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  • #1

    Eletro-ventilador auxiliar no BF-161




    Srs, este assunto já foi amplamente discutido anteriormente e não há mais muito o que discutir, mas se não fosse o caso de não ter o mal funcionamento em meu jeep...

    Campo de prova:
    Estive andando ontem debaixo de sol de 40 numa região que era só poeira, erosão e mato. A temperatura do motor aumentou bastante, chegando a "travar" a bomba de combustível. Foi aí que percebí que a ventoínha não armou pelo interruptor térmico(92/87 do opala). Fiz o teste de ligação direta e funfou beleza, alias deixei ela ligada direto depois dessa aquecida ou o jeep pararia novamente por travamento da bomba de combustível.

    A minha dúvida é se devo mudar o ponto de instalação do cebolão ou trocar por um de menor temperatura

    Seguem fotos do interruptor instalado:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Eletro-ventilador auxiliar no BF-161-img_5158.jpg   Eletro-ventilador auxiliar no BF-161-img_5159.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    Júlio, no meu BF tenho o sensor igual, mas tb uso um botão para acionar manualmente. Já tive amargar experiencias com os benditos sensores nos tempos do opala. Desde lá confio tb no olhometro, ou seja, se a temperatura subir acima do meio no marcador, aciono o ventilador eletrico via botão.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Julio Rebello Ver Post
    Srs, este assunto já foi amplamente discutido anteriormente e não há mais muito o que discutir, mas se não fosse o caso de não ter o mal funcionamento em meu jeep...

    Campo de prova:
    Estive andando ontem debaixo de sol de 40 numa região que era só poeira, erosão e mato. A temperatura do motor aumentou bastante, chegando a "travar" a bomba de combustível. Foi aí que percebí que a ventoínha não armou pelo interruptor térmico(92/87 do opala). Fiz o teste de ligação direta e funfou beleza, alias deixei ela ligada direto depois dessa aquecida ou o jeep pararia novamente por travamento da bomba de combustível.

    A minha dúvida é se devo mudar o ponto de instalação do cebolão ou trocar por um de menor temperatura

    Seguem fotos do interruptor instalado:
    Bom dia prezado ! a sua instalação está ok, o cebolão normalmente é instalado na parte de baixo do radiador, parece que você não quis furá-lo e instalou na mangueira não é ? ele deveria ter ligado o ventilador, mas é interessante utilizar um relê pois a corrente é bastante alta e talvez o cebolão estragou por isso ( estou supondo que está sem relê ), a propósito essa conexão é a do Tempra/Tipo ? um abraço !

  • #4
    Usuário Avatar de Dic3
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    Eu acho estranho esse problema de temperatura com o BF. Quando eu tinha esse motor a temperatura nao subia nem que pusesse fogo embaixo dele. Lembro que o radiador estava em perfeito estado alem de ser o radiador correto para o BF.

    Verifica se esse radiador nao esta sujo internamente, valvula travada ou algo relacionado.

    Esse motor trabalha num giro mto baixo, nao pode aquecer assim a toa.

    Em relacao ao interruptor termico, ele esta no lugar correto, mas repito, veja se essa ventinha auxiliar nao esta mascarando outro defeito.

  • #5
    Usuário Avatar de Flaibam
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    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    ....Verifica se esse radiador nao esta sujo internamente, valvula travada ou algo relacionado....
    No meu carro de brinquedo (o Jeep é meu carro de verdade) já ocorreu de eu ter que trocar o sensor e o novo, na caixa, apresentou defeito durante a instalação. Então só acrescento verificar se ele ainda está funcionando ou se travou. Sensor travado não tem volta. Joga fora e compra outro para por no lugar.

  • #6
    Usuário Avatar de Dic3
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    Se for MTE Lixo-Thomson tem grandes chances de vir com defeito de fabrica mesmo

  • #7
    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Se for MTE Lixo-Thomson tem grandes chances de vir com defeito de fabrica mesmo
    O fabricante é um tal de WAHLER. Não tenho referências. Qual seria um marca de primeira linha?
    Pra fazer um bom teste eu teria que usar um termômetro em uma panela com agua e ir aumentando gradativamente, de preferência com uma resistência e identiicaro momento em que o contato fecha com um ohmeter, mas antes de fazer isso tudo, prefiro trocar por um novo!

    C:\Documents and Settings\Administrador\Desktop\oi
    4X4 Brasil

  • #8
    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Eu acho estranho esse problema de temperatura com o BF. Quando eu tinha esse motor a temperatura nao subia nem que pusesse fogo embaixo dele. Lembro que o radiador estava em perfeito estado alem de ser o radiador correto para o BF.

    Verifica se esse radiador nao esta sujo internamente, valvula travada ou algo relacionado.

    Esse motor trabalha num giro mto baixo, nao pode aquecer assim a toa.

    Em relacao ao interruptor termico, ele esta no lugar correto, mas repito, veja se essa ventinha auxiliar nao esta mascarando outro defeito.
    Eu troquei a colmeia, ela está zerada e extremamente limpa.
    Não tem válvula termostática instalada.
    Eu diria que não foi aquecimento a toa não, pois estava fazendo uns 40 à sombra no domingo andando de primeira e segunda reuzida...
    Tem o detalhe do pá de hélice estar deslocado para não pegar no radiador NOVAMENTE e detonar tudo, como foi tentando passar esse buraco aí.
    veja as fotos:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Eletro-ventilador auxiliar no BF-161-img_5176.jpg   Eletro-ventilador auxiliar no BF-161-tomascar.jpg  

  • #9

    Relê ou Relè, Português não é minha praia...

    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia prezado ! a sua instalação está ok, o cebolão normalmente é instalado na parte de baixo do radiador, parece que você não quis furá-lo e instalou na mangueira não é ? ele deveria ter ligado o ventilador, mas é interessante utilizar um relê pois a corrente é bastante alta e talvez o cebolão estragou por isso ( estou supondo que está sem relê ), a propósito essa conexão é a do Tempra/Tipo ? um abraço !
    Jacimar, o sistema está usando o relé da foto, que acompanha um suporte de "fuzil" com um de 10A, pois como o eletro dá 80W=12Vdc * 6.6Amp.
    O Eletro-ventilador foi ligado direto na trilha para poder continuar e funcionou legal, mas só na ligação direta.
    É o "T" do Tempra sim, custou L$08,00 no Pedro de Niteroi.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Eletro-ventilador auxiliar no BF-161-img_5163.jpg  

  • #10
    Citação Postado originalmente por Julio Rebello Ver Post
    Srs, este assunto já foi amplamente discutido anteriormente e não há mais muito o que discutir, mas se não fosse o caso de não ter o mal funcionamento em meu jeep...

    Campo de prova:
    Estive andando ontem debaixo de sol de 40 numa região que era só poeira, erosão e mato. A temperatura do motor aumentou bastante, chegando a "travar" a bomba de combustível. Foi aí que percebí que a ventoínha não armou pelo interruptor térmico(92/87 do opala). Fiz o teste de ligação direta e funfou beleza, alias deixei ela ligada direto depois dessa aquecida ou o jeep pararia novamente por travamento da bomba de combustível.

    A minha dúvida é se devo mudar o ponto de instalação do cebolão ou trocar por um de menor temperatura

    Seguem fotos do interruptor instalado:
    Julio, tem certeza que foi a bomba de combustível que travou? Normalmente super aquecimento queima a junta ou trava os pistões. As vezes tudo volta ao normal, mas pode também detonar as camisas/pistões...
    Verifica a válvula termostática também, pois se ela estiver travando, a água quente não circula direito pelo radiador e a temperatura não consegue chegar ao ponto de fechar o contato do cebolão.
    Outra coisa, pega o cebolão, coloca dentro de uma panela com água deixando os terminais fora da água, e deixa ferver no fogão. Quando a água estiver fervendo, mede a resistência dos terminais do cebolão com um multímetro. Tem que marcar zero, senão troca por um novo...

  • #11
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por Julio Rebello Ver Post
    Srs, este assunto já foi amplamente discutido anteriormente e não há mais muito o que discutir, mas se não fosse o caso de não ter o mal funcionamento em meu jeep...

    Campo de prova:
    Estive andando ontem debaixo de sol de 40 numa região que era só poeira, erosão e mato. A temperatura do motor aumentou bastante, chegando a "travar" a bomba de combustível. Foi aí que percebí que a ventoínha não armou pelo interruptor térmico(92/87 do opala). Fiz o teste de ligação direta e funfou beleza, alias deixei ela ligada direto depois dessa aquecida ou o jeep pararia novamente por travamento da bomba de combustível.

    A minha dúvida é se devo mudar o ponto de instalação do cebolão ou trocar por um de menor temperatura

    Seguem fotos do interruptor instalado:
    Quando se usa ese sistema de acionamento da ventoinha, coloca-se na mangueira de cima. O cebolão quando instalado no radiador vai na parte de baixo, mas quando instalado na mangueira é na de cima, a que vai para a bomba.
    A temperatura 92/87 está boa.

    []´

    []´

  • #12
    Usuário
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    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Quando se usa ese sistema de acionamento da ventoinha, coloca-se na mangueira de cima. O cebolão quando instalado no radiador vai na parte de baixo, mas quando instalado na mangueira é na de cima, a que vai para a bomba.
    A temperatura 92/87 está boa.

    []´

    []´

    Bom dia prezado ! você saberia dizer por que ? sempre me disseram que era colocado no radiador na parte de baixo, para atuar pela temperatura da água que vai para o motor e não pela temperatura da água que vem dele, sei que não é colocado na parte de cima do radiador devido a possíveis bolsões de ar dentro do sistema, na mangueira superior não teria esse problema ? estou perguntando porque sempre achei que o ventilador deveria ser acionado levando em conta a temperatura de saida do motor - como você sugeriu - e estou para fazer umas alterações no radiador do BF, sendo assim . . . obrigado e um abraço !

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