x
Convex Datacenter
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 68

Cara... tem gente que coloca em cima - poucos.
    Na mangueira onde coloquei parece ser o lugar tradicional.
    Na verdade, pelo que li aqui, em baixo (água menos quente) o cebolão precisaria ser de um temperatura menor. Enquanto que em cima (água mais quente), ele precisa ser de uma temperatura maior. Disseram aqui que em cima tem problema de dar ar na tubulação e o sensor pode não funcionar direito. São várias considerações... por isso estou pensando simplesmente em tirar, por uma mangeuira inteiriça original, e ver o efeito no aquecimento que está ocorrendo. Continuando a mesma coisa... é fazer a sopa de cebolão para ver como ele abre, e se abre.

Abraços.

Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Aí estão as fotos...
    Julinot, uma dúvida: a ventuinha que aparece na primeira foto é acionada pela correia ou tem acionamento elétrico? Parece que vc manteve o sistema original?

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Na verdade, pelo que li aqui, em baixo (água menos quente) o cebolão precisaria ser de um temperatura menor. Enquanto que em cima (água mais quente), ele precisa ser de uma temperatura maior. Disseram aqui que em cima tem problema de dar ar na tubulação e o sensor pode não funcionar direito. São várias considerações... por isso estou pensando simplesmente em tirar, por uma mangeuira inteiriça original, e ver o efeito no aquecimento que está ocorrendo. Continuando a mesma coisa... é fazer a sopa de cebolão para ver como ele abre, e se abre.

Abraços.
    Bom , vou tecer algumas considerações.

Não existe normalmente cebolão colocado em mangueiras seja na parte de cima ou na de baixo, então isso não é tradicional.Poucos carros usam esse sistema, eu só me lembro do Tempra.

Porque seu carro esquenta ? Esquenta aparentemente, porque sua hélice original está um pouco afastada do radiador e não existe coifa envolvendo a hélice.Então ela puxa ar pelas laterais e não sómente através do radiador, prejudicando com isso a refrigeração.Com a coifa ela só consegue puxar ar pela frente, ou seja através do radiador.
    Então vc precisa dar uma ajuda pra o radiador.
    Eu tive uma L200, que são famosas por super aquecerem, eu usava ela pra rebocar o jeep, para melhorar o resfriamento da água coloquei uma ventoinha na frente do radiador e o cebolão na mangueira de cima.Nunca tive o menor problema, nos mais de 20.000 km que rodei com ela.
    Se vc colocar o cebolão na água antes de entrar no radiador ela vai ser medida na sua temperatura após o trabalho, ou seja mais quente ai a ventoinha entra em ação para ajudar a sua hélice original a resfriar a água.
    Conheço muitos jeeps que usam exatamente dessa maneira, nem um deles ferve e todos fazem trilhas pesadas.Todos eles rodam assim a bastante tempo.
    Quanto a temperatura do cebolão vc tem que colocar um que abra a uns 90, acredito que seja por aí a temperatura de trabalho do BF.
    Não esqueça que no cebolão as temperaturas indicam a maior a hora que ele dá o contato e a menor a hora que ele desliga.
    Use aditivo na proporção do fabricante do aditivo.

Abs

Ontem finalmente consegui andar bastante com o meu CJ-5 para testar.
    Estou sem o medidor de temperatura, mas como ou sem ele, verifiquei que mesmo após colocar uma colméia nova a água do radiador fica muito quente - talvez próxima a uma fervura - quando atrafego a partir de um pouco menos do que 1.500 RPM. Recentemente eu o havia trazido de uma oficina a cerca de 40 Km de casa. Cheguei a andar em torno de 2.000 RPM no meio do caminho a água esquentou ao ponto de
    vazar pelo caninho junto à boca do radiador... borbulhando um pouco. O cebolão não arma nem a porrada. Desde que foi colocado há quase dois anos só o vi armando uma única vez. Não fiz a sopa de cebolão para testar, mas acredito que por ter sido colocado na mangueira de baixo, de retorno da água do radiador para o motor, ele esteja pegando a água já "resfriada" e não armando por isso. Notei que foi colocado em uma curva da mangueira, que me parece estar restringindo um pouco a passagem de água. Como tenho um botão para acionar a ventoinha manualmente, estou pensado em arrancar essa m... fora e colocar uma mangueira nova, sem restrições. Fiz uma exercício de memória e estou achando que os problemas de aquecimento que tenho verificado já vem da época em que esse sistema foi instalado. Começo a pensar que a mangueira/cebolão está mesmo restringindo o fluxo de água para o motor. Colocarei fotos hoje para todos verem... é que esqueci o telefone com as fotos em casa.

Abraços...
    Bom, pelo que entendi temos um ventilador original + um elétrico auxiliar.
    Como a ventuinha original tem 4 pás que garantme o funcionamento do BF satisfatoriamente, se foi colocada uma ventuinha com 6 pás, vc aumentou o volume de ar deslocado pelo radiador e consequentemente o motor vai demorar mais para chegar na temperatura de serviço calibrada pela válvula termostática, sendo que possivelmente nunca vai superaquecer (lembre-se que a água ferve em todos os carros, e se no seu radiador ela sai para fora quando esquenta, possivelmente a tampa está sem a válvula de alívio de pressão).
    Como sua ventuinha (maior que a original) permite uma melhor refrigeração do radiador, a água "dificilmente" vai chegar na temperatura de acionamento do eletro-ventilador auxiliar e o mesmo só vai ligar quando vc esgoelar o motor até ele quase explodir em um dia que faça uns 45º na sombra.
    Se manteve o ventilador original (tocado por correia), o elétrico não deve entrar em funcionamento em condições normais de uso do Jeep, e se entrar, só vai estar gastando mais energia e combustível sem necessidade.
    Ele está lá por segurança, e não para ficar trabalhando toda hora.
    Agora, se vc sacou fora o ventilador tocado por correia, e colocou só o elétrico x cebolão, daí a história é diferente...

Correto, Rafaminc...
    a ventoinha da primeira foto é a original.
    Eu a mantive por recomendação do mecânico, como segurança.
    Estranho é que essa ventoinha fica com quase metade de sua área fora da direção do radiador - muito para baixo. Recentemente comprei uma original de alumínio - porque essa que está instalada danificou um pouco uma das pás de plástico no dia em que encostou na colméia... que ficou destruída... mas o porque disso já é outra história. Ocorre que a tal ventoinha original de alumínio interfere com o bocal do radiador onde a mangueira inferior é conectada. Tive que "retificar" a velha eu mesmo e a recoloquei. Por esse motivo nem sei dizer se o radiador é mesmo o original, ou se o cara da JAP (loja aqui do Rio - em São Cristóvão) me vendeu mais uma vez uma peça errada. A ventoinha elétrica - se não me engano é de Vectra... mas não tenho certeza - foi colocada na frente. Ela puxa o ar para o radiador, mas não arma nunca. Eu a ligo por meio de um botão no painel.

Abraços.

Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Julinot, uma dúvida: a ventuinha que aparece na primeira foto é acionada pela correia ou tem acionamento elétrico? Parece que vc manteve o sistema original?

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Agradecimentos: 3

Abraços.
    Já falaram ai, mas é isso mesmo, NÃO EXISTE LUGAR TRADICIONAL. Nem nos tempra isso existia de fábrica, nem embaixo nem em cima, isso era uma adaptabiarra feita nas autorizadas batizada de "Kit Verão" ehehehe pq o tempra esquentava muito, pra baixar um pouco a temperatura de trabalho.

Mas é como falei, de que adianta colocar na saida do radiador se a ventoinha só vai ser armada quando a água passar ali a 86ºC??? se ali tá a 86 é pq antes de entrar no radiador vai estar lá pelos 90 e tantos e dentro do cabeçote já acima dos 100ºC. Se for só para segurança auxiliando a helice original, OK, ele vai acionar é quase nunca mesmo, só em casos extremos quando a helice original não estiver dando conta e o motor estiver perto de ferver.

Observando a foto do seu motor, esta curva da mangueira tá bem estranha mesmo. Se o radiador fosse original para seu motor creio que não ficaria assim. O cebolão não restringe muito a passagem, acho que quase nada pq só fica a "bundinha" dele em contato com a água, a maior parte do corpo dele fica dentro da rosca.

Acho que o cebolão que aciona mais cedo é esse de 86/76ºC, nunca vi um com acionamento abaixo disso.
    Pra quem usa só a ventoinha elétrica, vai ter que colocar ele dentro do radiador ou na mangueira superior, senão vai ficar sempre no limite de fervura da água mesmo.

O caso de não passar água na mangueira superior só vai ocorrer se realmente tiver sem água o motor, a ponto de a bomba não puxar mais nada, ou seja, seu motor tem que estar quase sem água, ai do que vai adiantar acionar a ventoinha? Iria ferver de qquer jeito. Usei cebolão na mangueira de cima por muito tempo sem problema algum, depois passei para a base do radiador mais para ficar um serviço mais limpo e evitar emendas( e gambis) na mangueira.

obs: nunca usei a helice original, sempre só ventoinha elétrica. tenho pavor de helice acoplada no motor, ainda mais de aço!! já presenciei um acidente bem feio e pra mim chegou. Todo carro antigo ou jeep que tivermos eu sempre arranquei isso fora e coloquei sistema elétrico.

Correto, Rafaminc...
    a ventoinha da primeira foto é a original.
    Eu a mantive por recomendação do mecânico, como segurança.
    Estranho é que essa ventoinha fica com quase metade de sua área fora da direção do radiador - muito para baixo. Recentemente comprei uma original de alumínio - porque essa que está instalada danificou um pouco uma das pás de plástico no dia em que encostou na colméia... que ficou destruída... mas o porque disso já é outra história. Ocorre que a tal ventoinha original de alumínio interfere com o bocal do radiador onde a mangueira inferior é conectada. Tive que "retificar" a velha eu mesmo e a recoloquei. Por esse motivo nem sei dizer se o radiador é mesmo o original, ou se o cara da JAP (loja aqui do Rio - em São Cristóvão) me vendeu mais uma vez uma peça errada. A ventoinha elétrica - se não me engano é de Vectra... mas não tenho certeza - foi colocada na frente. Ela puxa o ar para o radiador, mas não arma nunca. Eu a ligo por meio de um botão no painel.

Abraços.
    É por causa do hélice maior que a mangueira teve que ficar desse jeito?
    Eu fiz a minha montagem usando a original mesmo(já postei fotos) e não ficou estrangulada.

Qual a temperatura que a água deve entrar no bloco???

Srs,
    acredito que o sistema auxiliar funcione bem com o cebolão tanto em cima quanto em baixo do radiador, mas gostaria de saber o seguinte, para o motor trabalhar na faixa dos 85C, qual deve ser a temperatura da água na entrada do bloco, ou seja, a temperatura da água que está entrando no motor para trocar calor e manter a temperatura ideal de funcionamento???
    Foi citado anteriormente que a ventuinha auxiliar só deve entrar quando o hélice originale não der conta, esse é o objetivo, certo???

Julio, quem deve regular a temperatura ideal de trabalho do seu BF161 é a válvula termostática (se tiver).
    Esse esquema de saber com quanto a temp. entra ou sai é muito relativo e vc vai precisar fazer um trabalho científico para determinar esses parâmetros que variam conforme rotação, temperatura ambiente, portência exigida, etc, etc, etc...
    Eu particularmente, se tivesse problemas de superaquecimento em trilhas pesadas, aumentava o radiador, ou colocava uma ventuinha maior no lugar da original, ou aumentava a rotação da mesma diminuindo um pouco a polia. Esse esquema de eletro ventilador + ventuinha original é só para casos extremos, e dificilmente vai acionar devido ao sistema original já conseguir manter a temperatura do motor estabilizada, como deve ser o caso do Julinot.
    Antigamente lembro que os Opalas tinham este problema, daí o pessoal trocava a ventuinha de 4 pás pela de 6 e pronto.
    Se vc observar as empilhadeiras antigas Clark com motor BF161, a refrigeração é bem precária e mesmo levando pau o dia inteiro com pouca ventilação devido ao radiador ficar enclausurado, esses motores dificilmente dão problema de aquecimento.

Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Julio, quem deve regular a temperatura ideal de trabalho do seu BF161 é a válvula termostática (se tiver).
    Esse esquema de saber com quanto a temp. entra ou sai é muito relativo e vc vai precisar fazer um trabalho científico para determinar esses parâmetros que variam conforme rotação, temperatura ambiente, portência exigida, etc, etc, etc...
    Eu particularmente, se tivesse problemas de superaquecimento em trilhas pesadas, aumentava o radiador, ou colocava uma ventuinha maior no lugar da original, ou aumentava a rotação da mesma diminuindo um pouco a polia. Esse esquema de eletro ventilador + ventuinha original é só para casos extremos, e dificilmente vai acionar devido ao sistema original já conseguir manter a temperatura do motor estabilizada, como deve ser o caso do Julinot.
    Antigamente lembro que os Opalas tinham este problema, daí o pessoal trocava a ventuinha de 4 pás pela de 6 e pronto.
    Se vc observar as empilhadeiras antigas Clark com motor BF161, a refrigeração é bem precária e mesmo levando pau o dia inteiro com pouca ventilação devido ao radiador ficar enclausurado, esses motores dificilmente dão problema de aquecimento.
    Rafa, meu problema ainda não batí o martelo pq estou fora de ksa e não pude testar o "veio" na real, mas em teste de garagem, aconteceu como que vc disse anteriormente.
    Fiz o seguinte:

1- Cebolão 86/76, de acordo com a abertura da VT(vão instalada);
    2- Em marcha lenta(+/- 700rpm) obstruí a passagem do ar com uma manta na grade do radiador;
    3- Temperatura passando do 1/2 do marcador retiro a camisa e ele estabiliza a temperatura, mas não baixa o ponteiro;
    4- Ainda em marcha lenta, coloco a manta e deixo o ponteiro colar no fim de curso, mas nada acontece,
    5- Marcha de 2000RPM por 20 a 30 segundos e arma a ventuinha por aprox. 10 segundos.
    6- Repito a operação #5 e temos o mesmo resultado.

O que posso concluir com esse teste???

Julio, veja se entendi direito:
    Se vc deixar na lenta obstruindo a passagem de ar no radiador, o ponteiro cola no fundo mas não arma a ventuinha certo? Agora se vc acelerar um pouco, ela se arma...
    Se for isso, provavelmente o seu marcador de temperatura está colando no fundo antes dos 86º e como a temperatura não consegue chegar nos 86º na lenta o cebolão não se arma, mesmo com a manta na frente.
    Se tirar a manta fora a ventuinha elétrica deve demorar mais ainda para funcionar, ou então nem deve ligar com o Jeep andando normalmente (se tiver ventilador original + auxiliar).
    O bom mesmo era vc arrumar um termômetro digital para colocar dentro d´água e testar esses valores. Dá uma olhada no ML, deve ter alguns já com sensor por menos de 50 pila.

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Agradecimentos: 3
    Com tá a sua bomba dágua??
    Pq pode estar armando ao acelerar ou por aquecer mais devido ao regime de rotação, ou porque a bomba está ruim e em lenta ele não tá circulando a água direito. Aposto na segunda opção pq 20 segundos acelerando é pouco para fazer a temperatura subir tanto.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem