Seguinte, eu estou com esse Jipe, há bem pouco tempo, e já comprei ele com essas adaptações.
To com muita dificuldade de achar alguém para mexer na tração, em toda oficina que eu chego, falando do Jipe, 100% dos mecânicos dizem que não mexem em tração.
Na caixa da tração que já está desmonta aparece o nome SOFUNGE, andei pesquisando, uns dizem que é usada em trator, outros que é de Mercedes, na real eu to penando de um lado pro outro, e não consegui largar o chassis, pra fazer a mecanica em nenhum lugar ainda, mas assim que achar um mecânico que abrace essa encrenca eu te dou todos os detalhes. Por enquanto vou ficar de devendo essa. Valeu!!!
Em primeiro lugar descordo completamente de todos que dizem, que o motor perkins é bom so pra trator. Para os que não sabem existem vários modelos de perkins desde 3 até 6 cilindros. O motor mod.4203, foi adotado em tratores e sofreu uma pequena modificação para ser usado nas Ford F75 especiais a diesel, isso comprova que até este motor que é um dos mais inferiores da perkins é um ótimo motor e teve uma boa junção no mundo 4x4. O motor mod. 4236 é mas conhecido por ser usado nas famosas D-10 e também nos antigos modelos da D-20, também é um ótimo motor, é fruto da transformação de seu antecessor, teve sua potencia elevada de 70 cv e 22 kgf de torque para 84 cv e 26.4 kgf de torque. Agora sim o fantástico PERKINS Q20B4.236, nada mais que a versão envenenada do 4236, uma das principais mudanças foram na bomba injetora e adoção de turbina, muito conhecido pelo seu uso nas D-20 antes da adoção da porcaria do Maxxion, é um motor robusto e mesmo se tratando de um motor que trabalha em baixa rotação, tem respostas rápidas na aceleração e ótimo custo benefício. Pra mim um 4236 já seria bem vindo e concerteza o colacaria em meu jeep, já o Q20B é um sonho de consumo. Agora vamos ao que entereça: O Q20B e o 4236 tem a caixa seca compatível com o Clark 3 e 4 marchas, o 4 pra melhor escalonamento de marchas e o 3 pra força. Em relação a redução eu usaria a willys mesmo, muitos acham que ela não aguenta o motor a diesel, mas eu tenho certeza que dá conta do recado folgada. Pra unir a reduzida ao cambio é só usar uma flange que existe a venda em vária lojas 4x4. Anexo 1e2 motor 4203/ 3e4 motor 4236/ 5e6 motor Q20B.
Amigos estou encostando minha rural pra adaptação do k20B. E estamos com pouca informação de quem fez se alguns pudesse se manifestar os que fizeram com fotos dicas ficaríamos grato.