olha elmo,seu cambio deve ter pulado os retens de marcha da 1ª mantendo a travada provavelmente,outra coisa sáo as esferas que tem na tampa do cambio que podem estar muito gastas ocasionando isso tb!
[]s
Versão Imprimível
olha elmo,seu cambio deve ter pulado os retens de marcha da 1ª mantendo a travada provavelmente,outra coisa sáo as esferas que tem na tampa do cambio que podem estar muito gastas ocasionando isso tb!
[]s
Ola....isso já aconteceu comigo 1 vezes....estava tentando desconectar o câmbio ( dispositivo "de fábrica" do câmbio 3 marchas para evitar que safado levem o jeep. Pouca gente sabe....
funciona assim. Vc aperta o câmbio pra baixo com força e empurra pra direita em direção ao painel pra direita (com a embreagem apertada e no ponto morto). Voi la...o câmbio fica solto. Quando tentei voltar em um das vezes emperrou na primeira.
Tirei a tampa do câmbio q fica no solo expondo as engrenagens e retirei o varão do câmbio. Se vc notar tem uma pequena peça que faz o desencaixe e encaixe novamente. Com a mão volte ele para o centro do varão...pronto, desengatou a primeira travada.
nao sei se é esse seu problema...... Mas se for...resolve desse jeito..
Pessoal, a duvida é meio boba, mais se alguém puder responder e se possível colocar uma foto eu agradeço, pois estou sem saber onde vai a trava da alavanca do cambio (aquela que parece uma presilha).
Olá pessoal!
Comprei recentemente um Jeep Willys 1965, com motor e câmbio originais. No último sábado, durante um passeio, tive um problema e queria saber se alguém já passou por algo parecido.
Estava numa descida íngreme e precisei manobrar o Jeep. Engatei a marcha ré, mas como o terreno era de pedregulho solto, as rodas acabaram patinando. Com o Jeep parado, coloquei o câmbio em neutro e tentei acionar o 4x4. Ao tentar engatar a primeira marcha, o câmbio travou. Mexi um pouco o Jeep e consegui destravar, mas depois disso as marchas começaram a se comportar de forma estranha.
O neutro parecia engatar a ré, às vezes a primeira também. Quando conseguia engatar alguma marcha, o câmbio travava. Depois de várias tentativas, consegui achar a segunda marcha e voltei pra casa com ela (sem conseguir trocar durante o caminho). Ao chegar, tentei desengatar e o câmbio estava travado novamente. Quando consegui, ele desengatou de tudo.
Agora o câmbio está instável: às vezes engata, às vezes não. E quando engata, costuma travar na marcha.
Alguém já teve esse problema ou tem alguma dica do que pode ser?
cambio original de 4 marchas.
Agradeço qualquer ajuda!
Olá RomuloFurini!
Parabéns pela aquisição do 1965!
No tópico: qual foi a maior viagem q vcs ja realizaram com um cj? o Sidney66
relatou travar o cambio durante viagem, o problema foi falta de oleo.
Acho que deve ser a primeira verificação.
Minha dica
Se for trocar ou mesmo acrescentar utilize oleo 90 ou mais fino.
No meu Jeep 51, utilizo no cambio e tomada de força, óleo para motores diesel alta kilometragem Lubrax Turbo Vigoros 20W50
Valeu pela dica, Aristides! Eu havia trocado recentemente o óleo do câmbio, pois como peguei o Jeep há pouco tempo e não sabia em que condição ele estava, resolvi trocar todos os óleos e fluidos antes de começar a curtir. Ontem levei ao mecânico e, assim que tiver o diagnóstico, compartilho aqui.
Pessoal, atualizando o câmbio do jeep. Hoje mecânico me deu o diagnóstico, segundo ele é um problema na tampa da caixa, ou na alavanca ou nas esferas e molas (onde há 3). Porém realmente estava sem óleo na caixa, o mais estranho é que havia trocado óleo há uma semana atrás, ou seja ou está com um super vazamento, e que não aparece poça pois tem apenas alguns pingos na garagem ou o rapaz que trocou o óleo, retirou o óleo velho e esqueceu de por óleo novo. Enfim, estou levando a tampa da caixa numa oficina especializada. Novidades posto aqui para futuras referências.
Olá RomuloFurini!
Estes ajustes na tampa deixam os engates melhores.
Na minha opnião o principal problema foi a falta de oleo. Não foi vazamento inperceptível, com certeza esgotaram o velho e não abasteceram com o oleo novo.
Já vi acontecer isso até com motor, o que é catastrófico, bastaria alguns metros para danificar e travar.
No caso do seu cambio provavelmente não sofreu nenhum dano.
Completa o oleo, pode ser o 90 ou se quiser tentar a minha recomendação usar o mais fino, para mim funcionou melhor!
Ficamos no aguardo para saber como resolveu e outras novidades.