no ponto onde a chave fica mais p fora do buraco da vela. Ali marquei o local para onde a ponta do rotor apontava e arrumei o corpo do distribuidor para que um dos contatos da tampa chegasse nele.

Montei 1-3-4-2 (opala 4cc). Coloquei a vela no lugar. Cabos conectados, vamos tentar ligar.

E agora, o que pode ser?

Obrigado,

Eduardo
    Ae Eduardo

Ta estourando pq ta fora do ponto!!!

Veja bem... o motor é 4 tempos então o pistão sobe duas vezes, uma qd a valvula de admissão ta aberta e outra qd a de escape ta aberta... No OHC tem uma marquinha no distribuidor que vc tem que deixar alinhado com o rotor.. Ai depois vc vai colocando os cabos na ordem correta.. essa marca fica antes do cabo da primeira vela..

Não sei se to sabendo me expressar direito, mas o rotor ainda vai passar pela vela, entendeu!!!

Observa ai no distribuidor se exixste essa marca ai no do opala.. Ai tenta denovoo.. Se nao der vc tira a vela e vai ter que fazer todo o procedimento novamente.. Qd estoura o ponto deve tar atrasadoo, se tiver adiantado vc vai esntir que o arrnque vai pesar..

A marca no distribuidor mostra o 0° pms, entao na verdade ele nao vai ficar ali tb.. Vai ter ficar um pouco antes da marca..

Tenta ai denovo e depois corre aqui pra contar

[ ]´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Distribuidor-distribuidor.jpg  
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 2
    Pessoal,

E agora, o que pode ser?

Obrigado,

Eduardo
    Ola prezado ! parece que voce esqueceu da etapa da bucha ! eh essa etapa que garante que voce esta no tempo de explosao, como o Rodrigo disse o pistao passa duas vezes pelo PMS e PMI, por azar voce pegou o errado . . . use a bucha ou desloque os cabos 180 graus, ou seja troque 1 com o 4 e o 3 com o 2 . . . esse estouro aconteceu porque voce gerou uma centelha em um cilindro que estava aspirando, ela poderia ter inclusive saido na boca do carburador ! cuidado, na duvida ligue um cabo por vez ! boa sorte !

Realmente não fiz a etapa da bucha Coloquei a chave de fenda e encontrei o menor ponto e já achei que era o PMS. Quem mandou ser 110% leigo em mecânica.

Amanhã cedo eu faço a bucha e vou girar o motor até estourar. Quando estourar, procuro a menor altura da chave de fenda e esse deve ser o PMS.

Fotos anexas:
    1 - Distribuidor
    2 - Única "marca" que tem no corpo do distribuidor
    3 - Entrada dos fios
    4 - Encaixe da tampa

Ah, sempre tive dúvidas de qual motor opala eu tenho. Hoje cedo eu desparafusei a tampa do motor e encontrei um "GM S" (um em cada linha). Quer dizer se é um 151 ou um 151-S?

Eduardo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Distribuidor-dsc00206.jpg   Distribuidor-dsc00203.jpg   Distribuidor-dsc00204.jpg   Distribuidor-dsc00205.jpg  
    CJ5 58 - Bola de Neve

Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
    Entrada
    07/08/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Realmente não fiz a etapa da bucha Coloquei a chave de fenda e encontrei o menor ponto e já achei que era o PMS. Quem mandou ser 110% leigo em mecânica.

Amanhã cedo eu faço a bucha e vou girar o motor até estourar. Quando estourar, procuro a menor altura da chave de fenda e esse deve ser o PMS.

Fotos anexas:
    1 - Distribuidor
    3 - Entrada dos fios
    4 - Encaixe da tampa

Ah, sempre tive dúvidas de qual motor opala eu tenho. Hoje cedo eu desparafusei a tampa do motor e encontrei um "GM S" (um em cada linha). Quer dizer se é um 151 ou um 151-S?

Eduardo
    Seria o ideal, mas...como vc já tentou e errou, (vc tinha 50% de chances de acertar e d errar) basta vc conectar o cabo 4 neste borne, e seguir a ordem - 4-2-1-3.

Vc encontrou o PMS (Ponto Morto Superior), porem cada cilindro passa pelo PMS duas vez a cada ciclo completo, mas a faisca só ocorre em uma destas vezes. Vc teve a infelicidade de inverter estas sequencia (lei de Murfi).
    Willys 1957 - vermelho
    GM151 alcóolico, cx C10, SPOA, distr. elev. (99% homebuild)
    Jeep Willys: Nascido pra GUERRA, criado nas TRILHAS!!!

Entrada
    06/02/2008
    Local
    Criciúma/SC

Fotos anexas:
    1 - Distribuidor
    3 - Entrada dos fios
    4 - Encaixe da tampa

Eduardo
    Faz o esquema da bucha.. ai vc acha o ponto mais alto do pistão.. alinha as marcas do distribuidor com o rotor... partindo dai o primeiro cabo de vela é o 1° cilindro.. depois o segundo cabo no 3° e assim por diante..

Lembrando que o sentido é o horario

[ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni

Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG

Fotos anexas:
    1 - Distribuidor
    3 - Entrada dos fios
    4 - Encaixe da tampa

Eduardo

Bom dia Eduardo e amigos ! parece que essa marca eh o alinhamento mesmo, sendo assim :
    • Faca a bucha e coloque o motor no PMS - ponto morto superior - nao precisa preocupar muito se ele esta religiosamente em cima, nao esqueca que em funcionamento normal, o motor trabalha adiantando o ponto, muitas vezes dezenas de graus
    • Alinhe a marca com o rotor, essa marca eh o alinhamento magnetico das aranhas da ignicao, fixa e movel - 4 pontas no seu caso - quando isso for feito elas ( as pontas ) nao ficam 100% mecanicamente alinhadas na realidade, porque a centelha eh gerada quando o campo magnetico entra em colapso, mas eh soh um detalhe . . .
    • fixe levemente o distribuidor, eh comum ele deslocar durante o giro do motor
    • coloque a tampa e por seguranca coloque apenas um cabo de vela, o 1 por exemplo, voce vai confirmar - com seguranca - que nao havera mais estouros e o motor vai comecar a querer pegar
    • coloque os outros cabos e ligue o motor, voce vai sentir a alegria de ter colocado o seu motor funcionando sozinho - eh indescritivel -
    • Agora voce tem que acertar o ponto, mas ai eh outra historia, depois a galera te ajuda - um passo de cada vez
    Boa sorte e um abraco !
    4X4 Brasil

Amigos,

Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia Eduardo e amigos ! parece que essa marca eh o alinhamento mesmo, sendo assim :
    • Faca a bucha e coloque o motor no PMS - ponto morto superior - nao precisa preocupar muito se ele esta religiosamente em cima, nao esqueca que em funcionamento normal, o motor trabalha adiantando o ponto, muitas vezes dezenas de graus
    • Alinhe a marca com o rotor, essa marca eh o alinhamento magnetico das aranhas da ignicao, fixa e movel - 4 pontas no seu caso - quando isso for feito elas ( as pontas ) nao ficam 100% mecanicamente alinhadas na realidade, porque a centelha eh gerada quando o campo magnetico entra em colapso, mas eh soh um detalhe . . .
    • fixe levemente o distribuidor, eh comum ele deslocar durante o giro do motor
    • coloque a tampa e por seguranca coloque apenas um cabo de vela, o 1 por exemplo, voce vai confirmar - com seguranca - que nao havera mais estouros e o motor vai comecar a querer pegar
    • coloque os outros cabos e ligue o motor, voce vai sentir a alegria de ter colocado o seu motor funcionando sozinho - eh indescritivel -
    • Agora voce tem que acertar o ponto, mas ai eh outra historia, depois a galera te ajuda - um passo de cada vez

Boa sorte e um abraco !
    Fiz a bucha (foto 3). Girei a roda e ela foi expulsa. Quando vi, estava alinhada, muito bem alinhada diga-se de passagem (foto 1).

Coloquei o cabo do primeiro cilindro (foto 2 da vela que está. o que vocês acham, está na hora de trocar?). Tentei ligar algumas vezes, já não estourou (um bom avanço). O motor tenta girar.

Liguei os outros cabos 1 - 4 - 3 - 2, mas não consegui fazer o motor girar . Obrigado Rodrigo e Jacimar pelo auxílio-plantão no final de semana .

Eu acho que com uma pistola talvez eu conseguisse resolver o problema, mas não a tenho e nem está na lista de itens a comprar (são quase L$ 200).

O reboque está pronto para amanhã cedo levá-lo ao mecânico que fica a 2 quadras de casa. Dei uma voltinha por lá agora no final da tarde e vi que tem um outro CJ lá, ou seja, ele não tem como dizer que não mexe com jeep . Não tenho indicações dele, mas alguém tem que ser o primeiro. Final de semana tem passeio só de Willys aqui em Curitiba e não quero perder. Além disso, uso meu CJ todo dia prá pegar minhas filhas no colégio, então já viu. Não dá prá ficar sem ele.

Hoje foi o dia da caça. Amanhã, quem sabe, será do caçador.

Eduardo
    4X4 Brasil
    CJ5 58 - Bola de Neve

Esqueci as fotos

A última foto é do rotor que estava antes, sem o metálico e o "carvãozinho". Nem sei como eu ainda continuava andando...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Distribuidor-dsc06971-350.jpg   Distribuidor-dsc06974-350.jpg   Distribuidor-dsc06978-350.jpg   Distribuidor-dsc06972-350.jpg  
    CJ5 58 - Bola de Neve

Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Amigos,

Fiz a bucha (foto 3). Girei a roda e ela foi expulsa. Quando vi, estava alinhada, muito bem alinhada diga-se de passagem (foto 1).

Coloquei o cabo do primeiro cilindro (foto 2 da vela que está. o que vocês acham, está na hora de trocar?). Tentei ligar algumas vezes, já não estourou (um bom avanço). O motor tenta girar.

Liguei os outros cabos 1 - 4 - 3 - 2, mas não consegui fazer o motor girar . Obrigado Rodrigo e Jacimar pelo auxílio-plantão no final de semana .

Eu acho que com uma pistola talvez eu conseguisse resolver o problema, mas não a tenho e nem está na lista de itens a comprar (são quase L$ 200).

O reboque está pronto para amanhã cedo levá-lo ao mecânico que fica a 2 quadras de casa. Dei uma voltinha por lá agora no final da tarde e vi que tem um outro CJ lá, ou seja, ele não tem como dizer que não mexe com jeep . Não tenho indicações dele, mas alguém tem que ser o primeiro. Final de semana tem passeio só de Willys aqui em Curitiba e não quero perder. Além disso, uso meu CJ todo dia prá pegar minhas filhas no colégio, então já viu. Não dá prá ficar sem ele.

Hoje foi o dia da caça. Amanhã, quem sabe, será do caçador.

Eduardo
    Boa noite Eduardo ! que pena hein . . . mas acho que ficou faltando pouca coisa para funcionar, uma pistola de ponto nao faria muita diferenca, ela eh utilizada para fazer o ajuste fino do motor depois que ele estah funcionando, voce chegou a confirmar se estah chegando centelha nas velas ? pode ser que seus cabos ou outra coisa esteja te atrapalhando, bem, de qualquer forma nao deixe de perguntar para o mecanico qual era o problema e compartilhe conosco, um abraco !

Entrada
    06/02/2008
    Local
    Criciúma/SC
    Ow Eduardo

Acho que faltou apenas detalhes pra funcionar..

1°: a ordem de explosão ta errada... o certo 1-3-4-2, a não ser que o Opala é diferente da maioria dos outros 4 cilindros

2: Lembra que comentei que esse ponto teoricamente é o 0°.. sendo assim seu motor deve ta atrasado e por isso que não pegou..

Não sei se vc vai ter tempo de olhar antes de levar o carro, mas eu acho que se vc acertar a ordem dos cabos e da uma girada nesse distribuidor (anti-horario) ele vai pegar

Me parece que a vela ta OK... acho que nao tem necessidade de troca, pelo menos por enguanto.. Sobre a pistola o Jacimar ja respondeu ...

[ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni

Rodrigo,

Acabei de testar novamente. Realmente os cabos estavam trocados (o 3 com o 4), girei anti-horario um pouco mas mesmo assim não ligou. Ele até quer ligar, mas não consegue...

Amanhã eu acordo cedo e antes de levá-lo para o mecânico vou tentar uma última vez.

Muito obrigado, o aprendizado foi grande, embora o resultado ainda não tenha sido o esperado.
    4X4 Brasil
    CJ5 58 - Bola de Neve

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem