Então
Ao meu ver foi uma instalação bem simples.. Meu alternador ja estava nesse lugar.. Oq eu fiz foi ir no ferro-velho e procurar uma alternador bem parecido :dance: Esse ai serviu como uma luva...
Segue as fotos
Abraços
Versão Imprimível
Olá Pessoal,qual alternandor vocês indicam para Motor BF 161???
obrigado
Coloquei o do Vectra 120A, plug and play, só tive que inverter a barra supeiror que da a tensão na correia. A única alteração foi a polia, que achei no FV de barbada (R$ 5,00). O alternador revisado custou R$ 250,00.
Agora meu Work9000 não apaga o motor quando está fazendo uma forcinha.
Srs,
fui a um ferro-velho e pedí o alternador do corsa. Eis que o camarada me tras o dito, diz que é de corsa com ar, vou-me embora numa boa, instalo de acordo com as dicas dadas aqui, mas depois de funcionar por uns 20min. percebí que o alternador estava 1/2 quente.
Será que foi devido ao fato da bateria(caterpilar 110AH) estar quase totalmente descarregada?
Ou a polia pode estar "patinando" na correia?
Alguem notou esse comportamento no alternador?
Amigo,
Acredito que nenhum dos fatos que você levantou sejam motivos para o alternador ficar quente.
1º Se ele estiver patinando na polia ( correia patinando ) você vai escutar o barulho.
2º O fato da bateria ser de 110 AH ou de 20AH pouco importa, o que poderia acontecer é ela não carregar totalmente.
O alternador trabalha muito proximo ao motor do jeep, então é normal ele estar quente, o que pode estar acontecendo tambem é ele estar encostando em alguma parte interna. E isso provoca atrito que faz o mesmo ficar quente. Mais nesse caso acredito que você escutaria o barulho.
Resumindo : Acho que é normal ele ficar quente.
Abraços
É normal esquentar um pouco.. não pode ser nada exagerado.. Lembrando que o cofre do motor ja é um ambiente quente..
Observa se o alternador ta virando pro lado certo!!!
Num esquece das fotos pra galerar ver como ficou o trabalho...
[ ]´s
Bom dia prezados ! ressussitando o tópico : Instalei um alternador Bosch N1 de 90A no BF161, ontem fui testar e funcionou perfeitamente e em breve vou postar as fotos e relatar as dificuldades da empreitada, já havia percebido que o ventilador do alternador e - claro - o próprio alternador iria girar ao contrário, ou seja, no sentido horário, para geração de energia sei que não há problema mas após algum tempo funcionando percebi como outros relataram nesse tópico, que o alternador não estava ventilando bem e bastante quente, e não foi por causa do radiador, creio que o fato do ventilador ser direcional é o problema, o que acham ? pensei inclusive em retirar o ventilador porque ele está é atrapalhando ! talvez o ventilador do radiador sozinho faça o serviço melhor, qualquer opinião será de grande ajuda ! um abraço !
Gente não existe a menor possibilidade de vocês instalarem o alternador e ele girar ao contrário TODOS os alternadores giram em sentido horário como todos os motores seja BF's, GM, VW, FORD, etc, enfim não tem como girar ao contrario se montarmos o alternador de ponta cabeça ele continua girando no mesmo sentido, assim como o aquecimento é normal a não ser que a bateria ja esteja totalmente carregada e não exista consumo nenhum de energia.
Bom dia prezado ! observe na foto que a hélice do radiador foi projetada e girar no sentido horário, enquanto a hélice do alternador foi projetada para ter eficiência girando no sentido anti-horário, e esse é - acredito - o problema, no meu teste ontem percebi claramente que o alternador aqueceu muito, mesmo a bateria estando plenamente carregada e o motor "frio" , um abraço !
se vc's observarem bem, todos os alternadores com estas helices são deste mesmo jeito e todos giram no sentido horário.
Bom dia prezado ! quem sabe, sabe . . . sendo assim minha montagem está finalizada, na próxima oportunidade vou mostrar a "obra" completa, agora, por que será que a hélice do alternador é assim ? dá a nítida impressão que o passo das pás deveria ser ao contrário ! mistério . . . prezado Dodger, estarei de férias em breve e pretendo visitar mais uma vez a Mina da Passagem e almoçar naquele ótimo restaurante de Mariana, como é o nome ? Rancho ? . . . vão ser apenas umas gramas a mais, em muitas . . . obrigado a todos !