x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 68

Rocha... a mangueira de cima não é a que traz a água do motor para o radiador ? Você pode explicar melhor... ?

Abraços...

Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Quando se usa ese sistema de acionamento da ventoinha, coloca-se na mangueira de cima. O cebolão quando instalado no radiador vai na parte de baixo, mas quando instalado na mangueira é na de cima, a que vai para a bomba.
    A temperatura 92/87 está boa.

[]´

[]´

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Agradecimentos: 3
    1- Se não colocar relé, vai estragar cebolão toda hora. Só na 3ª troca de cebolão do meu motor que atentei para isso, coloquei rele e está lá a funcionar OK a mais de ano.

2- No local onde está o cebolão ele tá pegando a aguá já depois de resfriada pelo radiador, então um sensor de 92/86 cº não vai servir. pq ele vai acionar quando a água estiver passando ali a 92 ou seja, a água teria que estar saido do motor já pra lá dos 100 Cº.

Solução: Ou coloca um sensor de temperatura mais baixa ou muda este ai para a saida de água do motor.
    No meu OHC tá com um sensor de 86/76 na base do radiador, bem na linha abaixo de onde sai a agua do motor, ficou muito bom.

Se a válvula termostática trancar fechada, tanto emcima com embaixo vai dar problema e a temperatura vai se elevar acima do normal se o cebolão estiver após a VT.
    Se colocar entre a VT e a saída da bomba, corre-se o risco que o ventilador fique ligado direto.
    Se tivesse que escolher, eu colocaria na parte inferior do bloco do motor em contato direto com a água, mas em um motor de concepção tão antiga, prefiro deixar a ventuinha original que possui refrigeração variável conforme a rotação, fora que é uma tralha a menos para se preocupar pois nunca vai deixar de trabalhar enquanto a bomba estiver boa.
    Na questão rendimento x consumo, vai perder quanto? 1 CV de potência para tocar as pás? 0,1 km/L a menos nas trilhas? Será que vale o risco?

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Se a válvula termostática trancar fechada, tanto emcima com embaixo vai dar problema e a temperatura vai se elevar acima do normal se o cebolão estiver após a VT.
    Se colocar entre a VT e a saída da bomba, corre-se o risco que o ventilador fique ligado direto.
    Se tivesse que escolher, eu colocaria na parte inferior do bloco do motor em contato direto com a água, mas em um motor de concepção tão antiga, prefiro deixar a ventuinha original que possui refrigeração variável conforme a rotação, fora que é uma tralha a menos para se preocupar pois nunca vai deixar de trabalhar enquanto a bomba estiver boa.
    Na questão rendimento x consumo, vai perder quanto? 1 CV de potência para tocar as pás? 0,1 km/L a menos nas trilhas? Será que vale o risco?
    Se a valvula travar vai dar zebra de qquer maneira, por isso tem que tar com valvula nova e aditivo de qualidade que ajudar na lubrificação dela.

Como vai fazer pra colocar o cebolão antes da VT?

Dependendo da helice original de 3 a 5 HP, fora a ventania e barulheira.
    E em regimes de baixa rotação como engarrafamento, a coisa pega.

abraço

Dodger, no sistema original não tem como colocar o cebolão antes da VT, mas dependendo o enjambrador é só montar uma VT de corcel dentro da mangueira, coisa que sou contra...
    Agora 3 a 5 CV não acredito que chegue a esse valor, 5 CV em um exaustor de 500mm a 3400 RPM vc quase perde os cabelos se ficar na frente dele.
    Para vc ter uma idéia, um ventilador de 950mm de diâmetro, 6 pás, 0,5 CV a 1750 RPM, desloca 300 m3/min de ar, portanto aquela ventuinha do BF a 4500 RPM esgoelando o motor não deve passar muito disso.
    Mas para saber isso bem certo, só metendo no dino...
    Outro detalhe, o BF tem um maior desgaste por aquecimento nos últimos cilindros, sendo o ponto quente próximo a parede corta fogo. Sem o ventilador permanente, esse motor sofreria mais ainda com o liga/desliga do eletroventilador...
    Só não sei quantos wats tem em média os eletroventiladores, mas se tivessem 1CV, o alternador do Jeep já não daria conta nos 60 Ampéres exigidos por ele...
    Mas teorias a parte, só colocando no dino para chegar num veredito 100%.

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Rocha... a mangueira de cima não é a que traz a água do motor para o radiador ? Você pode explicar melhor... ?

Abraços...
    Exatamente, a mangueira de cima é a que traz a água do motor para o radiador ( muito quente) a mangueira de baixo é a que leva a água do radiador para o motor (menos quente).

Nos radiadores com válvula, ela fica na parte de baixo para garantirr que mesmo que o radiador esteja com nível baixo, ela vai funcionar normalmente.
    É muito melhor a medição enquanto a água está na sua maior temperatura, isso vai fazer a ventoinha ligar mais vezes.
    E tb não faz diferença o nível do radiador,não trazendo nenhum problema quanto a isso.

Eu prefiro medir a água antes de entrar no radiador e resfria-la se necessário, do que medir depois que ela saiu e já foi resfriada pelo radiador.

[]´

Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Obrigado pro responder. Entendi... sim.
    Em cima - que é por onde a água sai do motor e entra no radiador, portanto trazendo a informação mais importante sobre a temperatura do motor - pode haver problema de ar na tubulação. Mas em baixo a água está já resfriada - menos quente do que em cima -, e aí o dano já não pode ter sido causado ao motor ? O nosso amigo falou que geralmente se coloca em cima. Não estaria ele certo ?

Abraços.

ps. para testar o cebolão acho que vou ter que fazer a famosa sopa.

Boa tarde prezado ! acho que apesar de tudo, se funcionar direitinho não deve danificar o motor, o ventilador vai ligar a 92ºC, muito antes de provocar algum problema, o que me intriga é que mesmo nos carros modernos o cebolão fica na parte de baixo do radiador, e eu gostaria muito de ter confiança para colocar em cima . . . vou trocar o radiador do Jeep em breve acho que não vou arriscar ! vou deixar na parte de baixo mesmo, um abraço !

Relê ou Relè, Português não é minha praia...

Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Bom dia prezado ! a sua instalação está ok, o cebolão normalmente é instalado na parte de baixo do radiador, parece que você não quis furá-lo e instalou na mangueira não é ? ele deveria ter ligado o ventilador, mas é interessante utilizar um relê pois a corrente é bastante alta e talvez o cebolão estragou por isso ( estou supondo que está sem relê ), a propósito essa conexão é a do Tempra/Tipo ? um abraço !
    Jacimar, o sistema está usando o relé da foto, que acompanha um suporte de "fuzil" com um de 10A, pois como o eletro dá 80W=12Vdc * 6.6Amp.
    O Eletro-ventilador foi ligado direto na trilha para poder continuar e funcionou legal, mas só na ligação direta.
    É o "T" do Tempra sim, custou L$08,00 no Pedro de Niteroi.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Eletro-ventilador auxiliar no BF-161-img_5163.jpg  

Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Eu acho estranho esse problema de temperatura com o BF. Quando eu tinha esse motor a temperatura nao subia nem que pusesse fogo embaixo dele. Lembro que o radiador estava em perfeito estado alem de ser o radiador correto para o BF.

Verifica se esse radiador nao esta sujo internamente, valvula travada ou algo relacionado.

Esse motor trabalha num giro mto baixo, nao pode aquecer assim a toa.

Em relacao ao interruptor termico, ele esta no lugar correto, mas repito, veja se essa ventinha auxiliar nao esta mascarando outro defeito.
    Eu troquei a colmeia, ela está zerada e extremamente limpa.
    Não tem válvula termostática instalada.
    Eu diria que não foi aquecimento a toa não, pois estava fazendo uns 40 à sombra no domingo andando de primeira e segunda reuzida...
    Tem o detalhe do pá de hélice estar deslocado para não pegar no radiador NOVAMENTE e detonar tudo, como foi tentando passar esse buraco aí.
    veja as fotos:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Eletro-ventilador auxiliar no BF-161-img_5176.jpg   Eletro-ventilador auxiliar no BF-161-tomascar.jpg  

Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Se for MTE Lixo-Thomson tem grandes chances de vir com defeito de fabrica mesmo
    O fabricante é um tal de WAHLER. Não tenho referências. Qual seria um marca de primeira linha?
    Pra fazer um bom teste eu teria que usar um termômetro em uma panela com agua e ir aumentando gradativamente, de preferência com uma resistência e identiicaro momento em que o contato fecha com um ohmeter, mas antes de fazer isso tudo, prefiro trocar por um novo!

C:\Documents and Settings\Administrador\Desktop\oi
    4X4 Brasil

Julio, aproveita e olha quantos amperes o seu cebolão consegue chavear e se tem alguma indicação de potência na ventuinha.
    Se o motor da ventuinha puchar mais corrente que o cebolão, daí vc tem que colocar um relê auxiliar para não detonar os contatos do legume .

Se tiver só a potência em watts, divide o valor pela voltagem para ter a amperagem.
    Se tiver só a Amperagem, multiplique por 12V para ter a potência em watts.

Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Julio, aproveita e olha quantos amperes o seu cebolão consegue chavear e se tem alguma indicação de potência na ventuinha.
    Se o motor da ventuinha puchar mais corrente que o cebolão, daí vc tem que colocar um relê auxiliar para não detonar os contatos do legume .

Se tiver só a potência em watts, divide o valor pela voltagem para ter a amperagem.
    Se tiver só a Amperagem, multiplique por 12V para ter a potência em watts.
    Nós temos 80Watt = 12Vdc X 6,66Amp
    O Fusível é de 10Amp e o Relé suporta até 40Amp, logo está superdimensionado paraa aplicação.
    Pelo que entendo, o controle da temperatura da água deve ser feito em relação a água que entrará no motor e não da que sai ou uma relaçao entre as duas se fosse um sistema de leitura eletrônico.
    Agora estou na dúvida se troco o interruptor por um igual ou se baixo a temperatura de acionamento dele..

TROCO O TERMO DE 92/87 POR OUTRO, NA ESPERANÇA DE ESTAR COM DEFEITO OU INSTALO UM NOVO DE 86/76 POR EXEMPLO
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem