-
Olá Pessoal!
Voltei a mexer!
Lixei mais um pouco o bloco, limpei tudo! O plano está impecável!
Cabeçote nem mandei na retifica, fiz a mesma coisa:- Lixei com a placa e limpei!
Na véspera limpei as roscas com thinner e fixei os prisioneiros com trava quimica Loctite
Desta vez estou montando com junta da Taranto!
Ela me parece melhor do que já foi anteriormente! Está encaixando com maior perfeição e também com melhor aparencia, tem uma cor diferente, parece que está com algum banho de cobre no metal!
Passei graxa, uma demão muito fina com pincel largo.
Iniciei aperto como de costume e incluí uma etapa a mais:-
1- aperto até encostar
2- até 4kg
3- até 5,5 kg
4- até 7 kg
Deu tudo certo!
5- até 8kg o prisioneiro 13 não aguentou o aperto!
Desmontei em sequencia inversa.
Passei o macho no bloco aumentando a rosca para 1/2 BSW (Grossa)
Agora estou dependendo do torneiro para fazer prisioneiro sob medida.
Estou aproveitando para trabalhar a pintura de algumas partes do motor!
Abraço a todos!
-
Olá Pessoal!
Instalei o prisioneiro sob medida e montei com a mesma junta da tentativa anterior.
Dividi um pouco mais o aumento no torque:-
1- até encostar
2- até 4 kgf/m
3- até 5,5
4-até 6,5
5- até 7,5
6- até 8
7- voltei desde o primeiro verificando até 8 Kgf/m!
Agora é montar tudo denovo,
Estou aproveitando para recondicionar a bomba de combustível e também verificar o nível de gasolina na cuba dos carburadores.
Desculpe não tirei fotos!
Abraço a todos.
-
Olá Pessoal!
Só para atualizar depois da montagem rodei 90km e foi tudo muito bem!
Aconteceu que um prisioneiro está "minando" água! É o do meio lá perto da parede corta fogo!
-> Durante a montagem percebi que o grau neste prisioneiro foi maior que nos outros, mas como chegou até 8kgf/m deixei para ver!
-> Tudo indica que espanou a rosca!
-> Estou com a idéia de tentar fazer a nova rosca de 1/2 e substituir o prisioneiro, sem desmontar o cabeçote! Alguem já tentou????
-> É dificil porque lá atrás é apertado não há boa altura nem permite giro!
-> O prisioneiro original tem 11mm e o furo é um pouco maior! deve ter o tamanho suficiente 12,5mm para o macho passar livre até o bloco.
-> Acontece que o macho tem 80mm de comprimento total, cabeçote tem uns 60mm de altura, o macho deve penetrar uns 25 a 30 mm, ou seja ficou curto!
-> Estou pensando se vale a pena para usar como vira macho:- Construir um plug prolongador, ou comprar um macho máquina com 110mm de comprimento!
Abraço a todos! Se alguém já fez isso ajuda aqui!
-
Olá Pessoal!
Agora depois de dois anos, uns 1500 km. O funcionamento continua muito bom!
Percebi a um mês atrás, nos prisioneiros da linha central entre os cilindros 1 / 2 e 2 / 3 um pouco "melado" de óleo.
Realizei um reaperto geral, andei mais uns 150km.
Parece que não ajudou muito, continua sujando um pouco entre o 1 / 2 e também notei escapando pela rosca, bem pouco, umas pequenas bolhas.
Já encomendei uma nova junta, desta vez marca Illinois.
Antes de desmontar vou apertar até 8kg para verificar se todos prisioneiros aguentam, se algum der problema já substituo, inclusive devo ter algum sob medida que mandei fazer a mais da outra vez.
O que pretendo mudar ao invés de montar com graxa vou usar tinta cobre.
Quando desmontar vamos ver o que vai ser... conforme o serviço for andando vou postando aqui.
-
2 Anexo(s)
Olá Pessoal!
Reapertei o cabeçote até 8kg, eles estavam na faixa os 6kg praticamente todos giraram mais que 1/8 e menos que 1/4 de volta.
Funcionei o motor parou de borbulhar/melar.
Todos prisioneiros aguentaram o reaperto.
Decidi não desmontar agora, vou andar uns 300km para saber se vai afirmar.
Pretendo nesta próxima revisão verificar as velas além de reapertar novamente.
Só para relembrar os reapertos são realizados sempre com o motor frio!
Tenho experiências anteriores que ao substituir a junta, devemos reapertar periodicamente aplicando o torque máximo, e as porcas não girem mais.
Acho que era assim:-
1- Aperto de montagem, apenas funcionar ou andar um pouco;
2- Dia seguinte;
3- 100 km
4- 500 km
5- 1000 km
6- 2000 km
Incluiria verificar aperto nas trocas de óleo.
Junta de cabeçote tem que durar no mínimo 10 anos.
Anexo 582522
Anexo 582523
Não aparece muito, mas dá para ver as gotinhas de graxa derretida que sairam da rosca deste prisioneiro.
-
2 Anexo(s)
Chegou nova junta do cabeçote!
R$ 79 Lula$ com envio gratuito.
Pesquisei na Net a Marca Illinois é Argentina e me pareceu bem qualificada.
Agora na mão, ainda dentro da embalagem achei boa!
Compatível com a Taranto.
Quando e se for usar posto aqui.
Relembrando aqui, a junta que está no meu Jeep tem vício! A mais de dois anos atrás, quando montei espanou um prisioneiro.
Desmontei para substituir, e daí na hora não tinha outra, passei um pouco de graxa comum e montei a mesma! deveria ao menos ter passado graxa de cobre. Por isso sobe um pouco de meleca!
Pode ser que tenha sorte e apenas com os reapertos ela acabe assentando! Afinal os prisioneiros estão aguentando e ambas as partes tanto o cabeçote como o bloco foram planados.
Anexo 582524
Anexo 582525